Em um mundo onde as conexões são cada vez mais rápidas e descartáveis, histórias de amizades que atravessam o tempo, as mudanças e até as adversidades ganham um valor especial. A celebração neste domingo, 20, do Dia do Amigo, é também um convite à reflexão sobre os laços que nos acompanham ao longo da vida.
É o caso de Amanda do Espírito Santo, de 23 anos, moradora de Nova Friburgo, que mantém uma amizade sólida e cheia de significado há impressionantes 22 anos com Violeta Silveira, também de 23 anos. Elas se conheceram ainda na creche, com apenas um ano de idade, e cresceram lado a lado, compartilhando as fases da infância, os momentos da escola e os primeiros aprendizados da vida. “Nossa amizade começou ali, como uma daquelas amizades puras de criança. E continuou forte até os 8 anos”, conta Amanda.
Desafios e a importância de uma amizade
Mas nem tudo foi simples. Aos nove anos, uma tragédia marcou a vida das duas: a catástrofe climática de 2011, que atingiu severamente Nova Friburgo o que obrigou Violeta a mudar de cidade. “Ficamos um tempo afastadas. Mas como Deus queria muito que nossa amizade se mantivesse, nos reencontramos um ano depois e foi como se nada tivesse mudado”, relembra.
Amanda ainda ressalta que de lá para cá, sua amizade com Violeta se fortaleceu. “Participamos de muitas fases da vida uma da outra. Isso fez com que nosso vínculo se tornasse ainda mais firme. E eu acredito que essa será uma amizade para a vida toda. Vinte e dois anos não se apagam facilmente”, sustenta.
A jovem ainda descreve a amizade como algo profundo, leve e sem cobranças. “Sabe aqueles filmes da adolescência, com amigos inseparáveis que mesmo com o passar do tempo continuam juntos? Eu assistia e sonhava com isso. Mal sabia que já estava vivendo essa história”, recorda-se.
Segundo ela, o relacionamento é baseado no respeito, no carinho e na confiança. “Não existe ciúme ou competição. Sabemos exatamente o lugar que cada uma ocupa no coração da outra. E isso é o mais bonito”, garante Amanda.
Mensagem do coração
Para marcar a data especial, Amanda deixou um recado à amiga: “Te amo muito. Você é especial e importante pra mim. Amo nossa amizade!”
O Dia do Amigo é mais do que uma data comemorativa, é um lembrete de que os vínculos genuínos são construídos com tempo, respeito e presença. E histórias como a de Amanda nos mostram que, mesmo diante dos desafios, a verdadeira amizade resiste e floresce.
Dicas de filmes e séries para assistir com seu amigo
Simplesmente Acontece (2014)
É uma comédia romântica britânica de 2014, dirigida por Stephen Poliakoff e baseada no romance homônimo de Cecelia Ahern. O filme conta a história de Rosie Dunne (Lily Collins) e Alex Stewart (Sam Claflin), amigos de infância que se apaixonam, mas as circunstâncias da vida os separam e os levam por caminhos diferentes. Ainda assim, a amizade entre os dois prevalece sempre.
Vidas Passadas (2024)
Indicado ao Oscar de Melhor Filme, “Vidas Passadas” conta a história de dois amigos de infância que são separados pelo destino. 24 anos depois eles se reencontram, e entendem que sempre foram apaixonados um pelo outro. No entanto, o tempo deles já passou.
Intocáveis (2011)
Uma comédia dramática de 2011, dirigida por Olivier Nakache e Éric Toledano. A inspiração para o roteiro é uma história real de Philippe Pozzo di Borgo, um milionário tetraplégico que contrata um jovem do subúrbio para ser seu assistente. A produção, aliás, tornou-se um sucesso de crítica e arrecadou mais de 426 milhões de dólares em todo o mundo.
Madrinhas de Casamento (2011)
Para encerrar, ademais, a lista do Dia do Amigo. Conhecemos a história de Annie Walker, uma mulher solteira que se torna madrinha de casamento de sua melhor amiga Lilian Donovan. Contudo, Annie acaba competindo com Helen, outra madrinha, pela atenção da noiva.
Tapas e Beijos
Grandes amigas, Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) tentam achar suas caras-metades enquanto trabalham em uma loja de aluguel de vestidos de noiva, ajudando mulheres a realizarem seus sonhos.
Friends
Não dá para falar sobre séries relacionadas a amizade sem citar Friends, né? Apesar de ter sido retirada da Netflix no final de 2020, você pode assistir esse premiado clássico dos anos 90 no HBO Max. A série conta a história de seis jovens que são unidos por laços familiares, românticos e de amizade em Nova York e garante boas gargalhadas.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário