Max Wolosker

Max Wolosker

Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.

26/03/2024

Vários fatores explicam esse fenômeno, não se podendo afirmar ser um mais importante que o outro ou outros. É claro que o aumento do material rodante associado a uma malha viária que pouco evoluiu, contribui em muito com essa insanidade. Além do mais, o aumento constante do número de motocicletas, que também se enquadra no material rodante, é outro fator a aumentar o caos nosso de cada dia.

Leia mais
19/03/2024

Como acontece de tempos em tempos, o dia 31 de março de 2024, pelo calendário gregoriano, coincidirá com o dia 31 de março de 5784, no calendário judaico. Como as Testemunhas de Jeová se baseiam, em termos de comemorações religiosas, ao calendário judaico, tivemos no domingo uma curiosidade marcante. Os católicos comemoraram a Páscoa, que significa no cristianismo a ressureição de Cristo. Nesse mesmo domingo, as Testemunhas de Jeová celebraram a Paixão de Cristo. Significados opostos, mas na mesma época.

Leia mais
12/03/2024

Em 17 de janeiro, mil músicos israelitas, reunidos no anfiteatro de Cesaréa, junto com as famílias dos reféns judeus ainda mantidos pelo grupo terrorista Hamas, cantaram a música Ha Bayita, que em hebraico significa volta para casa. Pediam também pelo final da guerra, que traz mais sofrimentos para o país e para a região, com o número crescente de mortos e feridos, nesses combates em que está em jogo a sobrevivência de Israel.

Leia mais
05/03/2024

Da mesma maneira que é muito difícil escrever sobre futebol, sem deixar transparecer o lado torcedor, é complicado discutir a crise de Gaza com a isenção que ela requer. Lê-se muita besteira no Facebook e nas redes sociais, principalmente aquelas que tentam comparar Israel a Hitler; ou outras que culpam Israel por usar uma força desproporcional. Tem ainda aqueles que publicam fotografias de crianças feridas, ou mesmo mutiladas, sempre palestinas, jamais judias. A verdade é que esse tipo de postura não ajuda nem ajudará a resolver a questão.

Leia mais
20/02/2024

O sistema judiciário brasileiro é uma piada de mau gosto, se é que podemos brincar com um problema tão sério. A população brasileira, em sua maioria, não acredita nas atitudes tomadas pelo Judiciário e, infelizmente, essa sensação se estendeu para a criminalidade, pois desde algum tempo que ela sabe direitinho como driblar as restrições que lhe é imposta.

Leia mais
06/02/2024

Como faço há três anos, resolvi, mais uma vez, viajar para comemorar meu aniversário, que este ano cai exatamente no dia da publicação dessa coluna. Em 2020 fui para Fernando de Noronha, em 2021 a pandemia impediu viagens e em 2022 e 2023 meu destino foi a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

Leia mais
30/01/2024

Não gosto muito de abordar futebol nas minhas colunas, mas decorridas quatro rodadas do campeonato estadual do Rio de Janeiro, algumas considerações devem ser feitas sobre esse torneio que não serve para nada. Dizer, como o fazem, alguns coleguinhas da imprensa de que ele é o mais charmoso entre os estaduais, é um contra senso, pois de charme ele não tem nada. Além disso não representa nenhum ganho para os grandes clubes do estado, seja ele esportivo ou financeiro.

Leia mais
23/01/2024

Com o advento da internet, no Brasil a partir de 1988, em teoria a vida das pessoas tendeu a ser simplificada. As máquinas de datilografia foram abandonadas em função da facilidade de se escrever pelo computador, com a vantagem de se ter um corretor de texto que corrigia os erros quase que instantaneamente. Os métodos de pesquisa começaram a ser agilizados, pois com os sites de procura que surgiram dispensavam as horas e horas de consulta passadas nas bibliotecas.

Leia mais
16/01/2024

“Contas públicas têm piora de quase R$ 260 bilhões até novembro, aponta Banco Central”. “Aumento do rombo está relacionado à alta das despesas e ao recuo da arrecadação. Dívida pública registrou aumento de 2,1 pontos na parcial do ano, para 73,8% do PIB” (por Alexandro Martello, G1- Brasília).

Leia mais
09/01/2024

Esse ditado popular se encaixa como uma luva à Nova Friburgo. O prefeito atual, Johnny Maycon, vem tentando incrementar o lado turístico da cidade, promovendo eventos, ao longo do seu mandato; com isso, movimenta o comércio local, aumentando a taxa de ocupação dos hotéis e enchendo os nossos restaurantes.  A característica gastronômica de Friburgo melhorou muito com a abertura de novos e a consolidação dos restaurantes já existentes. Cônego, Mury, Centro têm estabelecimentos de qualidade, com pratos da cozinha nacional e internacional, de deixar água na boca.

Leia mais