Acordes culturais

terça-feira, 10 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra

COM MUITA música, comemora-se, neste mês, o 147º aniversário de fundação da Sociedade Musical Campesina Friburguense. O major Augusto Marques Braga não tinha a dimensão do seu gesto, quando, naquela segunda-feira do dia 6 de janeiro de 1890, criava, juntamente com um grupo de republicanos, a primeira agremiação musical brasileira da era republicana e precursora de uma geração de músicos que se perpetua até os dias de hoje. A música deu os acordes iniciais para a formação cultural de Nova Friburgo.

CENTO E quarenta e sete anos depois, a Campesina colhe os louros das vitórias obtidas ao longo de sua existência. Viveu dias de glória e de ostracismo. Passou por sucessivas administrações, evoluiu musicalmente, dando continuidade ao trabalho de seu primeiro maestro, Presciliano José da Silva e nos dias atuais mantém-se como uma das mais importantes instituições culturais do Estado do Rio. A data que comemoram, portanto, é fruto da abnegação, da determinação e do amor à arte. Venceu a música.

PARA QUEM ainda vive com a antiga concepção de que uma banda de música é uma forma folclórica de “cidadezinha do interior”, a Campesina responde com modernidade e interatividade, formando músicos que se consagraram nacional e internacionalmente. Suas apresentações no país e no exterior, sempre aplaudidas, atestam a qualidade do artista friburguense e da competência da instituição, evoluindo sempre para o benefício da música e da divulgação cultural do município.

A CAMPESINA é um exemplo bem-sucedido de uma atividade cultural muitas vezes desprezada pelos governantes, que optam por outras prioridades que não a formação de jovens em princípios cultuados pelo espírito, deixando marcas profundas por toda a vida. Assim como a música, outras manifestações artísticas permitem uma complementação importante na educação da sociedade e todo o incentivo deve ser dado, para não permitir que morram as suas legítimas aspirações.

INTEGRADA totalmente à vida cultural de Nova Friburgo, a banda Campesina faz parte do nosso patrimônio e, como tal, deve merecer de todos nós a admiração e o estímulo. Numa sociedade cada vez mais globalizada e indiferente, as manifestações culturais genuínas tornam-se o diferencial que ajudam a fortalecer os valores mais elevados da pátria e de seu povo. A Campesina é um pouco a síntese da nossa formação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade