Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

18/12/2018

Há alguns meses, meu esposo retornou de uma caminhada na mata próxima ao local onde residimos e trouxe um objeto, que assim que foi avistado pelo nosso filho mais novo, já virou alvo de questionamento. ‘O que é isso, papai?’, perguntou. Prontamente, meu esposo respondeu: ‘É um fungo chamado orelha de pau’. No mesmo instante meu filhinho replicou: ‘Que nada, papai, é um disco voador!’. Pegou o fungo da mão do papai e saiu fazendo seu disco voador sobrevoar por toda casa.

Leia mais
11/12/2018

Está sendo realizado até a próxima sexta-feira, 14, em Nova Friburgo o evento Mountains 2018, que é constituído pelo III Workshop sobre o Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha, além da II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha.

Leia mais
04/12/2018

Cataki é um aplicativo gratuito para celular, que conecta pessoas e empresas aos catadores de recicláveis. Processo aberto, colaborativo e sem fins lucrativos, o Cataki é mantido graças ao apoio de parceiros e financiadores como a OAK Foundation, Eccovida, Locaweb e outros. Qualquer voluntário pode acessar o site e se oferecer para colaborar de alguma forma.

Leia mais
27/11/2018

Grande tendência na Suécia, a atividade esportiva beneficia o corpo e a mente, e não apenas isso, essa prática inusitada para nós brasileiros beneficia principalmente o Meio Ambiente.

Foi praticado pela primeira vez em 2017 pelo ambientalista sueco Erik Ahlstrom, que organizou um grupo no Facebook e lançou essa ideia que ganhou milhares de milhares de adeptos pelo mundo inteiro. Os adeptos desse esporte compartilham suas experiências por meio da hastag  #plogging.

Mas afinal, o que é o “Plogging”?

Leia mais
20/11/2018

Essa semana gostaria de utilizar esse espaço de informação para chamar a atenção sobre a forma lamentável com que os estudantes entregam os locais de prova após a finalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa cena pode ser vista em centenas de locais onde a prova foi aplicada, em todos os anos em que foi realizado o exame.

Leia mais
13/11/2018

Termina na próxima quinta-feira, 15, o prazo de envio do material para a participação da 10ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV). Quem tiver interesse em participar do circuito deve se apressar, pois faltam apenas dois dias para encerrar o prazo (já prorrogado) do envio do material.

Leia mais
06/11/2018

É comum escutarmos de um grande número de pessoas que para ser sustentável deve-se abrir mão, quase que totalmente, daquilo que às vezes pode tornar nossa vida mais fácil e confortável. Nunca mais usar descartáveis, vender o carro e andar de bicicleta, não ter celular, abandonar as lareiras por conta da emissão de monóxido de carbono. Banho então, no máximo, 4 minutos.

Isso não é verdade

Leia mais
30/10/2018

Você conhece o trabalho do MBS – Meu Bairro Sustentável em Nova Friburgo?

O MBS  é um negócio de impacto social que vem desde 2016 atuando nos bairros de Nova Friburgo na implantação de ações de sustentabilidade e qualidade de vida. A Equipe atende a quantos convites possíveis. Muitas de nossas ações são viabilizadas por empresários de Nova Friburgo, algumas também de forma voluntária por essa equipe 10, que sabe que esse trabalho não pode parar!

Leia mais
23/10/2018

Reciclável X Reciclado X Reaproveitado

Reciclável-  Reciclagem significa reprocessar o material transformando-o em novos produtos sem a necessidade da extração de mais matéria-prima. “Re-ciclar”, como o próprio nome já diz, significa inserir novamente o material em um ciclo de produção. Um material reciclável significa que ele é passível de ser reciclado.

Leia mais
16/10/2018

Conheça a sementeira, uma interessante ferramenta, simples barata e muito eficiente

Utilizar a sementeira consiste em transformar as centenas de sementes dos frutos consumidos por cada um de nós em nossas residências, ou mesmo nas escolas, creches, lanchonetes e os mais variados locais, em mudas de árvores frutíferas.

É um processo relativamente rápido e com efeitos positivos, não apenas sobre a comunidade carente, mas também para a sociedade como um todo.

Quantas sementes tem uma melancia?

Leia mais