Uma semana de horário de verão

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Hoje é dia

  • do arquivista
  • do poeta
  • Internacional do controlador de tráfego aéreo

O dia

Em 20 de outubro de 1978, os generais Ernesto Geisel, do Brasil, e o paraguaio Alfredo Stroessner, oficializaram o início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  1. Espanha suspenderá autonomia da Catalunha amanhã
  2. PT decide abandonar plano B e ter Lula, mesmo impugnado, como presidenciável
  3. Aécio pede tempo para decidir se deixa comando do PSDB
  4. Estruturas gigantes de sete mil anos intrigam cientistas na Arábia Saudita
  5. Band fecha acordo com a Globo para transmitir a Copa da Rússia

Palavreando

O amor não pode sobreviver de um só, o amor não pode se reinventar solitariamente.

Uma semana de horário de verão

- Eu amo horário de verão, mas esses primeiros dias são duros.

- Eu não sou muito fã não, apesar de reconhecer que parece que dá para aproveitar mais o dia. Chegar em casa no horário de sempre, mas ter a sensação de que está chegando antes. Dá até para pegar um pouquinho de sol. Meio que esticar o dia. Mas como acordo muito cedo, sabe como é? Mas isso é normal, sentir o horário, mesmo que com apenas uma hora de diferença.

- É tem gente que acha que é mito, crendice. Mas não é só crença, não! É pura verdade! Eu estava lendo que o corpo leva mais de uma semana para assimilar as mudanças. É o que chamam de relógio biológico. E a má notícia para os mais sensíveis a mudanças no relógio: essas levam de dez a 15 dias para a transição completa de um horário para o outro. É dificuldade para dormir, sonolência pela manhã, falta de fome e fome na hora errada... 

- Eu, particularmente me adapto rapidamente. Mas já me disseram que a regularidade de hábitos ajuda o corpo a rejuvenescer e tem uma série de dicas para se adaptar mais rápido e facilmente.

- Isso é bom, porque, nesses primeiros dias realmente a gente acorda cansado e não consegue render nas tarefas.

- Bem, eu aprendi algumas dicas que são:

Deite-se antes do horário habitual. Nesses primeiros dias você deve ter demorado um pouco a pegar no sono, mas pelo menos o corpo já vai relaxando com essa atitude.

Faça refeições mais leves, de digestão mais fácil. Isso deve diminuir a sonolência após o almoço. Essa dica, aliás, é apropriada para todo o verão. O calor deixa a pressão mais baixa e quanto mais você come, mais energia seu corpo precisa para digerir tudo.

Até sentir que seu organismo está acostumado com a mudança, recuse os convites para sair e voltar tarde demais para casa. No dia seguinte, acordar pode ser muito complicado.

Pelo menos nesses primeiros dias, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.

Vistoria sem IPVA pago

O governo do Estado do Rio de Janeiro voltou atrás e revogou o ato que suspendia os efeitos da lei que permite a vistoria e o licencimento de carros sem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em nota, a assessoria do governador Luiz Fernando Pezão afirma que “irá aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da constitucionalidade da lei".

Lidera Rio

Nova Friburgo esteve entre os primeiros municípios do estado a receber a formação em gestão pública do programa do Sebrae Lidera Rio. Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo e Três Rios foram os outros escolhidos para o início do programa que visa oferecer capacitação para fomentar o desenvolvimento de municípios.

Ranking de efetividade

Em foco, promover o desenvolvimento sustentável, transparência e combate à burocracia. Entre as disciplinas, estrutura de gestão municipal, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, tendências do setor público, gestão de projetos e metas e processos e tecnologia. Posteriormente haverá um ranking que premiará os municípios onde as medidas inspiradas pelo curso tiverem sido mais efetivas.

 

Publicidade
Agora Faz
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.