A VOZ DA SERRA não é programa de TV, mas é fantástico!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 03 de setembro de 2019

Nada como festejar o Dia do Nutricionista, 31 de agosto, com esses profissionais que sabem tudo de bom para a saúde da gente. É a certeza de uma comemoração saudável. ‘Descascar mais e desembalar menos” é o cardápio do Caderno Z, trazendo um encarte que eu vou deixar em local de destaque para consultas diárias, já que “em cada fase da vida há uma demanda nutricional diferente”. Se “a base da longevidade e saúde é o que ingerimos”, então, vamos seguir a doutora Juliana Monnerat: “Não existe fórmula mágica, o que precisamos aceitar é que a nutrição precisa ser individual”. Se cada pessoa é única, não adianta copiar dietas, o que deixa a desejar na eficácia dos resultados.

A doutora Sophie Deram destaca que “o papel do nutricionista é fundamental para  filtrar todas as notícias e separar o que é mito e o que é verdade. O que é ciência e o que é sensacionalismo”. A Internet está cheia de receitas milagrosas e não devemos nos entusiasmar, porque nem tudo que reluz é brilho para o nosso corpo. A doutora Sophie ainda lembra que “fechar a boca” não é o caminho para a boa manutenção do corpo, pois se isso fosse real não “estaríamos vivendo esta crise mundial de obesidade...”.

Jonas Matta, concluindo o 10º período de Nutrição, ressalta que “a beleza da nutrição está na disseminação da saúde através do que ingerimos...”. Assim, está mais do que registrado que a edição do Z desta semana há de ser o nosso guia alimentar e a primeira providência é buscar ajuda de um profissional qualificado. É saúde pura e confiável para todos.

Em Palavreando, Wanderson Nogueira nos acompanha na viagem literária: “A maturidade nos tira um pouco do sonho, mas nos ensina que nossas mãos não podem deter aquilo que pertence ao infinito...” No caso das estrelas, meu filósofo, é fácil, pois o brilho delas é suficiente para nos fazer sonhar. De sonho em sonho é que se consegue avançar na estreita estrada da vida, entre pirambeiras, atalhos e campinas.

E continua em debates o tema feira livre em Olaria. Moradores, comerciantes e a prefeitura não chegam a um denominador comum quanto ao melhor local para que os feirantes se acomodem. A feira que já funciona há mais de 60 anos no local, depois de tanta idade, está sujeita a sofrer uma grande intervenção, o que prova que, assim como os humanos, as feiras já são mais tão livres como antigamente. Tudo passa, tudo muda.

A cidade está em ritmo de festa neste setembro esperado pelos ares primaveris. Começando com o aniversário, nesta terça, do querido prefeito Renato Bravo, tudo em paz, com saúde é o que desejamos ao chefe do Executivo. Bravo! A Filarmônica Boa Vontade Lorvanense, de Portugal, já está em Nova Friburgo e a programação promete encantar os friburguenses. Bem-vindos sejam todos na “boa vontade” da arte musical!

Enquanto a Prefeitura de Nova Friburgo convoca 20 médicos aprovados em processos seletivos, professores da rede municipal de ensino continuam em greve. O Executivo se dispõe a negociar, mas, na condição de que se finde a greve. A classe, ao contrário, só finda a greve depois das negociações. Nesse empasse, que vençam todos!

Sucesso é o Colégio Anchieta, abrindo suas portas aos sábados e domingos para o “Tour Anchieta”.  São dois horários para um passeio de aproximadamente uma hora e quinze minutos. Para mais informações, é só ligar para (22) 9 9895 1063. O Cefet em Nova Friburgo está de parabéns!

“Os formandos de Sistemas de Informação obtiveram nota máxima no Enade. Conforme declaração do professor Rodrigo Reis, “os resultados obtidos atualmente refletem o trabalho que vem sendo realizado com disciplina há mais de uma década”. O ensino de qualidade coloca o nosso Cefet no pódio. Que beleza!

Quem nos traz outra notícia boa é o Massimo: O fisioterapeuta Felippe Abinasse, especializado em tratamento oncológico, é agora responsável pelo atendimento ao convênio entre a Secretaria de Saúde e a Universidade Estácio de Sá, para pacientes oncológicos do SUS. Com avaliação de Abinasse, os pacientes serão atendidos na Clínica Escola, no campus da própria universidade. Amor e desprendimento fazem a diferença!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.