Acordo pode encaminhar finalização das obras da Praça CEU

Encontros a cada dois meses discutem pendências do projeto que se arrasta por mais de quatro anos
terça-feira, 28 de março de 2017
por Vinicius Gastin
Encontros a cada dois meses discutem pendências: esperança pela conclusão da Praça CEU
Encontros a cada dois meses discutem pendências: esperança pela conclusão da Praça CEU

O projeto é de fato interessante, abrangente, mas até o momento ainda não passou de sonho. A imposição e a grandeza da Praça CEU, na Via Expressa, em Olaria, são proporcionais ao tempo para a conclusão das obras. O espaço começou a sair do papel e tomar forma em 2012, mas ficou abandonado por praticamente quatro anos. Prazos para o término da construção foram dados aos montes ao longo desse período, mas nenhum deles jamais foi cumprido. Depois de tantas idas e vindas, uma nova luz surge no fim do túnel.

A Prefeitura de Nova Friburgo se reuniu recentemente com representantes da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal (Gigov/Campos), para tratar de três convênios firmados entre o Executivo municipal e a Caixa através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Dentre eles está exatamente a Praça CEUs. Paralisado há cerca de um ano por conta de vandalismo, o empreendimento custou ao município R$ 2.000.020,00. No encontro, o Executivo municipal se comprometeu a encaminhar à Caixa um projeto para recuperar as áreas danificadas e finalizar a obra. No próximo dia 9 de maio, as partes voltam a se reunir para discutir novamente as pendências apontadas.

Após alguns anos sem avançar, as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU, na Via Expressa, no bairro Olaria, entraram na fase final da construção. Fazendo jus a sua importância para a sociedade friburguense, o Projeto Solução será o primeiro a utilizar as instalações.

Desde janeiro deste ano, pelo menos uma das salas do complexo é ocupada e recebe atividades frequentemente. O Projeto Solução, idealizado e coordenado pelo comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha, promove as atividades em um dos espaços, de 220 metros quadrados, utilizando um tatame de 160 metros quadrados.

O projeto original da Praça CEU prevê teatro com 60 lugares, galeria de artes, sala de inclusão digital (que poderá ser de cinema e animação); ginásio de esportes e sala de leitura, entre outras, como do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Ponto de Cultura, ambos de Olaria, além de academia de ginástica, pista de corrida, pista de skate, academia ao ar livre, playground e jardim.

Para a construção do complexo esportivo e cultural de Nova Friburgo, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão. O Centro de Artes e Esportes Unificados integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A unidade de Nova Friburgo é uma das mais de 350 CEUs construídos em todo o país. O complexo do município terá três mil metros quadrados.

Foto da galeria
André Luiz Gomes, gestor do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos, representa Nova Friburgo nos encontros
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Praça CEU
Publicidade