Situação delicada

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Para pensar:

“O mundo dá muitas voltas, mas nunca volta ao ponto de partida. Perdoe hoje. Peça perdão hoje. O ontem já passou. O amanhã? Talvez nunca exista!“

Leandro Vieira

Para refletir:

“Acho estranho e grave que uma pessoa diga 'houve caixa dois'. Ora, caixa dois é crime, é uma agressão à sociedade brasileira. E isso não é pouco. Me parece grave, porque parece que ilícito no Brasil pode ser realizado e tudo bem.”

Ministra Carmem Lúcia

Situação delicada

A coluna ainda não tem estimativas seguras a respeito da adesão à greve na rede municipal de Educação, mas acompanhou, no fim da tarde desta quinta-feira, 8, quando um grupo com pouco mais de 100 pessoas, vindos da manifestação em frente à prefeitura, chegou à Câmara Municipal com o objetivo de deixar claras suas reivindicações.

Trata-se de uma situação delicada para o governo municipal, que, como dissemos ontem pode evoluir para uma crise de difícil resolução.

Os próximos dias parecem bastante importantes, nesse sentido.

Cancelado

Estava prevista para a próxima segunda-feira, 12, a apresentação em Nova Friburgo da pertinente palestra “Candidaturas Independentes e Reforma Política”, ministrada pelo professor da UFRJ Rodrigo Mezzomo.

O evento organizado pelo VemPraRua.net, no entanto, teve de ser cancelado.

Irrecusável

Ocorre que o palestrante acaba de ser convidado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados a participar de audiência pública no dia 13, justamente com o objetivo de discutir o Projeto de Emenda Constitucional 229/2008, que busca permitir a candidatura de pessoas sem filiação partidária, mediante apoio de um número mínimo de eleitores.

Saldo negativo

A partir da experiência acumulada na cobertura política, este colunista entende que a atuação partidária como um todo - ainda que obviamente haja importantes exceções pontuais - tem acumulado saldo bastante negativo no que diz respeito às suas contribuições ao funcionamento da democracia.

A própria quantidade de siglas, muitas das quais sem qualquer fumaça ideológica, é sintoma evidente da atuação de “caciques” e “partidos de aluguel”, que na prática sobrevivem da troca de governabilidade por fatias do bolo.

Apoio

Não são poucos os cidadãos que desistem de participar da vida pública logo neste primeiro corte, cientes de que não poderão atuar com a devida isenção a partir do momento em que terão de se submeter aos caprichos de um partido que, em tantos casos, possui seus próprios interesses e acordos.

A coluna espera que a palestra possa ser remarcada para data próxima, e que a emenda constitucional prospere em Brasília, até mesmo para devolver aos partidos o importante papel de representação e luta por causas específicas e bem definidas.

Sem limites

Que tal viver e estudar em Nova Friburgo, sempre em instituições públicas, e ser aprovado para um estágio na Google, lá na Califórnia?

Pois acredite, o jovem Carlos Cardoso Dias, estudante do IPRJ, e anteriormente do Cefet, dos colégios estaduais Feliciano Costa e Jamil El-Jaick, do Ciep Professor Luiz Carlos Veronese, e do Colégio Municipal Rui Barbosa, conseguiu essa proeza... Pela segunda vez!

Irrefreável

Desde o dia 15 de julho Carlos - que antes de estagiar na Google trabalhava remotamente para a Unicef em Nova York - está trabalhando em Mountain View, bem perto da sede mundial da empresa, o Googleplex.

“O estágio tem caminhado bem, tudo tem ido como planejado durante essa fase inicial, o período de ramping up”, explicou ao colunista.

Exemplo de maturidade, de serenidade, coragem e determinação, Carlos é um friburguense de coração que deveríamos conhecer melhor.

TG em festa

O querido Tiro de Guerra de Nova Friburgo (TG 01-010) está em festa, pela celebração de seus 110 anos.

O marco histórico, de grande importância para toda a cidade, será celebrado em sessão solene proposta pelo vereador Luís Fernando, a ser realizada hoje, 9, a partir das 18h na Câmara Municipal.

Alô, veteranos!

E, claro, também haverá uma festa, propriamente dita.

Ela acontece no sábado, 10, a partir das 20h no Espaço Natureza (Bairro Ypu).

Ingressos podem ser adquiridos na loja Doce Alegria, na Rua Moisés Amélio, e também no Estacionamento do Sérgio, na Rua Nossa Senhora de Fátima.

Antes que seja tarde

Ainda que seja grande o esforço por aumentar o apoio popular à reforma da previdência, um dado parece deixar bem claro o quanto o brasileiro médio ainda sente que irá perder direitos e ficar numa situação mais difícil quando as novas regras entrarem em vigor.

Basta observar a forma como a iminência da reforma provocou uma corrida entre muitos servidores para que pudessem se aposentar ainda com o formato atual.

Dados

A quantidade de servidores federais que se aposentaram no primeiro semestre de 2019 já superou o ano inteiro de 2018, pela margem de 9,6%.

Entre janeiro e junho deste ano foram 20.652 novos aposentados, enquanto que, no ano passado inteiro, os benefícios concedidos não passaram de 18.835.

Os dados são do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia.

Alô, Terra Nova!

O projeto “Passaporte para Vitória”, promovido pelo gabinete do deputado federal Luiz Lima, acampa hoje, 9, nas proximidades do Condomínio Terra Nova, das 9h às 13h.

Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão atendimentos pediátrico, odontológico, jurídico, enfermagem, socioassistencial, recreação, brinquedos, danças, artes marciais, brindes, pipoca e algodão doce, maquiagem e corte de cabelo.

Desafio

Como o colunista suspeitava, a imagem do papel de parede não trouxe referências suficientes para que os leitores pudessem identificar onde ela foi feita.

Publicamos hoje, 9, então, uma imagem um pouco mais aberta, para que os craques digam que lugar é este.

Boa sorte a todos!

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.