A todo vapor

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Para pensar:

“Ontem você quis o amanhã

Hoje você quer o depois.”

Nação Zumbi

Para refletir:

“A burrice não tem fronteiras ideológicas.”

Roberto Campos

A todo vapor

Criada oficialmente na assembleia de 22 de agosto, a Associação de Amigos da Preservação e Memória do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo tem dado muitas mostras de que, quando se trata de cuidar da memória e do resgate do trem na região, não está brincando em serviço.

Após três meses de atuação, num trabalho coletivo e integrado, já é possível ver alguns resultados bastante positivos.

Contatos

Olhando em retrospectiva, o Clube do Trem pode contabilizar duas das grandes conquistas neste seu primeiro ano, ambas na forma de contatos estabelecidos.

O primeiro deles com Manoel Geraldo Costa, inventariante da Rede Ferroviária, se deu através do deputado federal Paulo Feijó.

Já o segundo foi com o empresário Miltolino Donin de Souza, de Sumidouro, também grande interessado no projeto de uma linha férrea com fins turísticos na região.

Interação

Além dessas ações, o Clube do Trem prepara seu site para ser colocado no ar em breve, e também está organizando seus dois primeiros núcleos na região: o de Bom Jardim, sob a coordenação de Descio Luiz Freire (ex-secretário de Turismo e Cultura); e o de Sumidouro, sob a liderança da jornalista Bernadete dos Santos Dias e do engenheiro ferroviário aposentado Ildebrando Moura Machado.

Assembleia

A última assembleia geral de 2017 está marcada para o dia 5 de dezembro, às 19h, no auditório da Academia Friburguense de Letras (AFL).

Na pauta estão tópicos como prestação de contas/relatório de atividades, entrega de títulos de sócios fundadores, homenagens e confraternização.

A vez de São Geraldo

A Câmara de Nova Friburgo realiza hoje, 23, a nona sessão itinerante desta legislatura.

A reunião fora da sede acontecerá às 18h na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, na Rua Benedito Feliciano da Costa, em São Geraldo.

Parênteses

A iniciativa – que ainda pode e deve ser melhorada, sobretudo no que diz respeito ao aumento da participação comunitária, preferencialmente em sessões não ordinárias ou deliberativas – aproxima-se do fim de seu primeiro ano com saldo bastante positivo.

O Massimo reconhece o excelente trabalho feito pelo presidente Alexandre Cruz, em meio a uma composição difícil e ventos bastante contrários e turbulentos.

Penúltima

Após atender os oito distritos de Nova Friburgo e o bairro de São Geraldo, o Legislativo friburguense encerra as sessões itinerantes no próximo mês, com uma visita a Olaria.

Fala, leitora!

“Gostaria de registrar minha insatisfação com o serviço precário nas agências dos Correios de Nova Friburgo, que alegam estar ‘sem sistema desde quinta-feira, 16. Isso está prejudicando a população em geral, e não é a primeira vez que acontece. A agência que fica na Praça Getúlio Vargas, 85, no Centro é um exemplo. Liguei para a central dos Correios pelo 0800 para saber se eles poderiam dar algum suporte, mas fui informada de que a responsabilidade é local, pois a agência teria todos os meios necessários a disposição para tentar solucionar esse tipo de problema.”

Segue

“Fico indignada porque, quando se trata de agências dos correios, nós, clientes, nunca podemos fazer nada, sempre temos que nos conformar e ter paciência. Só nos resta recorrer aos meios de comunicação que credibilizam a nossa voz. Ficaria muito grata se pudessem dar espaço para este assunto.”

Assina a mensagem a leitora Sabrina Oliveira.

Parlamento Juvenil

Em meio a uma terrível crise política, que nos últimos dias somou-se à conhecida crise econômica, foi feito o anúncio que parecia inevitável: a edição 2017 do Parlamento Juvenil da Alerj, prevista para ocorrer entre o próximo dia 26 e 2 de dezembro, foi adiada para março de 2018.

Motivos

O comunicado informa que a “decisão do adiamento leva em consideração dois pontos: a instabilidade política vivida na Alerj com a acentuação da grave crise financeira e ética que vive o Estado do Rio de Janeiro, aliado a problemas averiguados pelos setores da Alerj responsáveis pela licitação das empresas que viabilizariam a realização da semana”.

Promessa

O deputado estadual Wanderson Nogueira, coordenador do projeto, informa que “os mandatos de cada eleito estão assegurados e a excepcionalidade garante os direitos a todos, independentemente da idade e série a se cursar em 2018”. Já o concurso da bandeira do Parlamento Juvenil manterá o prazo de 24 de novembro para votação pública online, embora a última etapa da seleção da bandeira tenha sido adiada para o primeiro dia de realização do evento.

Precisando

É com tristeza que a coluna informa que os estoques do hemocentro do Hospital Raul Sertã estão muito baixos.

A coluna agradece de coração a qualquer pessoa que se disponha a doar sangue nos próximos dias.

Cem anos

O jovem Hugo Moreno, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições, informa que amanhã, 24, o documentário “Pão, Paz e Terra”, sobre o centenário da Revolução Russa, será exibido às 19h na sede do PSTU, na Rua Guarani, 62, próximo ao Cadima Shopping.

Paz no trânsito

Na manhã de hoje, 24, às 9h, o Observatório Social de Nova Friburgo, em parceria com o 11° BPM e com a Secretaria de Mobilidade Urbana, vai lançar um movimento em prol da tranquilidade e ordem no trânsito da cidade. O objetivo principal é “minimizar e melhorar algumas questões que abrangem o trânsito”.

Ações paralelas

Ao todo serão realizadas três campanhas distintas sobre o tema.

A primeira delas, batizada de “Chega de barulho” prevê a composição de uma força tarefa para coibir, multar, e recolher motos e carros que excedem o ruído permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito, seja pelos escapamentos das motocicletas ou pelo som alto nos veículos.

Detalhando

Já na segunda, que vem sendo chamada de “Vaga Certa”, a Smomu vai buscar fiscalizar o estacionamento de motos e estudar a ampliação do número de vagas a elas destinadas, principalmente no Centro.

Por fim, a operação “Observador Social” “visa dar aos idosos e deficientes o papel de contribuir na identificação dos carros parados em vagas próprias para esse grupo de pessoas, e assim reforçar a fiscalização”.

Mais informações sobre essas campanhas serão apresentadas hoje, 23, na sede do OSNF, que fica no Centro Comercial de Mury.

Respostas

Stênio de Oliveira Soares e Silvio Poeta identificaram corretamente a fachada do casarão em frente ao Raul Sertã, na Rua General Osório.

Parabéns aos dois.

Novidades

Uma leitora muito especial propôs novidades para o desafio, em sintonia com os festejos dos dois séculos de Nova Friburgo.

Em breve daremos mais detalhes por aqui, para que os leitores possam se preparar para ajudar na brincadeira.

Publicidade
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.