Praça das Colônias

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Praça das Colônias
Fechada por mais de cinco anos para obras, a Praça das Colônias pouco a pouco vai sendo ocupada novamente. Mas não na totalidade. O espaço ainda não tem autorização do Corpo de Bombeiros para receber grandes públicos.

Liberação dos bombeiros
O projeto que consumou na reforma da cozinha, na construção do telhado e em reparos nas lojas não contemplou saídas de emergência. Adaptação fundamental para a liberação do Corpo de Bombeiros.

Vazio explicado
Por isso, a MaiFest que tomou conta da Praça do Suspiro no último fim de semana, não adentrou a Praça das Colônias.

MaiFest
Funcionou. O formato da tradicional festa da cerveja deu certo, mesmo sem as chamadas atrações artísticas de peso nacional. Além de encarecerem a festa, desvirtuam o evento, em que a maior atração é a cerveja.

Excelentes cervejas
As cervejas artesanais capricham cada vez mais nos diferentes sabores adaptados a todos os paladares. Cervejas mais leves, mais amargas, mais frutadas, mais refrescantes. Não faltou para gosto algum das diversas marcas presentes.

Shows caros, para que?
Reforça que além da desnecessidade de shows caros de renome nacional, valorizar a produção local é o que dá sentido ao festejo. Sem as marcas gigantes que, se por um lado poderiam dar um bom patrocínio - como era antigamente – mas que não entregam o que pede a MaiFest.

Festa estadual
Diga-se de passagem, é a festa estadual da cerveja artesanal. Essa garantia, inclusive registrada pela Beer Alliance, é fundamental para que não se desvirtue o objetivo da festa ao bel-prazer de pensamentos diversos no futuro. Reforça-se que a festa também é determinação de lei estadual.

Edições anuais
Esse título não foi usado neste ano. Mas está no planejamento para as edições futuras. De caráter anual, teve muitos que assim como eu, acharam três dias pouco. Melhor ficar o gostinho de quero mais, do que a sensação de esgotamento.

Carros antigos com cerveja
Mas não vai ficar tanta saudade assim a maciça presença das cervejas artesanais, assim como os food trucks. No próximo fim de semana, uma estrutura semelhante volta à cena com a edição do encontro de carros antigos. E com um ineditismo: no espaço do Colégio Anchieta – um dos mais belos cartões postais da cidade. Tem tudo para funcionar.

Mais Praça das Colônias
Voltando à Praça das Colônias, convenhamos. É um espaço muito mal aproveitado. Não faz sentido o vazio que tem em boa parte das colônias. Algo mais ousado precisa ser feito no espaço, com a potencialidade gastronômica que cada país presente pode oferecer.

Bons exemplos
Mais do que isso, a Praça das Colônias poderia ser lugar permanente das cervejas artesanais. Para quem conhece a Vila St. Gallen, em Teresópolis, consegue visualizar bem no que poderia se tornar a nossa Praça das Colônias.

Turista ama tirar foto
E como diz o presidente do Nova Friburgo Country Clube, Roosevelt Concy, turista adora tirar foto, por mais simples que seja o monumento. Por que não homenagear a colônia alemã com um chafariz de cerveja. Certamente, muitos turistas e friburguenses tirariam fotos e fariam com que o espaço rapidamente se espalhasse país afora, propagando Nova Friburgo.

Ideias, ideias e ideias
Uma Praça das Colônias com a cidade da cerveja artesanal, com gastronomia e artesanato de todos os países se tornaria o que ainda não é: um verdadeiro atrativo turístico. Fica o sonho!

Palavreando
“Como olhar para o nada pode nos dizer tudo”.

 

Foto da galeria
“MUITO PRAZER, SOU NOVA FRIBURGO” - Continuamos passeando pela região de Salinas, no Parque dos Três Picos. O por do sol pela vista do Vale dos Frades. É o mais próximo que se pode descrever do paraíso. Registro do talentoso Thiago Lontra.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.