Termômetro

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 03 de agosto de 2019

Para pensar:

“Maturidade e arrependimento são faces da mesma moeda.”

Gustavo Franco

Para refletir:

“Tudo é excessivamente caro quando não é necessário.”

James Joyce

Termômetro

Os leitores - e isso não é de hoje - representam um excelente termômetro para indicar o quanto certas pautas são quentes.

Bastou a coluna tangenciar a questão do CEA, o Centro de Educação Ambiental, por exemplo, para receber diversos depoimentos muito qualificados sinalizando que a situação merece maior atenção no futuro.

E nesta semana não foi muito diferente, quando falamos sobre “"simulação de concorrência" através da contaminação de licitações por empresas destinadas apenas a influenciar no preço final.

Exemplo casual

A esses leitores podemos lembrar, por exemplo, da dinâmica que ocorreu no pregão para o sistema de informática da Secretaria de Finanças, bastante similar àquela observada pela Operação Catarata na Fundação Leão XIII.

Indícios (e depoimentos) apontam para a utilização de uma empresa sem qualificação apenas para despencar o preço de um dos lotes da licitação, afastando empresas que cumpriam o edital.

Desequilíbrio

Em relação ao limite de gastos com pessoal, outro dos temas tratados nesta semana, a coluna se recorda de que a lei que assegurou a gratificação dos agentes de trânsito, por exemplo, estava vinculada a uma medida compensatória que, salvo engano deste colunista, ainda não foi realizada.

Enfim, são muitos os assuntos que podem ser aprofundados, e a coluna fica muito satisfeita com o interesse demonstrado pelos leitores.

Casa de ferreiro...

Vejam só, desde a publicação da Lei do Uso do Solo (lei 2.249/88), todo projeto de obra em Nova Friburgo deve cumprir o afastamento mínimo de três metros em relação à testada do lote, qualquer que seja a edificação.

Todas as obras, não importa se privadas ou públicas, devem obedecer essa distância.

Mas justo na obra do Hospital Raul Sertã isso não ocorre.

Cadê a fiscalização? Quem aprovou esse projeto?  Trata-se de um absurdo obra pública descumprir a própria lei.

Cancelou

Ao contrário do que havia sido previsto pela coluna, a audiência em que a coordenadora do Laboratório de Patologia do Raul Sertã apresentaria esclarecimentos sobre as recentes denúncias relacionadas à biópsia de órgãos acabou não acontecendo.

Na manhã de sexta-feira, 2, uma justificativa para a ausência foi apresentada.

Nova tentativa

O vereador Wellington Moreira, presidente da Comissão de Saúde, fará novo convite no prazo de dez dias.

Em caso de nova negativa, a coluna entende que haverá convocação da servidora.

II Senip

Acontece nesta semana, entre os dias 5 e 8, a II Semana de Engenharia do IPRJ.

Na primeira edição, realizada entre os dias 8 e 10 de março de 2017, foram oferecidos minicursos e palestras abordando assuntos relacionados à engenharia em geral, buscando aprimorar os conhecimentos dos participantes.

Seguindo a mesma linha, agora serão oferecidas várias palestras com profissionais acadêmicos e do mercado de trabalho, sobre assuntos variados.

A comunidade está convidada, e não é necessário fazer inscrição.

Imperdível

Quem se der ao trabalho de visitar a página www.senip.iprj.uerj.br poderá confirmar que a lista dos 18 palestrantes é extremamente interessante, e digna dos melhores eventos análogos em âmbito nacional.

A programação também conta com relatos de experiência sobre mercado de trabalho e o futuro da vida profissional, bem como a exposição de diversos trabalhos e painéis.

Detalhes

As atividades acontecem no próprio campus do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Rua Bonfim, 25 - Vila Amélia.

A programação completa pode ser vista na internet, e no próprio IPRJ reproduzido acima.

A coluna recomenda fortemente.

Semelhanças

O leitor certamente deve ter visto que, enquanto a coluna estava de férias, o TCE-RJ determinou 34 adequações a serem feitas no edital de licitação do transporte coletivo em nossa cidade.

Vale a pena chamar atenção, no entanto, para as muitas semelhanças existentes entre estas 34 determinações, e as 45 sugestões que haviam sido apresentadas pela atual prestadora do serviço.

Ao que parece, o tribunal entendeu que muitas delas eram procedentes.

Nova direção

O diretório municipal do partido Avante, que um dia já foi PTdoB, tem novo presidente em Nova Friburgo.

O empresário José Motta, que comandou a Secretaria de Turismo durante o governo de Dermeval Barboza Moreira Neto, foi o escolhido.

De acordo com Motta, o diretório já trabalha na construção de sua nominata, e também se prepara para lançar candidatura própria à prefeitura em 2020.

Cinema e samba

Às 19h deste sábado, 3, o filme “Pastor Cláudio” será exibido na banda Euterpe Lumiarense.

O documentário mostra o encontro entre duas figuras antagônicas: o bispo evangélico Cláudio Guerra - que afirma ter incinerado o corpo do pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz - e Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos Direitos Humanos.

Após a apresentação do filme, o grupo Desafetos do Colírio promoverá uma roda de samba no Anabacana.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.