UFF e Cefet unidos

quinta-feira, 09 de maio de 2019

UFF e Cefet unidos
Nova Friburgo que conta com duas instituições federais de ensino sabe dos riscos que corre com o corte de 30% do orçamento do ensino superior promovido pelo governo federal. Nesta quarta-feira, 8, aconteceu apenas o primeiro ato de muitos na cidade.

Mobilização
Alunos do Cefet e da UFF se mostram unidos para mostrar a região que não são apenas os estudantes que perdem com este corte, mas os municípios como um todo. 

Mais atos por aí...
Novos atos devem ocorrer se somando às manifestações que acontecem pelo Brasil. Se terão efeito ou não, é difícil prever, ainda que a visão seja pessimista. O importante é perceber que os defensores da universidade pública e de qualidade estão atentos e mobilizados.

Experiência da Uerj
A Uerj, que vem de grande crise após os arrochos do estado, é solidária às instituições federais e, inclusive, oferece vasta experiência pelas lutas que teve recentemente.

Risco de greve
Inegavelmente, os alunos temem que haja uma greve em breve. Mais temerosos estão os estudantes em vias de se formar e ansiosos para entrar no mercado de trabalho. Fato é que paralisações estão na pauta das mobilizações contra os cortes. 

Doutor em políticas públicas
Voltando a falar da Uerj, em breve a instituição local passará a contar com mais um doutor em seus quadros. O professor Marcelo Verly defende a sua tese de doutorado na próxima segunda-feira, 13, no campus Maracanã. 

Formação para a democracia
Verly que também tem vasta experiência no Legislativo primou seu trabalho de doutorado nos legislativos municipais como lócus de ações de letramento político na visão de dirigentes e lideranças. Versa sobre a democracia participativa e a formação através das ferramentas instituídas pelas casas legislativas. 

Grandes nomes
Orientado pelo reconhecido professor Zacarias Gama, a banca examinadora tem outros nomes de peso internacional como o professor Gaudêncio Frigotto. 

Sem patrocínio
Faltando 16 dias para estrear na Série B do Carioca, o Friburguense continua sem patrocinadores. As ações para tentar reunir empresários ainda não surtiu efeito e ao que parece, à essa altura, não se poderá mesmo contar muito com essa força.

Salve, Siqueirinha
O que se percebe no Tricolor da Serra é que a montagem do time e da comissão técnica, inclusive com empréstimos de jogadores de clubes da primeira divisão se deve muito ao prestígio do diretor de futebol José Eduardo Siqueira, o Siqueirinha. Querido pelos dirigentes dos demais clubes, há certa solidariedade e até torcida para que o Friburguense possa dar a volta por cima e retornar o mais rápido possível à elite do futebol fluminense. 

Professor Luxa
A chegada de Vanderlei Luxemburgo ao Vasco sempre nos faz lembrar de sua passagem pelo Friburguense, na década de 1980, em uma das suas primeiras  experiências como técnico. No entanto, a passagem de um mês que levou ao rebaixamento do clube não é muito citada pelo treinador que prefere ficar com os louros da sua ascensão no Bragantino - seu primeiro vitorioso trabalho, quatro anos depois. 

Palavreando
“Produziremos mais lembranças para o amanhã se compreendermos que é preciso cuidar de quem se ama. É preciso cuidar com muito carinho de tudo o que nos faz mais felizes e mais humanos”.

Foto da galeria
A tradicional Galeria União na Praça Getúlio Vargas está mais bonita com os quadros da exposição Divercidade de Cacau Rezende. Uma exposição que desperta através da arte para o recorrente tema da mobilidade urbana
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.