Discurso de posse

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Boa noite a todos os presentes em nossa Academia.

Agradeço a presença das autoridades, dos acadêmicos, dos meus familiares e amigos.

Com muitos de vocês, tenho uma história a contar, seja de amizade, de conquista e trabalho. É uma felicidade e uma honra estar aqui, assumindo a presidência da Casa de Salusse, uma Academia que foi gerada nos bancos da praça, sem chaves, portas e paredes. Que nasceu para ser livre.

Ao ser indicada e posteriormente eleita para a presidência da Academia Friburguense de Letras, algumas questões estiveram ao meu lado e a principal delas foi dar continuidade ao trabalho realizado pelo Presidente Robério, um sábio e sereno presidente. Progresso e Continuidade foi o lema que caracterizou a nossa chapa, o que me trouxe a responsabilidade de fazer a academia continuar a ir além dos seus muros. E não é para menos; Nova Friburgo tem essência artística e, segundo Robério, é a cidade da inspiração, o que me faz acreditar na força do trabalho de equipe. Eu, Tereza, presidente, vou ocupar a função de liderança e quero fazê-la de modo dinâmico e democrático, porém dentro da serenidade que caracteriza minha forma de ser. Então, tenho a alegria de apresentar nossa equipe: Alberto Lima Abib, Vice-Presidente; George dos Santos Pacheco, Secretário Geral, Hartmut Ernst Riedmaier. Tesoureiro e Ordilei Alves da Costa; Diretor Cultural. O Conselho Fiscal é composto por Robério José Canto, presidente, Paulo Jordão Bastos e Wanda Barroso Borges. Ainda vou contar com a assessoria de Anna Braga Asth. Esta é uma equipe proativa que foi se fazendo naturalmente ao longo dos anos e amadurecendo face aos desafios. De mãos dadas, vamos dar brilho à vida acadêmica. Além do mais, nosso trabalho é voluntário. Estamos aqui para dar sentido às nossas vidas. Por amor à literatura e à cidade.

Neste momento, a Academia vai abraçar e unir gerações, independentemente dos anos que trazem nos pés, todos têm o que aprender e o que ensinar. Então, a presidência terá a função de motivar a troca de experiências em termos de literatura e de vida. Assim, o nosso objetivo primeiro é apoiar a produção literária dos autores da região e promover o amadurecimento autoral. Para tal, criamos o ANEXO JOVEM, composto de quinze cadeiras que serão preenchidas por jovens escritores de 16 a 29 anos de idade. Por ora, vamos preencher 5 cadeiras, o que muito nos alegra e honra, até porque os jovens de Nova Friburgo têm uma produção literária intensa, e a Academia Friburguense de Letras não pode deles, desviar o olhar. Precisamos seguir os rumos da história.

Friburgo tem como tornar seus ares mais literários e esta Casa pretende colaborar com as instituições e iniciativas que navegam nesta direção. E já estamos no rumo! Hoje, em nosso planejamento de trabalho, prevemos atividades que nos direcionam para a expansão literária, como dar continuidade às PALESTRAS que, neste ano, evidenciarão a língua Portuguesa, ao ENCONTRO ENTRE ESCRITORES, conduzido por Márcia Lobosco, em que debateremos questões relevantes ao escrever. Vamos estimular o intercâmbio entre leitores e escritores em: VOCÊ PERGUNTA E OS ESCRITORES RESPONDEM. E, ainda, criaremos o EFE, ENCONTRO FLUMINENSE DE ESCRITORES, em que promoveremos debates sobre o processo de criação literária entre os escritores do Estado do Rio de Janeiro. Nosso estado é um lugar literário! Gestou Machado de Assis, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Ana Maria Machado e tantos outros.

Realizaremos saraus e participaremos da vida literária da cidade, como o Clube de Leitura, na Casa Eliza Vidal, o Café Literário, dinamizado por Márcia Lobosco, na padaria Sans-Souci, bem como das festas e festivais literários, como a segunda edição da Flinf e da Feira Cultural, além das atividades desenvolvidas pelo SESC, principalmente em sua biblioteca. Ainda faremos a nossa Casa brilhar no dia 22 de junho, quando comemorará 70 anos de fundação e, desde então, nunca adormeceu!

Para realizarmos nosso planejamento precisamos contar com o apoio da comunidade. Temos sido acolhidos pelas empresas: STAM, TIME EXPRESS, WERMAR, SUPERPÃO, LUBAVAS, ARITEKA e SOLTINTAS. Os HOTÉIS MOUNT EVEREST, SÃO PAULO, FABRIS e HABITARE. O RESTAURANTE TRILHAS DO ARAÇARI. Também pela PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA FRIBURGO, pela ACIANF e pelo CONVENTION & BUREAU. Por pessoas que reconhecem a importância da Academia para a cidade, como Luiz Fernando Bachini, Alexandre Cruz, Professor Pierre da Silva Moraes, Gustavo Barroso, Flávio Stern e Marcelo Cruz. Com o apoio da mídia através do jornal A VOZ DA SERRA e da revista ÊXITO RIO.

Finalmente, tenho a expectativa que ao final desses dois anos em que presidirei a Academia Friburguense de Letras, eu possa sentir a paz da missão cumprida e entregá-la a outro amante da vida e das letras.

Muito obrigada!

TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.