Vistoria itinerante

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Vistoria itinerante
Na Região Serrana, apenas o município de Teresópolis já recebeu as novas blitzes do Detran com o objetivo de fazer a vistoria dos veículos. Em breve, há a promessa desse tipo de operação chegar a Nova Friburgo. Através de ferramentas tecnológicas, não é apenas averiguado os equipamentos de segurança, mas também a situação de pendências como multas em atrasos.

Mudança de hábito
Por onde tem passado, especialmente na Região Metropolitana, a abordagem tem funcionado. A vistoria itinerante substitui as vistorias obrigatórias que antes eram realizadas por todos os motoristas nos postos do Detran.

Auto declaração
Agora, os condutores fazem uma auto declaração da situação do veículo e se responsabiliza através do ato. As blitzes fiscalizam se está realmente tudo ok.

Verdinho
O problema, no entanto, continua sendo o verdinho – como é chamada o certificado de licenciamento anual dos veículos. Pegar o documento é uma via-crucis e, por enquanto, os proprietários de veículos tem que seguir o calendário com o final da placa do veículo para agendar a emissão do documento nos postos do Detran .

Fica a dica
Agora, com tamanha tecnologia e modernização, porque ter o documento físico se ele pode estar no smartphone? Se as ferramentas de fiscalização já conseguem averiguar toda a situação do veículo e até do motorista, porque a obrigação de carregar o tal documento ou mesmo ter o trabalho de imprimir e retirar o verdinho no posto de Detran?

Caça-níquel
Parece que talvez seja apenas para justificar o pagamento de taxa que foi, inclusive, tema de discussão jurídica, vencida pelo Estado.

Lei Seca
O último fim de semana foi de Operação da Lei Seca, em Nova Friburgo. Ficaram nos pontos tradicionais de sempre. Aparentemente, faltou espaço para tantos carros abordados e que não puderam seguir viagem.

Fiscalização x economia
Aprovada pelo público como determinante para a diminuição do número de acidentes com vítimas fatais e como a grande campanha educativa de conscientização do perigo álcool e direção, não se pode deixar de lado o debate de mobilidade urbana e economia.

Mobilidade urbana
A Lei Seca é fundamental e não há debate nisso. Diferentemente da capital, por exemplo, em Nova Friburgo não há transporte público 24 horas. Locais como Mury e Cônego, que são centros gastronômicos do município, muitas vezes não tem a oferta de táxis e os próprios serviços de transporte por aplicativos tem baixa ou nenhuma oferta. Quem perde em movimento são os bares e restaurantes.

Quem se adapta?
Ou seja, a Lei Seca que preserva a vida, suscita um importante debate que é o econômico e também o da mobilidade urbana. Não é a Lei Seca que deve se adaptar a cidade, mas sim a cidade às exigências da Lei Seca.

Sérgio Gomes
A última semana foi do anúncio da aposentadoria de Sérgio Gomes. Mais do que lateral brilhante e leal ao Tricolor da Serra, um jogador de caráter e liderança excepcionais. Merece todo o reconhecimento de Nova Friburgo e do futebol.

Diferencial tricolor
Sérgio Gomes segue no Friburguense, agora na comissão técnica ao lado de Cadão. Aliás, algo a se reconhecer também é a acolhida familiar que o Friburguense tem. Um diferencial que continua atraindo jogadores que se aqui não ganham os melhores salários, sabem que encontram um clube muito diferente dos demais.

Palavreando
“Caminho como efeito das suas provocações”.

  

Foto da galeria
“MUITO PRAZER, SOU NOVA FRIBURGO” - É triste quando as pessoas de outros lugares dizem que não conhecem Nova Friburgo, mas conhecem Lumiar. Como se Lumiar não fizesse parte de Nova Friburgo. Lumiar é de Nova Friburgo e merece tratamento como tal. A qualquer hora do dia, Lumiar é um convite ao deleite de suas magníficas belezas. A noite é cada vez mais especial em seus bares e restaurantes que fazem do lago espelho de suas silhuetas. Feriadão vem aí! Que tal passar o dia nas cachoeiras e trilhas e terminar na prazerosa noite do aprazível distrito friburguense?
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.