Telefonia rural

terça-feira, 05 de setembro de 2017

Para pensar:

"Impossível não é um fato. É uma opinião. Impossível não é uma declaração. É um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário. O impossível não existe.”

Muhammad Ali

Para refletir:

“Quando o jogo termina, o rei e o peão voltam sempre para a mesma caixa.”

Provérbio italiano

Telefonia rural

Diante do anúncio feito pela coluna na semana passada de que seis novas antenas de telefonia devem ser inauguradas até o fim deste ano em pontos da zona rural de Nova Friburgo, alguns leitores começaram a perguntar onde seriam os locais contemplados.

Pois bem, diante da demanda por informações o Massimo entrou em contato com o vereador Marcio Damazio, principal articulador desta iniciativa, e pode agora listar todas as comunidades beneficiadas.

Inventário

Além de Conquista e Centenário - quase que certamente as duas primeiras a serem inauguradas, nesta ordem - também serão instaladas antenas em Riograndina, Theodoro, Amparo e São Pedro da Serra.

O empreendimento está sendo tocado pela operadora TIM, mas não é incomum que se estabeleça uma parceria entre as operadoras em casos como estes.

Agora, quais antenas eventualmente serão divididas, e por quais operadoras, é algo que ainda não sabemos.

Diversificar

Que a moda íntima e o setor metalmecânico são os principais motores de nossa economia, todo friburguense já sabe de cor.

Mas é muito importante ter em vista que a cidade possui diversas outras vocações que também merecem atenção.

Afinal, quanto mais diversificada for a economia, menor a sazonabilidade a que estará sujeita, correto?

Polo cervejeiro

A boa notícia, a este respeito, é que um projeto de lei foi elaborado pelo gabinete do deputado estadual Wanderson Nogueira, em conjunto com a associação Beer Alliance, voltado a criar o Polo Cervejeiro Artesanal e a festa anual da Cerveja Artesanal, no Rio de Janeiro.

Como o leitor bem sabe, a região de Nova Friburgo está se consolidando como berço de uma nova geração de produtores de cervejas de alta qualidade, contando hoje com aproximadamente 25 marcas.

Vocação regional

O projeto inclui as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis, e tem como objetivo a busca por incentivos à produção e ao crescimento econômico de toda a região.

Este recorte coincide com a região chamada de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios, uma vez que os produtos podem sofrer a mesma influência por parte das condições hidrográficas, geológicas, climáticas e pela biodiversidade desta região.

Aspas

“Não restam dúvidas de que o momento é de unir forças e estabelecer na região o Polo Produtor de Cerveja Artesanal, que servirá não só para fomentar o turismo durante todas as épocas do ano, mas principalmente para desenvolver a economia interna com produtos de altíssima qualidade. Os 12 municípios incluídos somam uma população próxima a 370 mil habitantes, e todos poderão se beneficiar com a produção de cerveja artesanal. O polo vai movimentar diversos setores da economia, como hoteleiro, comércio, gastronômico e industrial”, avaliou Wanderson Nogueira.

Apoio

Diversos parlamentares apoiam a medida, e foram convidados a serem coautores.

São eles: Comte Bittencourt (PPS), Gilberto Palmares (PT), Luiz Martins (PDT), Jorge Felippe Neto (PSD), André Ceciliano (PT), Rafael Picciani (PMDB), e Waldeck Carneiro (PT).

O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e ainda não tem data para ir à votação.

Abandono?

Um leitor escreve à coluna para reclamar de uma situação aparentemente relacionada ao acesso direto à Estrada Serramar, que tem reduzido o fluxo de veículos pelo centro de Lumiar.

De acordo com o leitor, a Rua Marina Berutt, no Córrego de São Tiago, encontra-se em “péssimas condições”, e isso estaria afetando o comércio local.

Fala, leitor!

“Sou proprietário de uma pousada que vem apresentando queda acentuada de frequência, em face da dificuldade de acesso para os hóspedes. Este problema vem sendo exaustivamente reportado à Prefeitura nos últimos dois anos, através de cartas e visitas regulares, sem resposta. Tendo em vista a inércia do Executivo, recorremos ao Ministério Público do Estado do RJ, que acatou nossas argumentações e abriu inquérito civil. Solicitamos o apoio da imprensa, considerando que a comunidade local enfrenta enormes dificuldades de deslocamento.”

Excelência

A avaliação do Guia do Estudante 2017 coloca o bacharelado em Engenharia Mecânica oferecido pelo IPRJ, em Nova Friburgo, como um dos 25 cursos da Uerj classificados com pontuação excelente (4 estrelas).

O colunista dá os parabéns a todos os responsáveis pelo ótimo desempenho, e não resiste à tentação de imaginar o quanto o cenário poderia ser ainda melhor se profissionais e alunos tivessem, por parte do Palácio Guanabara, a atenção e o respaldo que fazem por merecer.

Respostas

A placa retratada em nosso desafio de fim de semana parece ter pegado muita gente boa no contrapé.

O obstinado Silvio Poeta identificou o símbolo do Rotary Club e saiu à caça de informações, até encontrar o local exato na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Já Alda Maria de Oliveira escreveu: “É lindo o desafio. Trata-se de placa de um ipê rosa, no início da Praça Dermeval Barbosa Moreira. É a única árvore datada de toda a cidade. Agora com 51 anos (1966-2017)”.

Pergunta

Para começarmos a semana com o pé direito, nada melhor do que mais uma bela foto de Regina Lo Bianco, capturando um detalhe perdido em um local bastante conhecido de nossa cidade.

E então, amigos, quem se arrisca a dizer onde o clique foi feito?

Uma ótima semana e boa sorte a todos.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.