​Novo centro comercial

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Novo centro comercial

Estão a todo vapor as obras para um novo centro comercial próximo ao Nova Friburgo Country Clube, em direção a Olaria. Idealizado pela empresa Estrutural, sob o comando do seu engenheiro gerente, Roberto Botelho Corrêa o empreendimento batizado de Le Parc, conta com três pavimentos, dez salas e cinco lojas.

Le Parc

O nome é inspirado no antigo parque hotel que funcionou nas proximidades. Mais do que isso, a arquitetura também privilegiará a memória do espaço com a fachada lembrando a madeira que ilustrava o imóvel. Haverá amplo estacionamento e a estrutura interna não influenciará no trânsito, já que está projetada uma saída paralela.

Saudosismo e modernidade

A aposta é que aqueles que tiveram o privilégio de ver o hotel funcionando e estejam desavisados, até achem que o parque hotel de outrora voltou a funcionar. A inauguração deve ocorrer no máximo até o ano que vem.

Supermercado?

Quanto ao supermercado que pode vir a se instalar em terreno próximo, a informação mais recente é de que há pendências para a aprovação do projeto. A questão da mobilidade urbana é a principal complicação e as exigências girariam nesse sentido. Vale ressaltar que o centro comercial e o supermercado são projetos distintos, de autores e naturezas diferentes. Caso se concretize, seria a 3ª loja do supermercado a ser aberta na cidade.              

Espaço Arp

Depois de inaugurar uma grande loja e ver o movimento do espaço aumentar vertiginosamente, a próxima inauguração no Espaço Arp será o Centro de Especialidades e a Central de Atendimento da Unimed Nova Friburgo, o que deve ocorrer até o fim deste ano.

Espaço gastronômico

Pouco a pouco, outros empreendimentos passam a funcionar no local. O mais recente foi uma loja de moda feminina com o conceito de second hand. O mais ousado, no entanto, ainda está por vir: Um dos prédios da antiga fábrica de rendas deve abrigar um espaço todo voltado para a gastronomia. Guardado a sete chaves, especula-se que o projeto traz, inclusive, um restaurante panorâmico.

Alerta para o estacionamento

Com o aumento do fluxo, o estacionamento que antes parecia espaçoso, passou a ser mais disputado e no futuro pode representar o problema de falta de vagas. Se por um lado é a amostra concreta de que deu certo, por outro, força um planejamento de ampliação se é que já não foi pensado. Se não foi, fica a dica.   

Carnaval 2020

Todas as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro já definiram seus sambas. Duas das 13 agremiações não fizeram concurso e encomendaram as letras. Das disputas, destaque para a vitória do humorista Marcelo Adnet, na São Clemente. A escola da Zona Sul carioca falará sobre o “Conto do Vigário”. As escolas de Nova Friburgo também estão na reta final de definição de seus sambas.    

Imperatriz de Olaria

A Imperatriz de Olaria definiu seu enredo para o Carnaval 2020. A vermelho e branco falará sobre os quatro elementos no enredo: “Planeta Vida – Sou elementar. Sou terra, sou fogo, sou água, sou ar”.  A escola de Olaria foi a última a revelar seu tema entre as quatro que desfilam no domingo de carnaval. Agora, a agremiação iniciará o processo de escolha do samba.

Unidos da Saudade

Enquanto isso, a Unidos da Saudade é a primeira a confirmar seu hino para 2020. A disputa, que envolveu apenas duas obras, privilegiou a composição da parceria que tem o intérprete Guto como liderança. Com o enredo “Oxum: divina mãe padroeira, senhora do ouro e da beleza”, o samba traz várias menções a nomes das religiões de matrizes africanas e têm dois refrãos fortes que sacudiram a quadra e prometem fazer o mesmo na avenida: “Oro Mi Ma, Oro Mi Maió, deixa eu me banhar em suas águas de novo, Iabado a iê iê ô, renasce do ouro a escola do povo” – canta o refrão principal.

Vilage

A Vilage no Samba já há alguns anos não faz concurso para escolha de seu samba. A exemplo das cariocas Paraísos do Tuiuti e Unidos da Tijuca, que encomendaram sambas, a verde e branco friburguense segue nessa lógica. Para 2020, já tem data para revelar a obra que acaba de ser gravada em um estúdio de música do Rio de Janeiro. Será no próximo dia 27, um domingo, em sua quadra. A escola fará um carnaval de cinema. O samba promete já pelo vasto enredo.

Alunos do Samba

O Alunão entra na segunda de três fases para escolher seu hino. Seis sambas, incluindo um de parceria deste colunista, estão na disputa. Um será eliminado no próximo domingo, 20. Um dia antes da Vilage revelar seu samba, a atual vice-campeã define a sua escolha, dia 26, portanto. A azul e branco de Conselheiro Paulino espera quebrar o jejum de mais de duas décadas sem título, contando a história da Estrada Real. Enredo assinado pelo competente Alfredo Fraga.       

Palavreando

“Não existe saudade, sem gente. Porque saudade e amor estão associados diretamente a quem a gente junta e a vida une por razões das mais variadas”.

Foto da galeria
Há de se fazer uma homenagem a essa rapaziada aí da Rasta Tricolor. Vibrante, o grupo de torcedores esteve presente em quase todos os jogos da vitoriosa campanha do Friburguense na Série B Carioca. Em algumas situações, sem dinheiro, chegaram a viajar em ônibus convencionais para ir aos jogos fora de casa. Voltavam com o time. Isso que é parceria e amor.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.