SBT, a emissora das crianças

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Hoje é dia

  • da Revolução Cultural
  • do estagiário

O dia

Em 18 de agosto de 1227, o líder mongol Gengis Khan, que conquistou um império que ia desde a China até o Mar de Aral, morreu aos 42 anos em decorrência de ferimentos provocados por uma queda de seu cavalo.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Desemprego bate recorde no RJ no 2º trimestre, na contramão da tendência nacional
  • Cade abre investigação de cartel no setor de filtros automotivos
  • Aprovada prioridade para professores na restituição do IR
  • Justiça adverte Senhora do Destino e Globo some com personagens
  • Mel Lisboa assina com SBT para retorno de novelas adultas

Palavreando

Todo princípio de calmaria busca aquilo que nos torna mais vivos.

SBT, a emissora das crianças

Fundado em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e apresentador Silvio Santos, as crianças mantêm uma relação especial com o SBT. Toda criança de ontem e de hoje tem certa preferência pelo SBT. A emissora é a única que insiste em manter uma programação voltada para o público infantil, seja na programação matutina ou nas novelas.

Da minha geração, quando pensamos em SBT, lembraremos com saudades do Bozo e da Vovó Mafalda. Mara Maravilha e Sérgio Malandro com sua porta dos desesperados e o sempre atual Chaves. Lembraremos de cada desenho e a nostalgia baterá ao recordar da primeira versão de Carrossel, sucesso repetido na versão brasileira.

Como não sentir saudade da Velha Surda ou de Golias e de Vera Verão no A Praça é Nossa? Ah! Tempos bons que não voltam mais, como cantava o homem do bumbo. E quem não sonhou em sentar no sofá da Hebe ou entrar na banheira do Gugu?

Simplesmente, a TV mais feliz do Brasil. Autêntica por ter essência. O SBT nunca quis imitar ou ser a Globo. Sempre teve seu jeito próprio e por isso é tão querida pelos brasileiros, até porque, por mais que tenha enlatados e novelas mexicanas, é a única que tem o brasileiro até no nome.

Por falar em novelas mexicanas, lembraremos das tantas Marias sofridas e de cada mocinha pobre que acabava, depois de muita perseguição, com o mocinho rico. Por mais que o enredo fosse o mesmo, de sonho e vinganças cheias de maldades, embarcamos em cada história. As novelas nacionais também merecem destaque, especialmente as de época como Éramos Seis e Sangue do meu Sangue. As desconhecidas Dona Anja, Colégio Brasil e Ossos do Barão são, no entanto, as minhas preferidas.

Além da programação infantil, ninguém faz programas de auditório como o SBT. Talvez porque seu dono seja o grande dono dos palcos nesse país. Aí poderiam ser ressaltadas duas ou três dezenas de programas apresentados por Silvio Santos – o maior comunicador do Brasil. Talvez, aí esteja o grande segredo do SBT. É um veículo de comunicação comandado por um comunicador nato e de profissão!

Parabéns ao SBT pelos seus 36 anos de fundação e que o enfrentamento à Globo seja sempre da forma como o SBT sempre fez.

Friburguense

A rodada ajudou menos o próprio Friburguense. Todos os resultados aconteceram para que o Tricolor da Serra entrasse na zona de classificação. Alguns até improváveis como a derrota do Artsul, em casa, para o Olaria. O Serrano tropeçou, assim como o Tigres e o Duque de Caxias. Todos que estavam à frente do Frizão tropeçaram em casa. O Friburguense também. Dessa forma, o panorama do 2º turno não mudou. A diferença de pontos continua em dois, mas agora faltando apenas três rodadas.

Audax nas finais

As duas próximas prometem ser tensas. O Friburguense enfrenta adversários que brigam não só pela classificação no outro grupo, como lutam pelas primeiras posições na soma dos dois turnos. O Audax, próximo adversário, inclusive, é o primeiro finalista classificado matematicamente. Independentemente de conquistar o turno, o time está na decisão da competição, ao lado do Goytacaz, que foi campeão do 1º turno.

Friburguense eliminado no geral

Restam, portanto, agora apenas duas vagas. Uma destinada ao campeão do 2º turno e a outra ao melhor classificado do 2º. Uma 3ª opção só se abre se o campeão do 2º turno for Goytacaz ou Audax. Americano com 35 e América com 32 brigam diretamente por essa vaga. Chances remotas para Itaboraí, Barra da Tijuca e Duque de Caxias, que têm 29, cada. O Friburguense com 28 pontos está praticamente eliminado. A três rodadas do fim a diferença já é de sete pontos para o Americano. Resta conquistar o 2º turno.  

Apartamentos da Região Serrana

Após seis anos da tragédia climática ocorrida na Região Serrana, apenas nesta semana, o Estado finalmente sorteou mais 148 unidades habitacionais, em Bom Jardim. Outras 28 unidades foram entregues em 2015 e 76 ainda faltam ser entregues. O sorteio é feito entre moradores já aprovados por critérios técnicos em etapas anteriores para decidir qual unidade cada beneficiado irá ocupar.

Bom Jardim e Sumidouro

As próximas fases serão vistoria das unidades pelos novos moradores, assinatura do contrato e entrega das chaves. As casas têm área construída de 43 metros quadrados e são compostas por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Em Nova Friburgo, os 2.337 imóveis previstos foram entregues. Ainda faltam entregar 100 unidades em Sumidouro.

Foto da galeria
#OMelhorFriodoRio - Bárbara Lima destaca na foto a cidade do frio, dos picos e das flores. Registro replicado no perfil do Instagram de Nova Friburgo, o melhor frio do Rio
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.