Fazer aniversário

sábado, 03 de agosto de 2019

Fazer aniversário é ter seu ano novo particular. Celebrar a abertura de um novo ciclo de doze meses, cinquenta e duas semanas, trezentos e tantos dias em milhares de novas horas. Fazer contas para se descobrir o futuro na numerologia ou se entender pela astrologia. Mas compreensão mesmo vem no olhar para dentro de si mesmo. A única receita certeira para se descobrir.

É esquecer idade para dar importância ao que se renova, sem deixar de olhar para trás e aprender com o que se viu, ouviu, sentiu... Fazer aniversário é, dessa forma, refletir sobre a vida vivida e a vida que está por vir mais vívida ainda. É reacender a chama, reavivar as esperanças, revigorar as energias.

Fazer aniversário é ser exclusivo em um mundo de multidões e solidões que passeiam pelas calçadas tomadas pelos pombos das praças e marquises. É se perceber quem se é: especial. Não importa se adequado para os padrões da fugaz moda, não importa se no estilo que a televisão dita ou se na forma que a tal moral assoberba. Especial por ser único.

Nossa consciência não nos esconde absolutamente nada e nada pior do que ter como inimigo a própria consciência. Por isso, aniversário pede autoavaliação, ainda que se saiba e se deva admitir que a conclusão mais correta é de que não somos perfeitos. Reconhecer nossas falhas é essencial para nos aperfeiçoarmos sem a ganância da inexistente perfeição. 

Enfrentar nossos medos para espantar nossos fantasmas, sabendo que é bom que alguns fiquem por um tempo para nos conceder o direito de humanidade. É necessária igual coragem para abraçar o sobrenatural. Afinal, essa força que nos intriga é a mesma que uns chamam de sorte e outros de azar. 

Fazer aniversário é o ponto de virada, mesmo quando queremos deixar como está. É a possibilidade da idade nova que nos prova que conforme o tempo vai passando, a estrada da frente vai ficando menor do que a já percorrida. É assustador saber que a finitude é a lógica da vida terrena. 

Fazer aniversário é se deixar contagiar pela novidade, sem abandonar todas as novidades anteriores que nos trouxeram até aqui: mais um aniversário. Fazer aniversário é a concreta possibilidade de elevar o espírito para fazer brilhar os olhos. Iluminado pela contemplação a vida – se iluminar e iluminar.

Fazer aniversário é bom e à certa altura não precisa se revelar idade. É seu ano novo particular, no seu universo particular, na sua essência exclusiva que diz: exista, persista e vai! Porque é dever o prazer em percorrer com vontade essa finita linha da vida.   

TAGS:

Palavreando

Aos sábados, no Caderno Z, o jornalista Wanderson Nogueira explora a sua verve literária na coluna "Palavreando", onde fala de sentimentos e analisa o espírito e o comportamento humano.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.