Abastecimento de água é interrompido em 15 bairros em pleno Natal

Concessionária alega excesso de chuva; prefeitura cobra providências
terça-feira, 25 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Abastecimento de água é interrompido em 15 bairros em pleno Natal

O Natal foi chuvoso, porém sem água nas torneiras, para parte dos moradores de pelo menos 15 bairros de Nova Friburgo. A concessionária Águas de Nova Friburgo informou que as  fortes chuvas que caíram nos últimos dias prejudicaram o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento (ETA) de Debossan, que precisou ser novamente interrompido na manhã de segunda-feira, 24, véspera do Natal. O sistema precisou ser paralisado, segundo a empresa, para atender os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Os bairros afetados foram Centro, Braunes, Cordoeira, Olaria, Paissandu, Parque São Clemente, Bela Vista, Debossan, Mury, parte do Parque Imperial, Perissê, Ponte da Saudade, Tingly, Vila Guarani e Ypu.

A Prefeitura de Nova Friburgo informou através de nota que vem acompanhando o desabastecimento de água  em diversos bairros da cidade e "está cobrando sistematicamente da Águas de Nova Friburgo uma solução imediata para o problema". A Prefeitura lamentou o problema em pleno Natal e informou que irá adotar as medidas cabíveis junto à concessionária, por considerar o desabastecimento "um absurdo, além de desrespeitoso com a população".

A ETA Debossan está passando por obras de modernização desde 30 de novembro. Os trabalhos devem durar um ano. As obras, segundo a empresa, devem melhorar a capacidade de tratamento e acabar de vez com as interrupções obrigatórias do sistema. As melhorias preveem a implantação do sistema de floto-filtração,  solução que permite o tratamento eficiente de águas superficiais, quando estas atingem altos níveis de coloração em períodos de chuvas torrenciais. O aumento de cor ocorre devido à presença de  matéria orgânica na água,  característica particular do manancial que abastece a ETA Debossan. 

A concessionária disse em nota que está tomando todas as providências para que a situação seja resolvida e solicita que os clientes usem água de forma consciente até que o abastecimento esteja normalizado. Em casos de desabastecimento, carros-pipa podem ser solicitados por meio do 0800 757 0422 (ligações de telefones fixos, celulares e de longa distância), segundo a Águas NF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | Governo
Publicidade