Circuito Tela Verde

terça-feira, 17 de abril de 2018

O Circuito Tela Verde irá estrear sua 9ª edição na Semana do Meio Ambiente em junho, e escolheu a UFF em Nova Friburgo, entre uma das 651 instituições selecionadas para exibir uma mostra independente de vídeos sobre temas socioambientais. Ao todo 26 estados foram selecionados. No estado do Rio, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Rio das Ostras também receberão essa mostra de vídeos.

O circuito é uma iniciativa do departamento de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente e seu objetivo é divulgar a educação ambiental, estimular a participação em mobilização social por meio da produção independente audiovisual. (fonte: mma.gov.br)

Empresa brasileira desenvolve cortina antibacteriana e sustentável

A empresa BR Goods, após participar do programa de aceleração Braskem Lbs Scale, desenvolveu um plástico fabricado a partir da cana-de-açúcar e com ele produz cortinas de alta tecnologia feitos com polímeros especiais antifúngicos e antibacterianos.

Como foi batizada, a cortina de plástico reciclável I'm Green, é um sonho para os alérgicos e mais uma amostra de como é fantástico quando a tecnologia é usada com responsabilidade socioambiental. (Fonte:exame.abril.com.br)

 Pan - Plano de Conservação Nacional

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou o Plano de Conservação Nacional (Pan) com 41 espécies ameaçadas. Será coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios do ICMBio e parceiros.

O plano tem por objetivo reduzir a degradação do habitat, a restauração da fauna, influenciar políticas públicas em diferentes esferas do governo, visando incorporar medidas de proteção para a diminuição da caça destas espécies no mesmo período.

Um dos animais apontados que sofre risco de ser extinto é o macaco Sapajus cay e as principais ameaças identificadas para a espécie foram: incêndio, assentamentos rurais, agricultura, pecuária, expansão urbana, vulnerabilidade a epidemias, desmatamento, aumento da matriz energética e malha rodoviária, desconexão e redução de habitat, poluição de ambientes e, finalmente, a caça.

Após tomar conhecimento que inúmeras espécies de animais e plantas podem ser extintos do planeta, apenas por hábitos cotidianos do ser humano, e que a simples mudança dos mesmos pode conter em grande parte essa inconsequência, você leitor é capaz de refletir sobre a urgente necessidade para mudança de hábitos e desenvolvimento de rotinas menos impactantes?

Acredito que como seres racionais, cuja inteligência é dita superior aos dos demais seres vivos, temos mais que a obrigação de cuidar e preservar as outras espécies, nativas ou exóticas. Será que temos agido assim, ou será que temos feito o oposto do que o planeta espera de nós?

Minimalismo

Na semana que vem vamos abordar um tema super interessante, que nos ajudará a observar a vida de uma forma bastante diferente, o Minimalismo.

Se você quiser se aprofundar mais um pouco nos assuntos que foram abordados nesta coluna, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente (mma.gov.br) e confira os detalhes.

Uma boa semana de reflexão a todos!

Calendário Verde – Abril
17 – Dia Nacional de Botânica
19 – Dia do Índio
22 – Dia da Terra
28 – Dia da Caatinga

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado

TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.