Violência

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 03 de maio de 2019

Para pensar:

“Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.”

Leonardo da Vinci

Para refletir:

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.”

Leonardo da Vinci

Violência

A coluna evita, por diversos motivos, dar muito espaço a ações de violência ocorridas em nossa cidade.

Sabemos que notícias assim muitas vezes atraem cliques e vendem jornais, mas tentamos aqui praticar um jornalismo responsável e comprometido com a sociedade friburguense.

Que não fecha os olhos ao que gostaríamos que não existisse, mas que valoriza e estimula o que é bom, o que é exemplo, jogando a favor de Nova Friburgo.

Hora de conversar

Ainda assim, diversos acontecimentos e relatos recentes, cobrindo desde assassinato por motivo banal (basicamente porque o autor estava armado onde e quando não deveria), barricada em comunidade, ocorrências trágicas no trânsito e grande número de denúncias de furtos têm gerado uma nuvem pesada, impossível de se ignorar.

Temos vivido dias difíceis, e é preciso que nos questionemos a respeito do que podemos fazer para que nossa terra continue a nos proporcionar qualidade de vida tão diferente daquela encontrada nas grandes áreas metropolitanas que nos cercam.

Não custa lembrar

A coluna não traz respostas, até mesmo porque não tem competência para isso.

Mas abre espaço para o debate.

E lembra que, em meio a seus estudos, a friburguense Ilona Szabó já chamou diversas vezes atenção para a importância (tantas vezes negligenciada) da esfera municipal e da sociedade civil organizada na prevenção à violência.

Ou seja: a questão nos é pertinente, não apenas como vítimas, mas também como agentes.

Sugestão

Que tal pensarmos numa audiência pública, agendada com antecedência suficiente para que possamos reunir Ilona com diversas de nossas representações sociais, não apenas ligadas diretamente à segurança pública, a fim de que possamos refletir sobre tais ponderações e a partir delas traçar metas concretas e viáveis de ação?

A coluna tem a certeza de que ela viria, com prazer.

Jogo duro

A coluna andou falando recentemente a respeito de algumas movimentações no tabuleiro político, já visando outubro de 2020.

E, como o leitor deve imaginar, nem todas as jogadas, sobretudo nesta fase das articulações, primam pela ética.

A bem da verdade, o que tem de falta sem bola que as câmeras deixam de registrar é uma grandeza.

Fake

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, passou por uma dessas recentemente.

Ao que consta ele ficou bastante chateado ao ter conhecimento de rumores, espalhados sabe-se lá por quem, de que estaria considerando a hipótese de ser candidato a vice-prefeito na chapa que buscaria a reeleição do atual governo.

A quem interessa?

A coluna entende que não existe qualquer chance de isso vir a acontecer, e também que a criação deste tipo de rumor é bastante sintomática.

Para bom entendedor, a mensagem sempre diz mais do que se pretende.

Portas abertas

Cumprindo uma promessa feita logo após a confirmação de sua eleição, o deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) abre hoje, 3, a partir das 10h, as portas de seu gabinete em Nova Friburgo.

Situado em Olaria (Praça 1º de maio, 14 - sobreloja), o espaço será inaugurado sem alarde, já em meio às muitas agendas que o parlamentar tem na cidade ao longo de todo o dia.

A propósito

À noite Luiz Lima será um dos homenageados pela Comissão de Esporte e Lazer da Câmara de Vereadores, com a Medalha de Mérito Esportivo Swian Zanoni.

Além do ex-nadador e atual deputado, a comissão, presidida pelo vereador Cascão (PDT), também entregará a medalha aos craques Flávio Luiz Chagas (Ziquinha) e Márcio Guindani Soares (Bidu).

Parabéns a todos pelas justas homenagens.

Vídeos institucionais

O Diário Oficial de Nova Friburgo, de hoje, 3, publicado na página 8 desta edição, traz um extrato de instrumento contratual no valor de R$ 1.050.175,00 para prestação de serviços de inserção de vídeos institucionais da prefeitura num mesmo canal de TV aberta.

O valor cobre 12 meses da prestação do serviço.

Atos oficiais

A coluna não critica a medida, mas registra o fato diante do teatro que volta e meia é encenado por políticos que não fazem por merecer elogios neste espaço, e que naturalmente gostariam de ver reduzido o alcance da publicação de atos oficiais impressos, esses sim, obrigatórios por lei, alegando razões de “economicidade”.

Como se observa, na boca de algumas pessoas, até o silêncio consegue ser incoerente.

Fenf 2019

O respeitado artista friburguense Lincoln Vargas está entre nós.

Após o sucesso da edição 2018 do Festival de Esquetes de Nova Friburgo (Fenf), Lincoln está se reunindo com apoiadores e deverá lançar amanhã, 4, o edital para e edição 2019 do festival, que ocorrerá na primeira semana de julho, junto ao Festival de Inverno.

As inscrições ficarão abertas até 16 de junho.

Por falar nele

E já que falamos em Lincoln, a boa notícia é que após muitos anos radicado no Rio de Janeiro, onde acumulou currículo e rede de contatos impressionantes, ele está trazendo a maior parte de sua estrutura de trabalho para sua cidade natal, e deve passar muito mais tempo por aqui daqui para a frente.

Conhecendo-o há mais de 30 anos, o colunista não tem receio de afirmar que sua presença irá se traduzir em grande agitação cultural para a cidade.

Que seja muito feliz por aqui.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.