A VOZ DA SERRA é o passaporte seguro para a informação!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O Caderno Z está em festa. É aniversário do Facebook: 15 anos debutando, e já parecendo tão antigo. Quinze anos nesse tempo de tecnologias avançadas podemos entender como uma eternidade. Marshall Mcluhan veio lembrar meus tempos de faculdade, quando justamente criei meu perfil no Face. A finalidade era facilitar os contatos e acabei ficando por essa mesma facilidade de comunicação. Essa é uma rede onde ninguém descansa. Alan Andrade exemplificou bem sobre os “benefícios e malefícios de se usar o Facebook”, pois tudo está na busca do usuário.

Com a rapidez dos contatos pelo celular, dispensa-se até o uso do computador e Guilherme Alt não exagerou: “Antes mesmo da primeira mordida no pão, no café da manhã, as redes sociais já foram acessadas no mínimo uma vez”. Amanda Vassallo acha que o Face “está muito sério”; Lívia Barreto lamenta a intolerância das pessoas e Ruan da Silva considera que o site “é um propagador de notícias falsas...”. Cautelosa, Lélia Bullet “fica antenada nas fakes news” para não cair em ciladas. Cora Ronai pergunta e ao mesmo tempo responde: “O que é que tanto nos atrai no Facebook? A resposta é simples: Essa é mesmo a razão principal, já que a gente precisa de gente para aprender a ser gente. Precisamos dessa socialização. Assim, vamos nos tratar com educação e gentilezas, absorvendo tudo de bom que o Facebook nos traz.

Do virtual para a realidade, tudo é questão de disciplina e organização. Por essa razão, está sendo efetivado o Cadastro Ambiental Rural, visando “montar uma base de dados sobre áreas protegidas”. Macaé de Cima e o Parque Estadual dos Três Picos fazem parte desse cadastramento, entre outras áreas. Proprietários não se assustem pois há vantagens para todos e o projeto cumpre “obrigação legal”. Falando em cadastramento, para os servidores estaduais, já começou o recenseamento para os nascidos em fevereiro. Ativos, inativos e pensionistas devem comparecer a qualquer agência do Bradesco com os documentos solicitados.

 Em “Há 50 anos”, a cidade estava se aprontando para o Carnaval, com decoração das ruas do Centro. Considerando que em 1969 a folia de Momo fora realizada em fevereiro, ainda é cedo para começarmos com os preparativos para 2019, pois o Carnaval será em março. Que as águas de março, então, venham brandas! Aliás, quem estiver pensando em viajar no reinado momesco, é bom conferir os preços das passagens intermunicipais. Mas, ninguém se assuste, pois, algumas linhas tiveram até redução do valor. Os detalhes estão no site www.detro.rj.gov.br.

  Muito bonita a campanha de Natal do Plano SAF, “Natal Doe & Ganhe”. Não é sem motivos que o SAF se tornou um plano de vida melhor. Os prêmios da campanha são maravilhosos e as instituições, em torno de 12, estão radiantes.

Feliz também está David Massena com idade nova nesta quarta-feira, 13. Ele, que tem sido atuante na vida cultural e artística de Nova Friburgo, colocando o brilho de sua estrela em tudo o que realiza, merece o abraço caloroso de todos nós. Com o “Pinçado da Internet” há sempre uma mensagem de luz que ilustra a nossa coluna. E nós ficamos, eu e David, brincando de “pega-pega”: Ele caçando frases para me pegar; eu, buscando formas de encaixá-las filosoficamente nos textos. O pinçado deste fim de semana – “Não adianta me pedir para ficar e me dar motivos para ir” - rende muita reflexão!

Marcelo Pinguim ilustra o “Para Pensar” na coluna de Massimo: “É futebol: é esporte. Somos adversários, não inimigos. Força Flamengo!”. Se neste momento de desolação, alguém estiver pensando o contrário, então, temos um caso sério de distúrbio mental para estudos da psiquiatria. A tragédia dos meninos no Ninho do Urubu é de todos nós e irmana o país num só time: a solidariedade. Em pensar nos sonhos dos meninos, tão jovens, buscando horizontes largos, e agora interrompidos bruscamente, um pensamento me invade: Viver é um risco iminente. Pode ser, pode não ser!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.