Chegou a hora

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Chegou a hora
O Friburguense estreia neste sábado, 25, na Série B do Estadual, diante da sua torcida frente ao Duque de Caxias. O time se saiu muito bem nos amistosos preparatórios para a competição, rendendo otimismo, mesmo diante de tantas modificações com relação ao time do ano passado que terminou em 6º lugar na competição.

Sem apoio empresarial
O apoio empresarial não veio. O clube continua sem patrocinador master e sem patrocínios na camisa. O programa de sócio torcedor ainda não foi lançado. A questão financeira é preocupante e se não subir neste ano, é quase inimaginável o que fazer para bancar a temporada 2021.

3º ano na segundona
Desde que a gestão do futebol passou a ser feita pelo atual diretor, Siqueirinha, o clube jamais ficou mais de dois anos na segundona. Esse já será o 3º ano na divisão inferior. Quando caiu em 1995, voltou em 1998. Naquele ano, teve ainda que participar de uma seletiva para enfrentar os grandes. Algo semelhante ao que acontecerá se subir nesse ano. Em 2010 caiu e subiu logo no ano seguinte.

Média baixa
A média de torcedores na segundona tem sido a mesma nos dois anos de calvário. Cerca de 300 torcedores. Essa média precisa aumentar. O valor dos ingressos será o mesmo: R$ 10 na descoberta e R$ 20 na coberta. Na social, os sócios do clube pagam meia. O 12º jogador é fundamental, tendo em vista que serão poucos jogos em casa.

Incompetência da FFERJ
O Friburguense foi bastante prejudicado no sorteio da Federação que dispensou as condições mínimas e técnicas de equilíbrio na confecção da tabela. Diante de oito adversários no 1º turno, só fará três jogos em casa. Erro grosseiro para um órgão experiente. Para refutar perseguição, vamos apenas defini-los como incompetentes.    

Planos de saúde na mira
O Procon estadual finalmente iniciou a força-tarefa para combater a obrigação considerada ilegal imposta por planos de saúde em que consumidores só poderiam rescindir seu contrato coletivo, por adesão ou empresarial, ao cumprir o período de um ano de fidelidade

Restituição de valores
Em alguns casos, cobra-se o pagamento de duas mensalidades extras. Dentro da força-tarefa, se buscará convencer as operadoras de planos de saúde para que restituam o valor cobrado dos consumidores que rescindiram seus contratos nos últimos cinco anos.

Desburocratizar
A partir de junho, os empresários não precisarão mais enviar duas declarações de ICMS ao estado. É o fim da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA-ICMS). Somente a Escrituração Fiscal Digital (EFD) precisará ser entregue.

De mal a pior
A taxa para retificação da Escrituração Fiscal Digital também foi eliminada. Esta simplificação visa ajudar o estado a sair da crise e exercer melhor a fiscalização para acelerar a arrecadação. Fato é que a economia brasileira e fluminense segue de mal a pior.

As mais conhecidas
Pesquisa anual da Kantar aponta que a Coca-Cola continua sendo a marca mais conhecida e consumida do mundo. No Brasil, a Coca-Cola também está na liderança. Será que em Nova Friburgo também? Provável. O Brasil só se difere na 2ª posição, com relação ao ranking mundial. Enquanto a Colgate é a 2ª no planeta, no Brasil a Ypê é quem tem essa posição. A Colgate aqui é 3ª.

Força local
A mesma pesquisa, no entanto, aponta um quadro otimista para os empreendedores locais. Houve aumento na escolha de marcas regionais. No entanto, as marcas globais têm mudado seus modos e se percebe uma tentativa de dar um ar local aos seus produtos, fazendo diferenciações por região. E as nossas marcas locais? Quais serão as marcas genuinamente friburguenses mais conhecidas em nível nacional? E as mais conhecidas por aqui? A pesquisa não revela esse grau de profundidade local. Mas vale o imaginário.   

Palavreando
“A lida nos ensina que julgamentos só fazem perder tempo para se angustiar. E a angústia é um veneno nocivo demais para se conservar”.   

Foto da galeria
Pedindo licença aos colunistas sociais, mas não posso me permitir deixar de registrar aqui a alegria da chegada do João Lucas, primogênito da adorada jornalista e radialista Daniele Asth com o jogador de futebol Lucas, ex-Friburguense e atualmente no CRB. Joao Lucas nasceu no último dia 19 em Maceió-AL, onde o casal mora por conta da profissão do pai, no com 3,480 quilos, 49 centímetros e toneladas de amor. Minha alegria é imensa, já que fui o cupido e o padrinho celebrante do casório. Felicidades à linda família que se forma!
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.