Parabéns ao Parque das Seriemas

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Você sabe por que as ruas do Japão são extremamente limpas? Difícil de entender, tendo em vista que diferente do Brasil, no Japão não tem garis. Os mesmos só são disponibilizados em casos emergenciais. Na verdade, o grande segredo desse país oriental é a cooperação. Cada um cuida não somente de sua calçada, como também do estacionamento e dos arredores (escolas, fábricas, comércio etc.). É comum condôminos participarem de mutirões para limpeza dos prédios onde moram e entorno, com clausulas descritas para tal fim em contrato de locação.

Essa é apenas uma das características culturais desse país que possui um padrão de vida altíssimo, além da maior expectativa de vida do mundo e uma das menores taxas de mortalidade infantil.

Japão X Brasil

Que o nosso país é sem dúvida lindo, hospitaleiro, biodiverso, ninguém tem dúvida, entretanto, existem algumas características em nossa cultura que precisam ser urgentemente repensadas e readaptadas para o bem da nossa continuidade. De forma positiva, já podemos perceber algumas iniciativas independentes de comunidades em prol do cuidar do espaço em que vivem. E pouco a pouco essas iniciativas vem se destacando e se tornando cases de sucesso, inspirando outras comunidades.

Tomada de consciência

O cidadão precisa compreender que ele pode e deve se envolver nesses processos. Já o poder público deve identificar os líderes, formadores de opinião e também moradores que já demonstram interesse por este tipo de ação para assim facilitar o incentivo aos mutirões. Hoje vamos externar uma iniciativa que acontece em  Nova Friburgo, no bairro São Geraldo.

Mutirão de Ornamentação do Parque das Seriemas

O primeiro mutirão foi realizado no último dia 17. E sua realização ocorreu das 8h às 18h. O autor dessa iniciativa foi o Projeto Meu Bairro+200 (núcleo do Comitê dos 200 anos de Nova Friburgo) e ele pode contar com o apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos e Obras, Horto Municipal e do projeto Meu Bairro Sustentável. O objetivo desta ação foi revelar a cada morador quanto aos seus deveres (nesse caso, cuidar de sua calçada), incentivar o associativismo, aproximar a comunidade do poder público, mitigar o vandalismo, informar sobre o descarte correto de entulhos e lixo, diminuir os custos das secretarias de Serviços Públicos e Obras na manutenção dos bairros, valorizar os imóveis e criar um clima de beleza e organização.

A mobilização foi feita de casa em casa. Os moradores puderam escolher mudas (que foram doadas pelo horto municipal) para o plantio na área pública em frente ao seu imóvel e entorno.Também foram entregues tinta para ornamentar calçadas, pedras e meio fio. Contamos com a participação de 33 moradores que se dispuseram à abraçar essa iniciativa.

Conclusão

O mutirão foi um sucesso e o resultado melhor ainda. A adesão superou nossas expectativas. A comunidade participou de forma efetiva e se alegrou muito ao receber mais de 100 mudas de variadas espécies e tinta para melhorar a aparência do meio fio, pedras e pneus (usados como vasos na forma de artesanato). Uma iniciativa simples, de interesse público e que provocou o início de um movimento já previamente agendado para todo terceiro domingo do mês.

Agradecimentos as secretarias de Serviços Públicos e Obras, Horto Municipal,  equipe do Meu Bairro Sustentável, Luiz Wanderley (funcionário do horto), Reginaldo de Oliveira e a todos os voluntários que participaram dessa ação com carinho, consciência e vontade de mudança. Parabéns!

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável!!!

Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.