Sexta-feira, 13

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 06 de setembro de 2019

Para pensar:

“O Brasil está se tornando um pária internacional, totalmente em desalinho com as tradições diplomáticas mais relevantes que este país construiu ao longo de décadas.”

Marcelo Calero

Para refletir:

“Em raciocínio lógico argumentativo, ‘ad hominem’ é o tipo de falácia em que o sujeito tenta rebater um argumento atacando não o próprio argumento, mas o argumentador. E como se chama a falácia em que o sujeito tenta rebater o argumento atacando os familiares do argumentador?”

Alexandre Campos

Sexta-feira, 13

Em nossa cultura contemporânea, sempre que o 13º dia do mês cai numa sexta-feira ouvimos brincadeiras associadas a azares e perigos, em grande parte inspirados pelos filmes de terror protagonizados por Jason Voorhees, e sua inseparável máscara de jogador de hóquei.

Mas volta e meia alguma iniciativa interessante e bastante positiva dá uma forcinha para mudar, ao menos pontualmente, a reputação desse dia.

Plantio

Na semana que vem teremos um desses casos.

A empresa de ônibus Faol fará a contabilização do número de passageiros pagantes transportados ao longo do dia 13, e assumiu o compromisso de plantar número equivalente de mudas em nossa cidade, nos meses seguintes.

Jeito certo

A coluna ainda não tem informações a respeito de quais árvores serão plantadas, nem sobre os locais de plantio.

Atualizaremos esses dados por aqui, quando estiverem disponíveis.

Por ora, o colunista pode apenas manifestar seu entendimento, a partir do que foi capaz de apurar, de que a iniciativa está amparada por acordos com instituições sérias, que sabem da importância de se respeitar as características originais de nossas localidades.

Trata-se de uma notícia bastante positiva, portanto.

Em tempo...

Nova Friburgo talvez seja a única cidade no Brasil na qual se faça necessário dar tantas explicações em relação a uma iniciativa que, em qualquer outro lugar, seria vista sem muitas reservas.

Diante do que andou se passando nas vilas marginais, no entanto, todo cuidado é pouco.

Aliás, ninguém estranhe se o plantio de árvores em homenagem ao nosso bicentenário acabar virando notícia em páginas policiais no futuro...

Horário

A coluna havia antecipado que a Secretaria de Saúde fará, na próxima segunda-feira, 9, uma prestação de contas a respeito das ações implementadas nos primeiros 45 dias da atual gestão.

Faltou, no entanto, dar o horário.

A apresentação, direcionada à imprensa, o Poder Legislativo e o Ministério Público, entre outros órgãos, começará às 18h no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Acústica abençoada

A Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, da linda cidade de Penacova, em Portugal, fará duas apresentações em nossa Catedral São João Batista.

A primeira delas acontece hoje, 6, às 19h30.

E a segunda no domingo, 8, às 9h.

Dois espetáculos imperdíveis, sempre com entrada franca.

Arte e fé

E já que falamos em arte e igreja, a coluna registra a celebração de missa hoje, também às 19h30, na Igreja de São Bento, em ação de graças aos 72 anos da escola de samba Unidos da Saudade.

Além da missa, a festa seguirá no dia seguinte, com um animado almoço na quadra da agremiação.

Parabéns à comunidade roxa e branca.

Batalha matutina

O friburguense Edson Barboza sobe ao octógono da mais importante organização de MMA mundial neste sábado, 7, para enfrentar pela segunda vez o americano Paul Felder, a quem já derrotou em confronto anterior, em 2015.

Mas atenção: o UFC 242 acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e terá transmissão para o Brasil em horário diferente do habitual, a partir das 11h da manhã.

A coluna se une aos fãs e deseja muita sorte ao nosso lutador.

Descentralizando

A VOZ DA SERRA publica nesta edição, na página 3, reportagem detalhada a respeito da recente autorização do governador Wilson Witzel para que seja instalado um destacamento do Corpo de Bombeiros em Lumiar.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo comandante-geral da corporação e secretário estadual de Defesa Civil, o general honorífico Roberto Robadey, sob a justificativa de que, com o destacamento, os atendimentos em casos de acidentes e demais situações serão feitos com mais rapidez e eficiência.

Alinhamento

A coluna, claro, festeja a notícia, que reforça a rede de amparo a moradores de distritos distantes do centro do município.

Dias atrás, quando divulgamos a necessidade de que haja UTIs móveis em pontos estratégicos de nosso território, estávamos justamente chamando atenção para essas carências regionais inaceitáveis.

Filho bonito

Mas a coluna aborda o tema também porque não consegue deixar de se impressionar com a rapidez (uns chamariam de desespero) com que cada nova boa notícia tem sua paternidade disputada em redes sociais.

Por mais que o tempo passe e o mesmo filme se repita dia após dia, o colunista jamais irá se acostumar a ver recursos públicos destinados a amparar mandatos parlamentares, por exemplo, sendo empregados na compra de elogios e agradecimentos eleitoreiros.

Às vezes resta a impressão de que vamos morrer, e esse jogo não vai mudar.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.