Visita do cônsul

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Visita do cônsul
O cônsul geral do Japão, Yoshitaka Hoshin, é aguardado em Nova Friburgo neste fim de semana para as celebrações do Festival da Cultura japonesa, na Praça das Colônias. O festival acontece de amanhã, 26, a domingo, 28, e comemora, com uma série de atividades, os 92 anos de chegada dos japoneses a Nova Friburgo.

Flor de Lúpulo
A 2ª Festa da Flor de Lúpulo acontece neste sábado, 27, e domingo, 28, com palestras técnicas e visitas às plantações da região e cervejarias que já utilizam lúpulos em flores frescos em suas cervejas. O evento que já foi um sucesso no ano passado, celebra desta vez a recente linha de financiamento de R$ 600 milhões disponibilizada pelo estado para incremento da produção do lúpulo.

Empreendedorismo
Através do cultivador Paulo Cordeiro, Nova Friburgo tem se destacado nessa ação pioneira de plantar lúpulo. Com os incentivos e as várias marcas de cervejas artesanais já instaladas, o município já é considerado importante polo do setor.

Boa concorrência
O município vizinho de Teresópolis também iniciou a plantação de lúpulo e tenta se destacar na produção de cervejas artesanais. Petrópolis já se consolidou na produção de cervejas industriais.

Rota Cervejeira
Fato é que Nova Friburgo fez bem em trilhar seu próprio caminho para além da chamada Rota Cervejeira, em que ficava à margem de Petrópolis e Teresópolis. Salvo melhor juízo, Nova Friburgo sempre ficava como a 3ª opção.

MaiFest
Por falar em cerveja, pretendida para acontecer desde o ano passado, a MaiFest está confirmada para ocorrer este ano. E no mês de aniversário da cidade. A Praça do Suspiro será palco para relembrar os grandes festivais que agitavam a Via Expressa, em maio.

Cultura alemã
Retomando sua origem, o festival abandona a contratação de grandes nomes de nível nacional com shows caros e trabalha com aspectos da cultura alemã.

Sucesso vizinho
Petrópolis imitou os festivais antigos de Nova Friburgo e se deu bem. Numa conversa com o ex-prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, ele me confidenciou que o erro que eles não queriam cometer foi o cometido por Nova Friburgo. Contratar grandes atrações que acabaram fazendo a festa encarecer, perder seu objetivo e por fim ficar inviabilizada.

Sem rivalidades
Petrópolis tem conquistado grandes públicos. Que Nova Friburgo remonte seu festival e que o original ultrapasse a imitação. E aqui, sem rivalidades! Os fatos são os fatos!

Inovação
Interessante é o que tem feito a cervejaria Pontal, no Espaço Arp. É possível fazer seu próprio rótulo, com sua própria receita. Uma ideia boa é fazer um rótulo especial para um evento como aniversário ou casamento. Ter uma cerveja com seu próprio nome. Há um mínimo de litragem e os custos abaixam ou aumentam dependendo da quantidade e da receita que como já dito, pode ser própria.           

Carioca 2020
O Campeonato Estadual 2020 vai mudar. Num primeiro momento, a informação até dá esperança aos que subirem da segundona de não terem que passar por uma seletiva, quase que um limbo para chegar ao paraíso após sair do inferno.

Passo atrás
No entanto, o primeiro encontro para redefinir a competição jogou um banho de água fria nessa pretensão. A tendência, é a continuidade do formato da seletiva, com até mais de seis clubes. Assim, os ajustes inicialmente serão somente na fase principal, em que há a participação dos grandes, interesse da TV e da CBF.

Redução de datas
A reformulação é obrigatória, pois os estaduais estão perdendo duas datas. Das atuais 18, terão que ter apenas 16. A proposta do Flamengo é acabar com as semifinais de turnos. Há também a ideia de reduzir a fase principal para oito clubes. Em maio, uma nova reunião deve avançar na fórmula ideal, dentro da redução de datas.

Vamos, Frisão!
Enquanto isso, o Friburguense se prepara para a estreia diante do Duque de Caxias, dia 25 de maio. Alheio a toda essa discussão, ao Friburguense cabe subir e depois ver pelo que terá que passar para voltar a jogar com os grandes. Caso triunfe na segundona, a seletiva é uma realidade cada vez mais evidente.     

Palavreando
“Caminhar é melhor do que cruzar a linha de chegada”.

Foto da galeria
Já estão presentes em alguns supermercados do Rio de Janeiro e em outros grandes centros do país as máquinas Catamoedas. Ideal para quem junta o troco no porquinho e na hora de trocar tem aquela trabalheira de separar e contar moedas. A máquina faz todo o trabalho: separa, conta e emite o cupom que pode ser trocado por mercadoria ou mesmo por cédulas. Ainda não chegou em Nova Friburgo, mas fica a dica. Testei e deu certinho.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.