Roda de conversa

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Para pensar:

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”

Immanuel Kant

Para refletir:

“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.”

Victor Hugo

Agenda

Passado o carnaval, é hora de olharmos para o calendário e fazermos alguns registros importantes relativos aos próximos dias.

Vamos a eles.

Roda de conversa

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) sobe a serra nesta sexta-feira, 16, para tomar parte em mais uma "Roda de conversa" realizada na Estação Livre, nossa antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas.

O encontro começa às 17h, e deve representar uma boa oportunidade de apresentar demandas ou sugestões ao representante local no Congresso Nacional.

Colaconcas (1)

E já que falamos em representação, vale registrar que no dia seguinte, sábado, 17, o Coletivo Olaria, Cônego, Cascatinha e Adjacências (Colaconcas) realizará seu café comunitário mensal.

Na pauta estão temas variados, entre os quais a organização do Dia de Olaria (21 de abril).

Colaconcas (2)

O grupo foi formado no fim do ano passado, às vésperas da sessão itinerante que a Câmara Municipal promoveu em Olaria, com o objetivo de fortalecer a representatividade comunitária dos bairros na mais populosa região de nossa cidade.
O encontro acontece a partir das 8h na Paróquia de São Roque.

Amizade

No mesmo dia, nos lembra o oráculo das datas, Girlan Guilland, celebra-se (ou deveria celebrar-se) o Dia da Amizade Suíço Brasileira.

A data foi instituída por lei municipal em 1981, e no ano do bicentenário de Nova Friburgo não poderia passar em branco.

Aspas

"Creio que a instituição da data tenha forte vinculação ao segundo encontro Suíço Brasileiro, no qual 261 friburguenses, numa delegação chefiada pelo então deputado estadual Heródoto Bento de Mello, participaram das comemorações, entre 27 e 28 de junho daquele ano, do quinto centenário do ingresso do Canton de Fribourg na Confederação Helvética. Os festejos foram em retribuição a visita dos primos suíços que vieram a Nova Friburgo em 1977 para o primeiro encontro. Isso aconteceu após a divulgação da tese de Martin Nicoulin que deu início ao intercâmbio e ao resgate da reaproximação entre os dois povos irmãos", ponderou Girlan.

Segurança pública (1)

Na próxima segunda-feira, 19, a friburguense Ilona Szabó vai abrir o primeiro painel do projeto Brasil do Amanhã, no museu que leva o mesmo nome, no Rio de Janeiro.

O tema - claro - será segurança pública, e nossa conterrânea terá a companhia de Luiz Alberto Oliveira, curador do museu; Maria Laura Canineu, diretora-geral do Human Rights First; Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas-RS; Fernando Veloso, ex-chefe de Polícia Civil; e do escritor e o ativista MV Bill.

Segurança Pública (2)

O debate abordará aspectos como "o cenário atual, propostas e desenvolvimento de políticas públicas que sejam mais humanas, mais eficazes e mais adequadas, que possam ajudar a construir um país melhor a partir das eleições".

A moderação será do jornalista Caco Barcellos, e as inscrições para participar do debate estão abertas.

Tem que preservar

A gente vive enfatizando a importância, o privilégio e a responsabilidade atrelados ao nosso riquíssimo patrimônio ambiental.

Mas, às vezes, uma foto vale mais do que mil palavras.

Este lindo (e enorme) bicho preguiça é friburguense, e foi clicado em Rio Bonito pelo talentoso fotógrafo Seledon Jaccoud.

Demais, não é não?

Resposta

O parceiro Stênio de Oliveira Soares enviou resposta correta sobre a sede da banda Euterpe Friburguense, pouco após o fechamento da edição anterior.

Registro feito!

Pergunta

Já a leitora Lídice Cardinot enviou foto desta residência tradicional, que tem direito até mesmo a uma placa de preservação de sua história.

E então, quem sabe dizer onde ela fica?

Boa sorte a todos!

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.