Um bom alvo para 2020

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Segunda-feira, começo de um novo ano, susto após um acidente, morte de uma pessoa querida, tudo isso contribui para decidirmos tomar uma atitude que poderia estar sendo adiada há muito tempo ou não pensada. Vamos começar um novo ano e, portanto, é uma oportunidade de criar ânimo para um bom e útil alvo, sobre o qual quero sugerir.

É comum dizer que segunda-feira começaremos um programa de exercícios físicos, como a caminhada. Ou uma dieta para perder peso. Quando inicia outro ano podemos decidir trabalhar mais, viajar, juntar dinheiro para comprar algo. Após a morte de um parente ou amigo, podemos decidir visitar as pessoas com mais frequência enquanto estão vivas, ou repensar sobre o significado da vida e o que estamos fazendo com a que Deus nos dá.

Ao iniciar um ano novo podemos colocar várias metas. Se elas são saudáveis, altruístas, maravilha! Proponho uma meta para o novo ano ligada ao desenvolvimento do caráter, ao amadurecimento emocional, às vitórias sobre nossos defeitos de comportamento. Não sei se tem algo mais importante do que isso para nosso próprio bem, para melhorar nossos relacionamentos familiares e sociais, para a comunidade e até para nosso país!

Imagine se cada homem e mulher em posição de liderança em nosso país colocasse como alvo para 2020 a luta pessoal para crescer quanto ao bom caráter, e fosse conseguindo, sem desistir nos meses à frente, o que poderia ocorrer de benefícios para a sociedade?

Quando me refiro à pessoas em posição de liderança no Brasil, penso no pai, na mãe de uma criança, nos políticos dos poderes executivo e legislativo, nos do poder judiciário, em empresários, nos líderes religiosos e de comunidades como associação de moradores, entre outros.

Pai e mãe, pensem comigo. O mais importante que vocês podem dar para seus filhos para a vida deles é um exemplo de bom caráter, de controle emocional, de visão não materialista da vida. Me incomoda quando em conversa com pais falando sobre os filhos, a ênfase de muitos deles fica só centrada na boa evolução da vida econômica dos filhos. E a vida conjugal? E o tempo com os filhos deles? O que dizer da vida espiritual do filho, da filha? E a presença de atitudes altruístas?

Veja alguns exemplos de comportamento que podemos colocar como alvo para 2020 na intenção de melhorar nosso caráter, o que, como escrevi acima, irá beneficiar primeiro você mesmo, e consequentemente muita gente: (1)desenvolver uma postura mais tolerante, paciente, no trânsito, com as pessoas em casa, no trabalho, com você mesmo; (2)ter a intenção e a ação consciente de ajudar alguma pessoa de forma voluntária em qualquer coisa, sem conflitos de interesses; (3)lutar contra deixar-se levar pela inveja e o ciúme. Ciúme tem que ver com medo da perda. Mas pense: tem gente que gosta de você e age com amor para com sua pessoa e você não precisa de um amor idealizado. Além disso, só existe uma Pessoa que nos ama de maneira perfeita: Deus, o Criador.

(4)Evite atitudes precipitadas, impulsivas, só pensando depois do que fez. Faça um esforço para pensar primeiro antes de falar ou agir. Isto se chama prudência e tem que ver com inteligência emocional. (5)Trabalhe para melhorar sua conduta autoritária ditatorial ou, no outro extremo, tenha como alvo lutar contra sua conduta permissiva, passiva. (6)Treine respirar fundo mais de uma vez quando for provocado, pensar, respirar de novo, pensar de novo para refletir rapidamente sobre se vale à pena reagir ou se será melhor ficar calado. A meta aqui é treinar o autocontrole emocional especialmente sob provocação. Você não tem que reagir. Violência é fraqueza de caráter.

Escolha um dos comportamentos acima e comece com isso. Nestes exemplos já tem muita coisa a ser feita, um momento de cada vez, uma hora de cada vez, um dia de cada vez, ao longo do novo ano. Este é um bom campeonato para você vencer, a melhor competição a ser praticada: você trabalhar pessoalmente para ao fim de 2020 ver que se tornou uma pessoa melhor. Tudo passa e acaba. O que fica é o caráter. Desejo sucesso no aprimoramento do seu caráter em 2020!

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.