Férias coletivas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Férias coletivas
Últimos dias do ano de 2019 e o tal corre corre pra cá e pra lá. Muita gente já entrando em recesso, férias coletivas. O fato é que grande parte das pessoas veem a atividade do ano acabar na próxima sexta-feira, 20, para só voltar ao batente possivelmente no próximo dia 6 de janeiro, a primeira segunda-feira de 2020.

Confecções
Grande parte das confecções que emprega a maioria das famílias friburguenses adota esse regime de folga de fim de ano, com férias coletivas. Boa parte da produção da coleção de verão já foi entregue e o período é ideal para parar. Cada uma tem seu próprio acordo com os funcionários.

Fábricas
Fábricas maiores geralmente dão folgas nas vésperas do natal e do ano novo. Ou seja, não trabalharão nos dias 23 e 24 e 30 e 31. Ao invés de descontar das férias, os dias de folga são compensados no banco de horas.

Poder público
Repartições públicas de todas as esferas também devem parar nos dias 23, 24, 30 e 31, com regime de plantão nas duas semanas de fim de ano, Natal e Ano-Novo. Em suma, a vida deve voltar ao normal lá pelo dia 6 de janeiro mesmo.

Comércio
Quem não tem folga é quem trabalha no comércio. Pelo contrário. Até a véspera de natal, horário estendido de funcionamento. O comércio só fecha mesmo nos feriados oficiais, dias 25 e 1º de janeiro.

Friburguense
Quem também não vai parar são os jogadores do Friburguense. O tricolor da serra teve rápida folga após o término da Série B e trabalha desde outubro em preparação para a seletiva do Estadual. Esta está sendo a última semana de treinos que ocorreram além do Eduardo Guinle, no complexo de Centenário e no CT do Vasco da Gama.

Diferencial
Últimos detalhes para um time entrosado, possivelmente o mais entrosado entre os seis participantes da seletiva. Outro que poderia estar em situação semelhante era o América. Mas o tradicional Mecão perdeu boa parte do elenco vice-campeão estadual. Uma vantagem diante de uma competição tão rápida e equilibrada.

Começa domingo
A estreia diante do Nova Iguaçu fora de casa, antes marcada para sábado, foi adiada para domingo, por conta da final do Mundial de Clubes. O calendário é ingrato e os jogadores mal poderão celebrar o Natal com suas famílias. O time volta a campo no domingo, 29, quando estreia em casa contra a Portuguesa.

Vingança
Capítulo à parte, será a primeira oportunidade para se vingar da Lusa carioca  que perdendo em campo, tirou na mão grande o título de campeão da Copa Rio em 2016. O Friburguense foi campeão jogando, mas a Portuguesa entrou na Justiça desportiva alegando irregularidade na inscrição do jogador Diego Guerra.

Entalado
Apesar de toda jurisprudência sustentada pela defesa do Friburguense, incluindo um caso exatamente igual ocorrido com o Vasco, a decisão foi pró-Portuguesa. Desde então, pode se considerar os clubes como inimigos.            

Dias decisivos
Após as festas de fim de ano, o intervalo dos jogos será menor com uma rodada no meio de semana. Sendo assim, as três partidas restantes acontecem em nada mais nada menos que oito dias. Macaé (dia 4, fora de casa); América (dia 8, no Eduardo Guinle) e Americano (dia 11, também no Eduardo Guinle). 

Fase principal
Caso consiga a classificação para a fase principal, o Friburguense teria uma semana para estrear na fase principal. Sendo primeiro colocado, diante do Madureira, fora de casa. Caso fique em 2º, contra o Flamengo, em Nova Friburgo. Ambos previstos para sábado, 18 de janeiro.

Nem pensar
Os não classificados jogam um torneio de ida e volta. O primeiro colocado desse torneio estará livre do rebaixamento. Os três restantes voltam a se enfrentar para definir os dois que se salvam do descenso.

Mudanças
Dessa maneira, diferentemente dos últimos anos, quando os dois últimos da fase principal iam para a seletiva, em 2020 apenas o último da fase principal irá para a seletiva de 2021 que também terá sua última edição. O mesmo ocorre para o rebaixamento para a segundona. Apenas a última colocada será rebaixada para disputar a edição deste ano mesmo.

Para entender
Assim, os três times da seletiva ganharão a companhia desse último colocado da fase principal, mais o campeão e vice da segundona. Dos seis, apenas um time irá à fase principal de 2021. Os cinco eliminados mais o último da principal de 2021, somando os outros seis melhores da segundona 2020 formarão já em 2021 a nova segunda divisão com 12 clubes.   

Fase principal
Em suma, se classificar nesse ano para a fase principal é a grande chance de escapar de toda essa confusão. Faz pensar que o Friburguense subiu na hora certa, pois sair da atual segundona será cada vez mais difícil para chegar na elite.     

Palavreando
“A vida insiste em se teimar inacabada. Quem dera pudesse a vida ter mais tempo”.

Foto da galeria
Nova Friburgo é destaque em uma exposição que acontece durante todo esse mês de dezembro na Uerj, campus Maracanã. Trata-se do trabalho do doutor em Geografia Gláucio Marafon, com curadoria de Analu Cunha e Marcelo Campos intitulado “O Rural como Paisagem”. Quase todas as fotos em exposição são de Nova Friburgo. Os painéis fotográficos inauguram também um novo projeto da universidade: a galeria itinerante. Já como parte das comemorações dos 70 anos, a exposição conta com um livro de mesmo nome.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.