Academia Friburguense de Letras

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

(Por Tereza Malcher e Alberto Lima Abib)

Esta é uma mensagem dirigida aos amigos da Academia Friburguense de Letras - AFL, escrita a quatro mãos, por Alberto Lima Abib (presidente para o biênio 2019/2020) e por mim, Tereza Malcher, presidente pelo período 2017/2018, para celebrar a passagem do cargo, enquanto momento de transição importante para a vida acadêmica, mesclando as tendências do pensamento e das atividades de uma direção que terminou com a que se inicia.

A gestão que se encerra foi caracterizada pela cooperação, entusiasmo e criatividade. As portas da Casa de Salusse foram abertas, e os ideais da Academia derramados pela cidade, conforme plano de trabalho da última diretoria, há dois anos, dando continuidade ao trabalho do memorável presidente Robério José Canto.

Foram envidados esforços para que a AFL cumprisse suas metas quanto à valorização da língua portuguesa e da literatura nacional, à promoção e ao estimulo da produção literária e sócio cultural, à realização de cursos, de concursos, palestras e demais eventos literários.

Preservamos a sua memória histórica e a da cidade de Nova Friburgo. Assim, criamos o Anexo Jovem, que passou a acolher, a título de estímulo, jovens escritores friburguenses entre 16 e 30 anos.

Temos realizado, anualmente, o Concurso Literário Nacional Julio Salusse, já na sua 5ª edição, e o Primeiro Congresso das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.

Acolhemos o Clube de Leitura, que tem funcionado nas dependências de nossa sede, à Praça Getúlio Vargas.

Há cinco anos, foi criado o Coral Academia Friburguense de Letras, cuja participação nos eventos da AFL tem sido uma constante, agregando valor aos nossos eventos.

 

TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.