A VOZ DA SERRA é o amigo inseparável de Nova Friburgo!

terça-feira, 23 de julho de 2019

Desta vez eu perco meu medo de altura e vou me juntar a Guilherme Alt e Alan Andrade na escalada até o Pico da Caledônia. Para acordar à 1h55 eu nem preciso dormir. E eu sigo os dois. São 3h30 da manhã, 10 graus. Nada de espantar. “Subimos de carro até a zona de camping...”. Parece que estou indo bem, sem medo de olhar para baixo. Depois, “seguir a pé” para “vencer os 630 degraus até o topo”. O frio vai aumentando e, às 6h30, a temperatura é de 4 graus. Eu continuo atenta: não perco um detalhe. Fotos maravilhosas, estilo Alan. Guilherme ousa uma poesia: “Com um pouco de nuvens, um pequeno mar branco dança suave entre as montanhas no horizonte”.

Quem me conhece, certamente pensa: Elisabeth perdeu o juízo ao se meter numa aventura dessas. Eu digo: Calma pessoal! Estou fazendo a viagem, sim, mas pelo Caderno Z. Estou aqui, lendo a maravilhosa reportagem. Eu só viajo nas ideias ousadas de meus amigos! O tema “Nas alturas” festeja o Dia do Amigo, 20 de julho. Dizem que “só os loucos sobem”. Só os loucos trocam “a cama e o cobertor” pelos desafios de chegar ao topo das montanhas.

Os relatos são impressionantes e cada integrante das caravanas tem suas experiências de superação. O deslumbre dos relatos é um convite para os iniciantes, pois há quem diga que “o frio é um charme à parte, às vezes, um obstáculo, outras vezes um tempero que deixa a vista ainda mais saborosa”. Opções para escalar há para todos os gostos.

O importante não é o grau de temperatura nem a medida das altitudes. Pelo que se vê, “o prazer de estar no topo” vai além das montanhas, pois coisa alguma se compara às novas amizades. Aos escaladores vida longa para curtir as maravilhosas montanhas de Nova Friburgo. Porém, para os iniciantes, no inverno, todo cuidado é pouco, como alerta Valmir Tavares: “É realmente perigoso. Não é brincadeira”.

Com Wanderson Nogueira arrematamos as homenagens ao Dia do Amigo: “A amizade é esse amor sem soberba e com um pouco de implicância. Não para irritar, mas para se divertir e se esgotar dessa vida tão ligeira”. Essa amizade “com um pouco de implicância” creio que pode ser vista também no meio dos esportes. Como narra Vinicius Gastin sobre as possibilidades do Frizão. É engraçado como, muitas vezes, os times torcem para um “tropeço” do outro, tentam “secar” o adversário e tudo isso “brigando” por vagas. Aliás, coisa emocionante são os campeonatos. Pura magia!

Ainda estamos nos sabores das emoções do 18º Festival de Inverno e já começa o Festival Sesc de Inverno 2019. As atrações prometem espetáculos de ponta, como já ocorridas as apresentações de Cidade Negra e Guilherme Arantes. Até o dia 28 muita festa vai rolar. E o frio pode vir quente que estamos fervendo no caldeirão das artes!

“No Santuário dos Reinos” – uma cuidadora que precisa de abrigo. É assim que A VOZ DA SERRA expõe o drama de Carla Freire, que há oito anos cuida de animais abandonados. São mais de 100 vítimas de abandono, e a pedagoga de formação e “seguidora do mestre José Trigueirinho Netto” desabafa: “Procuramos unir nosso amor e criatividade com as necessidades dos animais que vivem nesses espaços”. Vamos ajudar?

O time de aniversariantes em “Sociais” tem na linha de frente: Márcio Madeira, Carminha Basílio e Juracy Onofre. Todos queridos em nossa comunidade. Parabéns! Enquanto isso, Bruno Gissoni e Yanna Lavigne iniciam, saindo de Nova Friburgo, uma viagem de Kombi, durante quatro meses, para uma volta em todo o Brasil. A filhinha de 2 anos, Madalena, junto. Beleza! Massimo também anuncia férias. Merecido descanso. 

A VOZ DA SERRA noticiou em 20 de julho de 1969 a chegada do homem à Lua. Agora, o jornal festeja os 50 anos do pouso lunar com uma excelente reportagem sobre a epopeia, que está em exposição no Planetário de Nova Friburgo. O professor Reinaldo Ivanicska explica sobre a organização do evento: “Tudo para exaltar o feito e espantar qualquer tipo de teoria da conspiração”. Vamos reviver essa aventura e botar o pé na Lua, lá no Planetário, na Via Expressa. Imperdível!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.