A dura jornada dos músicos independentes

Após vinte meses de trabalho, Coletivo Serra Elétrica lança coletânea de bandas e artistas friburguense
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
por Lucas Vieira
A dura jornada dos músicos independentes
A dura jornada dos músicos independentes

A vida artística nunca foi fácil, não importa qual ramo ou em qual época e se teve apoio ou não. Logo, aqueles que trabalham com arte têm que lutar muito para ter sucesso. E é através dessa árdua batalha que músicos de Nova Friburgo lançam, na próxima sexta-feira, 19, a coletânea Serra Elétrica Apresenta, às 18h, na Praça Getúlio Vargas, em uma festa — totalmente aberta ao público — que contará com a presença de todos os artistas que participaram do álbum e também com os DJs Márcia Vieira e Rodrigo Vogt.

O álbum Serra Elétrica Apresenta surgiu como iniciativa para fomentar a atividade de bandas e cantores independentes da região. Trata-se de um disco coletivo, que reúne seis artistas de Nova Friburgo em um único CD, em que cada um gravou duas músicas inéditas, formando um trabalho de doze faixas. Os músicos presentes na coletânea são O Bira Já, Camerata Violétrica, Combo S/A, Fábio FG, Jozi Lucka e O Vazio.

Com tantos artistas reunidos em um mesmo álbum, os estilos da obra variam muito. No CD estão o rock clássico da Combo S/A, o pop-rock do O Bira Já, o som setentista do O Vazio, a mistura de folk com progressivo do Camerata Violétrica, o hip hop de Fábio FG e o pop com pitadas de MPB de Jozi Lucka.

A história da gravação do CD começa em maio de 2013, idealizada pelo grupo O Vazio. A ideia inicial era criar esse álbum junto de outras bandas, de forma colaborativa, com todos trabalhando na produção do disco e também ajudando nos custos, em um cronograma de doze meses. Porém, a coletânea teria que esperar um pouco mais.

Após reuniões com diversas bandas e alterações no projeto inicial, a coletânea acabou ficando parada por um tempo. Em setembro de 2013, a banda O Vazio tenta continuar o projeto e, dessa vez, com a ajuda da ONG Educari e do Coletivo Serra Elétrica, os planos começam a melhorar. A nova ideia trazia O Vazio como a anfitriã de outras cinco bandas, que seriam escolhidas pelo Serra Elétrica, enquanto a Educari ficaria encarregada de articular apresentações para os artistas selecionados.

Em outubro de 2013, é lançado na internet o edital para selecionar as bandas que participarão do álbum e também é escolhido seu título. Batizado com o nome de um saudoso evento, no qual eram reunidas bandas da região e de outras localidades, o CD foi chamado de Serra Elétrica Apresenta. Entre outubro e dezembro, as atividades relacionadas ao disco envolvem o período de inscrição das bandas e sua seleção. O edital estipulava que seriam selecionados cinco artistas de Nova Friburgo, e foi o número exato de inscritos da cidade. Também houve inscrições de outras localidades, porém, como a regra dizia que só participariam do CD bandas e cantores do município, esses músicos ficaram fora da edição física. Apesar disso, suas gravações estarão incluídas na versão digital da coletânea, como faixas de artistas convidados. Paralelamente, o Serra Elétrica buscava meios de viabilizar a distribuição do disco em diversas partes do país.

Entrando em 2014, já com os artistas selecionados, o Coletivo Serra Elétrica vai ampliando os contatos e conseguindo espaços para apresentações dos que estarão incluídos no CD. No primeiro semestre, shows importantes são realizados e a divulgação dos músicos só aumenta. Em junho, a produção do disco é iniciada. São definidos detalhes como orçamentos, contratos, recolhimento de material dos grupos e a estética do álbum começa a se formar.

Nos meses seguintes, começam os trabalhos com a parte gráfica do álbum. Os artistas são fotografados no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura como se formassem uma grande banda — passando o ideal de união — e também trabalhando na montagem do palco, uma referência ao fato de que, geralmente, são os próprios músicos que fazem os trabalhos de montagem, operação e produção de um espetáculo. 

No mês de agosto, os artistas entregam suas gravações para, no mês seguinte, serem masterizadas e formarem uma unidade no disco. Nesse mesmo mês, os detalhes finais da arte são escolhidos e, para investir mais na parte gráfica do trabalho, os artistas optam por mudar a tiragem inicial de 1200 cópias para 1000.

Em outubro, foram resolvidos os últimos detalhes e o disco foi enviado para prensagem. Em novembro, os discos chegaram e serão em breve vendidos pelas bandas e pelo Coletivo Serra Elétrica — pelo valor oficial de R$10 — com as vendas começando na festa de lançamento. 

O site onde, futuramente, a coletânea será distribuída em versão virtual, também começou a ser desenvolvido nesse período e, no dia 11 de janeiro, haverá o lançamento oficial do formato digital, com transmissão ao vivo iniciando às 16h, assim como a disponibilização de conteúdo exclusivo do disco no link www.coletaneaserraeletrica.tk.

A VOZ DA SERRA OUVE O DISCO COM EXCLUSIVIDADE

Através de uma audição exclusiva, concedida pelo músico e produtor João Vazio, o jornal A VOZ DA SERRA conseguiu ouvir a coletânea Serra Elétrica Apresenta. O disco está com um trabalho gráfico muito original e as músicas com qualidade muito boa, sendo ótimas formas de se conhecer os grupos friburguenses. A resenha completa sobre o álbum sai na edição do próximo sábado, 20, na coluna Discopédia, do Caderno Light. Não percam!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Músicos independentes | Música | artista independente | artista
Publicidade