Região em festa

terça-feira, 30 de abril de 2019

Região em festa
O último fim de semana foi de eventos pela região. Trajano de Moraes comemorou aniversário, Nova Friburgo celebrou a sua colônia japonesa com um belo festival e Duas Barras realizou com sucesso mais uma edição do Aipim com Torresmo.

Torresmo x Sushi
Teve sushi, sashimi e temaki em Nova Friburgo, enquanto sobrou aipim e torresmo em Duas Barras. Salve a nossa rica gastronomia que é sem dúvida um dos atrativos turísticos da região.

Exemplos gaúchos
Mais do que isso, a demonstração da necessidade de obtermos um turismo integrado, com um calendário regional, como muito bem fazem os vizinhos gaúchos, Gramado e Canela.  

Polo da Região
Mais do que o trio Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, deve se focar nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Carmo, Cantagalo e Santa Maria Madalena.

Integração necessária
Quando se tenta fazer o trio da serra, por razões geográficas, naturalmente, Petrópolis e Teresópolis casam melhor que com Nova Friburgo. Nova Friburgo fica pra trás e se esquece do que tem do seu lado. Um circuito mais diverso que mistura o rural com o urbano, a história do ciclo do café com a indústria, as belezas naturais com gastronomia diversa. Tem potencial. Infelizmente, pouco explorado.

Serra Verde Imperial
Por isso, lá atrás a discussão de Serra Verde Imperial deveria ter oposição de Nova Friburgo. Justiça seja feita, até teve! Ao ponto de se colocar o Verde, para não ficar apenas Imperial. O Imperial faz link direto com Petrópolis que já leva certa vantagem pela proximidade com a capital. Cá entre nós, colocar o Verde também não adiantou muito. Petrópolis se deu bem!

Serra Verde
A discussão é válida para mudanças futuras no mapa turístico. Vale, inclusive, a tentativa de separar Nova Friburgo do mapa atual que evidencia a dupla Petrópolis-Teresópolis para um mapa que coloque Nova Friburgo como polo da região da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rio. Que eles fiquem com o Imperial e nós com o Verde!

Tudo para todos
Por óbvio, não cabe mais querer tudo para Nova Friburgo. Afinal, se a região vai mal é Nova Friburgo quem paga dobrado por isso. Melhor mesmo é todos irem bem, com Nova Friburgo assumindo o bônus e ônus de município polo, sem ser chantagista ou egoísta.  

Trajano de Moraes
Por falar em região, Trajano de Moraes que completou 128 anos na última semana, é exemplo do que a fraqueza econômica causa. O município tem forte retração populacional. As pessoas migram, especialmente, para Nova Friburgo.

Fuga populacional
Minha família, por parte de mãe é prova disso. Todos, exceto minha avó, deixaram Trajano nos anos 70 e 80. A maioria veio para Nova Friburgo, onde eu e meus primos nasceram. Trajano que já foi forte produtor de café, banana e flores, hoje vê a Prefeitura como maior empregador. A história de minha mãe e tias é a história que se repete com outras famílias trajanenses em busca de oportunidades.

A história se repete
A retração vivida naqueles anos se repete nas últimas duas décadas. A esperança fica na produção de água mineral e no turismo. Potencial para reverter a situação, o município tem. Não que seja tarefa fácil, mas requer planejamento de longo prazo.

Dia do trabalhador
Abril passou tão rápido que nem se viu as águas de março levando o verão. 1º de maio, dia sagrado do trabalhador. Pouco se pode comemorar. O desemprego em Nova Friburgo se mantém alto e crescente. O Estado permanece em crise e o Brasil vê recordes nas filas de desempregados. Economia se mantém em retração e nenhum vislumbre de melhora. Difícil ficar otimista com esse cenário.        

Palavreando
“É preciso admitir a fugacidade do até breve. Quantos até breves são adeuses...”

 

“MUITO PRAZER, SOU NOVA FRIBURGO” - A Feira da Vila Amélia ou Mercado Municipal é um espaço com potencial turístico. Apesar de requerer melhores cuidados no entorno e até na estrutura de dentro, o Mercado reúne o que há de melhor da produção local e na gastronomia. Tomar uma cerveja, comer um pastel do Laerte, petiscar um bolinho de bacalhau ou comida japonesa. Aliás, apesar de Nova Friburgo não ter mar, tem as melhores peixarias do Estado do RJ. Impressionante qualidade e o quanto os produtos são frescos. Bem cuidada a feira, pode ser tão famosa quanto é o mercado municipal de São Paulo.

Foto da galeria
Região em festa O último fim de semana foi de eventos pela região. Trajano de Moraes comemorou aniversário, Nova Friburgo celebrou a sua colônia japonesa com um belo festival e Duas Barras realizou com sucesso mais uma edição do Aipim com Torresmo. Torresmo x Sushi Teve sushi, sashimi e temaki em Nova Friburgo, enquanto sobrou aipim e torresmo em Duas Barras. Salve a nossa rica gastronomia que é sem dúvida um dos atrativos turísticos da região. Exemplos gaúchos Mais do que isso, a demonstração da necessidade de obtermos um turismo integrado, com um calendário regional, como muito bem fazem os vizinhos gaúchos, Gramado e Canela. Polo da Região Mais do que o trio Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, deve se focar nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Carmo, Cantagalo e Santa Maria Madalena. Integração necessária Quando se tenta fazer o trio da serra, por razões geográficas, naturalmente, Petrópolis e Teresópolis casam melhor que com Nova Friburgo. Nova
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.