Agenda econômica de Friburgo é destaque no plenário na Alerj

Evento reuniu empresários, parlamentares, lideranças, economistas e acadêmicos
quinta-feira, 10 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O debate no plenário da Alerj (Divulgação)
O debate no plenário da Alerj (Divulgação)

Nesta quarta-feira, 9, o plenário da Assembleia Legislativa (Alerj) foi palco de uma grande mesa de discussões sobre as potencialidades de Nova Friburgo e sua agenda econômica para os próximos anos. Estavam presentes diversos representantes dos pólos audiovisual, cervejeiro, metalmecânico, moda íntima e setor agrícola, principais responsáveis pela geração de empregos e renda no município. O evento foi organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol).

Os debates giraram em torno das potencialidades e pluralidades de Friburgo, fortalecendo a discussão para os futuros caminhos a serem percorridos com a união e organização desses importantes setores econômicos do município.

Para o presidente da Beer Alliance, Sergio Paiva, foi uma grande oportunidade para demonstrar a importância da cidade na capital. “Hoje nós temos mais de 80 rótulos em Nova Friburgo. A lei que torna o município e região Pólo Cervejeiro Artesanal do estado é uma grande possibilidade para avançar. A capital teve a oportunidade de conhecer ainda mais os nossos produtos e o potencial de nossos produtores”, afirmou.

Um dos destaques da audiência pública foi a participação e divulgação do setor têxtil, que é o maior responsável pela geração de emprego e renda em Nova Friburgo. A cadeia produtiva da moda foi representado pelo Sindvest, com o presidente Marcelo Porto, que enfatizou a luta pela prorrogação da Lei da Moda. “Tivemos muito medo de perdermos mão de obra e competitividade no mercado nacional. A batalha na Alerj foi essencial para a garantia de nossos postos de trabalho e, acima de tudo, o desenvolvimento da cidade. Entramos em uma nova fase, debatendo os próximos passos para o crescimento do nosso setor”, disse.

O evento contou também com a participação de representantes do estado, parlamentares, Firjan, Sebrae, além de economistas e acadêmicos. Durante todo o dia foram exibidos filmes produzidos em Nova Friburgo, através do pólo audiovisual, degustação de cervejas artesanais da cidade e exposição de peças produzidas pelas confecções locais.

Para o idealizador do evento, Wanderson Nogueira, é necessário que se faça uma agenda para o futuro: “É mais que necessário criar demandas, unir e organizar os setores econômicos de nossa cidade. Uma cidade boa para o turismo tem que ser uma cidade que é boa para quem vive nela e é isso que nós queremos. Estamos construindo uma agenda para o futuro, mas que começa agora. Reunimos sugestões e encaminhamentos que serão levados adiante. Nova Friburgo é  a cidade mais dinâmica do Brasil”, frisou.

Exposições destacam personalidades e belezas friburguenses

Durante todo o mês de maio, Nova Friburgo será destaque na Alerj. O calendário de comemorações em um dos maiores pontos turísticos da capital se deve ao aniversário de Nova Friburgo, que completa 200 anos no próximo dia 16. Para celebrar a data e enfatizar a importância histórica e econômica da cidade, o deputado estadual Wanderson Nogueira utilizou a lei 7.766/17, de sua autoria, que estabelece 2018 como o ano de Nova Friburgo no Estado do Rio, para firmar uma parceria de divulgação do município na capital.

Até o dia 17 de maio, quem visitar o Palácio Tiradentes poderá conferir fotos de Regina Lo Bianco e trovas dos Jogos Florais de Nova Friburgo pelos corredores históricos da Alerj. Já no Salão Nobre estão expostas cerca de 40 bonecos de papel machê confeccionados pelo artista plástico Zeppe, através do Grupo Gama. As esculturas são miniaturas de personalidades que marcaram a história de Friburgo.

LEIA MAIS

Primazia friburguense no pioneirismo da imigração alemã no país e incontestável

Obra em homenagem aos 200 anos de Nova Friburgo foi doada pelo artista plástico Gerson Portella

Em janeiro de 2020, o Bicentenário da Vila de Nova Friburgo

Publicidade
TAGS: 200 anos