Semana atípica

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Para pensar:

“Não pense que não há crocodilos só porque a água está calma.”

Provérbio malaio

Para refletir:

“Tosqueie, mas não tire a pele.”

Ditado holandês

Semana atípica

A semana que passou teve uma dinâmica muito própria, começando pela luta de Marlon Moraes, passando pela divulgação do áudio que derrubou a secretária de Saúde e chacoalhou alguns dos pilares do governo municipal, o escândalo envolvendo a perda de vacinas e as movimentações de bastidores no sentido de transferir responsabilidades passadas para um bode expiatório no presente.

Apanhado

Em meio a tudo isso alguns assuntos tiveram de ser adiados, e nem mesmo nosso tradicional desafio fotográfico ou o sorteio do livro puderam ser realizados no prazo habitual.

Agora, com mais calma, tentaremos colocar tudo em dia.

Em ação

Entre os fatos que passaram batidos, a coluna registra a realização de uma reunião na fria noite da última sexta-feira, 7, na qual aproximadamente 80 pessoas debateram propostas para a educação.

Até aí talvez não tivéssemos uma notícia com o perfil desta coluna, mas cabe observar que o encontro foi proposto pelo ex-vereador Cláudio Damião com vistas à elaboração de um Programa de Governo voltado a 2020.

E aí, claro, a coisa muda de figura.

Parte do jogo

Ao longo dos últimos dias vozes talvez um pouco menos experientes saíram cravando diversos nomes numa lista de pré-candidatos confirmados a prefeito em 2020.

E aí o colunista lembra de algo que o ex-prefeito Rogério Cabral disse há aproximadamente quatro anos: “Nessa fase, todo mundo é candidato”.

Na prática, no entanto, a interpretação é um pouco mais complexa.

Turno único

Como a coluna já expressou anteriormente, o fato de Nova Friburgo não ter 2º turno significa que a fragmentação de determinados nichos eleitorais entre diversas chapas próximas ideologicamente normalmente se traduz em vitória de grupo no outro extremo do espectro político.

Assim, existe a consciência de que estabelecer o diálogo é importante, e que mais vale ceder em alguns aspectos e compor alianças do que mergulhar numa disputa fratricida pelas mesmas fatias do bolo eleitoral.

Tendência

Compreender estas forças não significa dizer que as pretensões já visíveis não sejam concretas, mas sim que a fase é muito mais de diálogo com a população e a elaboração de propostas do que propriamente de estabelecimento de chapas.

Muitas reuniões ainda vão ocorrer, e a tendência é que algumas das pré-candidaturas hoje identificáveis venham a se fundir, aproveitando o trabalho que já vem sendo realizado através de reuniões como a que a coluna acaba de citar para a elaboração de um programa de governo elaborado a muitas mãos.

Aumento da luz

A concessionária Energisa concede hoje, 18, às 10h, uma coletiva para informar à imprensa o reajuste tarifário anual nas contas de luz dos consumidores de Nova Friburgo. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O encontro será às 10h na sede da concessionária na Avenida Euterpe Friburguense, 111/113, com a participação do diretor-presidente da Energisa, Eduardo Mantovani.

Por outro lado

Hoje também, às 17h, a Associação Comercial de Nova Friburgo receberá em sua sede na Avenida Alberto Braune, 111 – sobrado, representantes da Energisa em uma reunião com o Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica. Na ocasião, a concessionária será questionada sobre o excesso de fios aéreos nos postes da cidade.        

SNCT 2019

Acontece hoje, 18, das 14h às 16h, o 2º encontro de organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019.

A reunião se dará na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no 2º andar da antiga Rodoviária Leopoldina.

O secretário Marcelo Verly pede que as instituições que ainda não tenham encaminhado o nome de seus representantes que irão compor o grupo de trabalho, cuja portaria será publicada ainda este mês, que levem esta informação à reunião.

David a mil

O amigo e mestre David Massena não se limita a nos dar notícias em primeira mão.

Ele também as protagoniza, num ritmo que esta coluna mal consegue acompanhar.

Enquanto atua como revisor de conteúdo de novelas e séries, ou presta consultorias de roteiros para teledramaturgia, ou ainda ministra cursos e palestras lançando seus livros pelo Brasil, ele arruma tempo sabe-se lá de que forma para mergulhar em projetos como os que a coluna registra abaixo.

Eros & cia (1)

Nos palcos, David assinou o visagismo (desenho de maquiagens e adereços e as caracterizações) do musical Eros, contribuindo, ainda que timidamente, com Bernardo Dugin no aclamado texto de Rebeca Noguchi.

Eros & cia (2)

E mais: Bernardo dirige os ensaios de um monólogo intitulado “Páginas Amarelas”, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano, cuja dramaturgia - uma adaptação da obra “Todas as coisas que brilham”, de Duncan Macmillan - também é assinada por Massena.

Ao tratar de um problema tão sério quanto o suicídio, a peça já nasce envolta em grande relevância.

Zuzu

Dentro de poucos dias David também lançará seu novo livro: “Zuzu”, que conta um recorte da ditadura brasileira através da luta incessante de uma mãe em busca do filho desaparecido.

O livro, cordelizado, foi lido por Hildegard Angel, filha de Zuzu e presidente do Instituto de Moda Zuzu Angel, e autorizado pela família.

A obra é infantojuvenil, conta com ilustrações do friburguense Rodrigo Macedo, e será lançada no fim de julho. Primeiro no Rio de Janeiro, e logo em seguida por aqui.

Sorteio

A fiel leitora Raquel Souza foi a vencedora do livro “Sob a luz de mercúrio”, escrito por Alan Andrade, editor de vídeos de A VOZ DA SERRA.

Naturalmente, ao retirar o exemplar na redação do jornal, poderá pleitear também uma dedicatória e ouvir do próprio autor alguns detalhes sobre o livro.

Aos demais leitores, fica o estímulo para que participem da brincadeira.

Infelizmente não são muitas as pessoas que demonstram interesse por livros, e as chances de ser sorteado são muito grandes.

Desafio

A querida Regina Lo Bianco nos premia, logo no início da semana, com uma daquelas fotos que nos mostram o quanto deixamos de prestar atenção aos detalhes naquilo que vemos com frequência.

Muitos, provavelmente, vão reconhecer a construção retratada.

Mas quantos será que já tinham reparado em tais detalhes?

Respostas na edição de quinta-feira, 20.

Boa sorte a todos!

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.