Academia de Letras premia vencedores do concurso literário Júlio Salusse

Este ano concurso teve 186 textos inscritos, concorrendo nas categorias poesia e prosa
quarta-feira, 05 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Academia de Letras premia vencedores do concurso literário Júlio Salusse

A Academia Friburguense de Letras (AFL) promove nesta sexta-feira, 7, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, a solenidade de premiação dos vencedores da 5ª edição do Concurso Literário Nacional Júlio Salusse. Este ano, o concurso teve 186 textos inscritos que concorreram nas categorias poesia e prosa. “Será uma linda festa de valorização da literatura, de estímulo ao leitura e ressalta os esforços empreendidos pelos participantes e pela comissão julgadora”, prevê a presidente da Academia Friburguense de Letras e colunista de literatura do site de A VOZ DA SERRA, Tereza Malcher.

O concurso literário Júlio Salusse homenageia a cada ano os literatos, artistas e pessoas eminentes que tiveram vínculos com Nova Friburgo, como Machado de Assis e Villa-Lobos. Este ano, em virtude do aniversário de 200 anos de Nova Friburgo, celebrados no último dia 16 de maio, o evento vai exaltar o Rei Dom João VI, que promulgou o decreto que fundou a cidade autorizando a vinda de famílias suíças para povoar as terras da então Fazenda do Morro Queimado.

O Concurso Nacional Júlio Salusse reuniu participantes de vários estados brasileiros, e os vencedores foram do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte. Dilson Solidade Lima foi, pela segunda vez, vencedor na modalidade poesia.

O coordenador do concurso foi o acadêmico, e também colunista de A VOZ DA SERRA, Robério José Canto. Os textos foram avaliados pelos professores e escritores Anabelle Loivos Considera, Irapuã Guimarães, André Luiz Freire, Wander Lourenço, Diego Hottz e o colunista social do jornal, David Massena.

Os vencedores

- Categoria poesia

1º lugar - Dilson Solidade Lima (BA)

2º lugar -  José Maurício de Azevedo (SP)

3º lugar -  Silas Camilo de Lira (RN)

- Categoria prosa

1º lugar - Ana Maria Ambrosio Ferreira (RJ)

2º lugar – Rogério Amaral de Vasconcellos (RJ)

3º lugar – Flávio Evans Soares Brito Junior (BA)

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura
Publicidade