A VOZ DA SERRA é o Jornal que a gente ama e confia!

terça-feira, 23 de abril de 2019

O Caderno Z não deixaria passar em branco a data de 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. Na sequência, dia 23 tem mais celebrações com o Dia Mundial do Livro, que homenageia outros grandes da literatura – William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov. O tema é vasto e nos prendendo ao Sítio do Pica Pau Amarelo teremos enredo de sobra para enriquecer a viagem. Os personagens do sítio encantado têm acompanhado tantas gerações que não há quem tenha passado pela infância sem conhecer as peripécias da turma de Dona Benta. Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, a Cuca e o Saci continuam encantando gerações pelo tempo afora. A obra de Monteiro Lobato é um patrimônio de valor inestimável.

Mais adiante, Ana Borges conversa com a “agente de leitura, Márcia Machado. Dedicada aos livros desde a juventude, ela declara – “Desde menina, os livros me deram casa e comida, alimentaram meu corpo e meu espírito”. Incentivada pelo pai, analfabeto, Márcia tomou gosto pela leitura e reconhece: “Acredito que tudo o que sou e tenho hoje devo à Graça”. E lembra com carinho dos 16 anos trabalhados na Livraria Simões, tempo suficiente para investir nos seus conhecimentos e na formação profissional. Tudo deu tão certo que são 26 anos atuando na secretaria de Educação e, por seus esforços e muita competência, fazendo o que mais ama! Amar a profissão é dar sentido à vida. E como expressa Wanderson Nogueira, em Palavreando – “Em tempos de Páscoa, nada mais notório do que massificar a boa nova: o amor”...

Enquanto o “Comércio aposta em promoções para atrair consumidores” (e temos visto ofertas de todos os tipos), o Coelhinho da Páscoa terá muito trabalho para recolher os ovos encalhados. É muito chocolate. O jeito é antecipar as compras do Dia das Mães e oferecer essas guloseimas para festejar o segundo domingo de maio em alto estilo. Garanto que as mamães vão adorar o presente. E que tal experimentar os ovos artesanais? As empresárias Juliana Falcão e Vanessa Moraes, na maravilhosa entrevista com Guilherme Alt, aposto, deixaram água na boca dos nossos leitores. Eu, por exemplo, fiquei babando. E o vídeo da entrevista está no site de A VOZ DA SERRA.

Vinicius Gastin acertou quando disse, no início do ano, que 2019 traria bons resultados nos esportes para Nova Friburgo. No Projeto “Taekwondo Vencedor Cristão”, nossos atletas fizeram bonito. Uma “coleção de conquistas” somando nove medalhas de ouro e mais cinco de prata. Não só as crianças atletas receberam premiação, pois os coordenadores do projeto também se sobressaíram: o professor Carlos Huguenin venceu na categoria master 5 e  o mestre Giovanni Carvalho sagrou-se campeão na categoria Poonsae. E garantem – “Estamos firmes para continuar representando nossa querida Nova Friburgo, que hoje conta com atletas conhecidos mundialmente”. Conforme dizia Rodolpho Abbud – “Tem sempre alguém de Friburgo”.

Em “Há 50 Anos”, o destaque – “Sobre a nossa mesa de trabalho chegam algumas centenas de carinhosas mensagens que vimos recebendo pelo transcurso do aniversário de 24 anos de A VOZ DA SERRA ocorrido no último dia 7...". Vamos imaginar, na atualidade, a quantidade de centenas e centenas de felicitações recebidas, agora, na era das mensagens, dos e-mails e de todo o tipo de comunicação. Parabéns!

Como a Semana Santa é festejada com vários significados em diferentes países, o fator comum entre essas diferenças é o cultivo do Amor. Assim, em Massimo, a máxima da canção de Renato Russo – “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...". O amor produz um energia capaz de mudar o mundo para a paz, mas, é preciso determinação para tanto. Amar pelo prazer de amar. Amar para deixar uma "saudade boa", pois, como disse Paula Farsoun - "Saudade pode ser um bom critério. Do que já foi. Do que é. Do que está por vir". Linda semana para todos nós...

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.