19 de março: Dia Nacional do Artesão

Artistas do Circuito Tere-Fri promovem o coletivo “Artesãos da Estrada” no Espaço Vem da Serra
segunda-feira, 18 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Nesta terça-feira, 19, é comemorado em todo o país o Dia do Artesão, uma homenagem a todos que transformam matéria prima, com as mãos, em peças de decoração, móveis e utilidades domésticas, entre outros, escolhida por ser o Dia de São José, padroeiro dos carpinteiros e artesãos.

O grupo de Artesãos da Estrada tem uma diversidade muito rica, em termos de técnicas e produtos finais. A visita ao Espaço Vem da Serra onde eles expõem e vendem sua arte é uma boa oportunidade para conhecer as várias formas de artesanato e conversar com os artistas.

“A ideia é que sempre estejam em nosso Espaço, ao menos dois artesãos que trabalhem com técnicas diferentes”, comenta Mônica Deluqui, uma das organizadoras do coletivo. “Nos interessa este contato direto com o público, como forma de divulgar e fortalecer a identidade cultural de nossa região”.

Entre as várias técnicas utilizadas pelos Artesãos da Estrada estão o reaproveitamento de aço e madeira, o reuso de lacres de latinhas, papel machê, o bordado e a pirogravura. Também é possível conhecer aplicações de uma matéria prima sustentável, à base de sacos de cimento usados, chamada de ecomármore, criada pelo pesquisador moveleiro Alexandre Toscano.     

O grupo, formado por empreendedores da região da Teresópolis-Friburgo, está em constante renovação, com a entrada de novos artesãos, agregando ainda mais valor e diversidade ao coletivo. A utilização de técnicas sustentáveis norteia o grupo que pretende criar formas para o turista levar Teresópolis e Friburgo na bagagem, com mais significado que simples souvenires.

PARTICIPANTES

- Adriana Paganote, crochê de lacre e 3D;

- Alex Toscano, bancos em ecomármore (matéria prima sustentável, a base de sacos de cimentos usados);

- Beatriz Paiva, pintura e bordado em tecido;

- Dolores Montesó, Bonecos de Colores, feitos em papel machê;

- Fabiana Kaled, artista plástica mdf, natureza e pintura;

- Gisele Jardim, Santo Artesanato;

- Luis Pacheco, Arte di Madeira;

- Marcos Alfredo, reaproveitamento em aço e madeira;

- Mauro de Oliveira, Pirografia e Aquarela em madeira;

- Mônica Deluqui, peças com temas da cultura de Teresópolis;

- Paulo Borges, Smart Art em fotografia e relógios de parede;

- Willy Mainhard, souvenir de Teresópolis, design e fotografia.

SERVIÇO

Espaço Vem da Serra

Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5.

Bairro Albuquerque, Teresópolis

Horários: 2ª a 4ª feira, das 14h às 18h; 5ª a domingo, das 09h às 18h

www.vemdaserra.com.br

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: artesão