Da proteção da natureza ao Conselho Tutelar, tudo é uma questão de cuidar!

terça-feira, 08 de outubro de 2019

Iniciamos nossa viagem tendo como guia aquele Francisco, o de Assis, que precisa morar dentro de nós. Em 4 de outubro celebra-se o seu dia, mas, que ele nos acompanhe durante todos dias do ano. Ele, que deixou a vida mundana, de prazeres e orgias, “foi ser pobre na vida”. Aí, sim, São Francisco descobriu sua riqueza: ser “irmão do sol, das águas, das estrelas e dos animais”. Ser assim parente da natureza é dever de todos nós, porque fazemos parte da grande família universal. O Caderno Z  nos apresenta um tema que jamais se esgota, pois, é preciso sempre alertar sobre os cuidados com o nosso planeta.

No grau de parentesco, a natureza é nossa mãe, amada e gentil. Contudo, grande parte de sua filharada está ainda no desmazelo quanto aos seus cuidados. Falta acordar na consciência o espírito franciscano de Assis. A dona de casa Maria de Fátima Wermelinger é uma “filha” consciente de seus deveres: “recolhe as fezes de seu cachorro”. E ainda declara: “A sujeira dele passa a ser minha”. E eu mando um recadinho para ela: “a cidade  não precisa de mais lixeiras”; precisa, sim, de pessoas assim com a sua responsabilidade ambiental!

Wanderson Nogueira, em “Se desfaz” alerta: “É preciso estar atento senão as cenas se desfazem mesmo e a imaginação não acompanha”.  É tudo “rápido demais”. Menos a decomposição de detritos na natureza. Alguns levam até 200 anos.

Ainda assim, com desafios a superar, Nova Friburgo está em 2º lugar no âmbito estadual no “ranking da inteligência” e se destaca, inclusive, no quesito meio ambiente. No ranking nacional, nossa cidade está em 5º lugar. Podemos melhorar muito mais. Ainda bem que não foi avaliada a poluição sonora de motos sem o silenciador de escapamento. Ninguém merece a barulhada, principalmente, à noite. Atenção, autoridades!

Em “Esportes”, Vinicius Gastin é mestre em nos apresentar uma página de narrativas com prazerosa leitura, principalmente quando os resultados nos são favoráveis. Na Supermaratona de Nova Friburgo, atletas locais conquistam várias classificações, destacando-se tanto no feminino quanto no masculino. Já o Friburguense continua em campanha para “voltar à elite do futebol carioca”. Quanto orgulho para todos nós.

Enquanto o futebol é uma corrida atrás de títulos, o Lar Abrigo Amor a Jesus corre “contra o tempo” para defender a manutenção de seu benefício tributário. Sem contar uma “dívida milionária” da instituição. Vamos torcer para que o abrigo possa continuar abrigando sua obra social e proporcionando conforto e proteção aos seus internos. Enquanto isso, em “Há 50 anos”, a prefeitura dava anistia de impostos aos seus devedores, numa ação de impulso aos acertos de contas.

Nas “Sociais”, olha eu ali! Desde já agradeço a lembrança do meu aniversário. E muitos vivas para a união de Guisella e Victor Hugo, bem como para os demais aniversariantes: dois aninhos de Hugo, filho do colega Fernando Moreira e de Ana Paula. Mestre Telinho, do Amigos da Música, também conta mais uma primavera. Parabéns a todos!

A sustentabilidade está sempre em alta em nossa cidade. O “Projeto Vamos Florir” tem como objetivo incentivar a melhoria dos espaços  públicos. Desta vez a ação abraçou a Avenida Alberto Braune, com plantio de plantas nas jardineiras em toda a extensão da avenida. Com exemplos assim, é possível acreditar num amanhã ainda melhor para a cidade. Na charge de Silvério, o Cão Sentado se veste de “Outubro Rosa”. E o fim de semana se veste de atividades, como o projeto “Mães de Lumiar” e o “Festival do Pão”. E as más línguas costumam dizer que não se tem o que fazer em Nova Friburgo. (Barbaridade!)

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Nova Friburgo, que ocorreu no último domingo, 6, é, sem dúvida, um evento que vai além de uma soma de votos. São 34 candidatos disputando dez vagas e essas, após a contagem de votos, não serão mais apenas vagas preenchidas. Serão, sim, a grande oportunidade de um trabalho árduo, certamente, mas, acima de tudo, a missão de garantir a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Boa empreitada aos novos conselheiros. Missão bonita e repleta de responsabilidades.

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.