Respondeu

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Para pensar:

“Um bom diálogo exige saber escutar.”

Neyde Carvalho

Para refletir:

“Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão.”

Cícero

Respondeu

A Secretaria de Saúde enviou resposta à coluna a respeito das notinhas publicadas na semana passada sobre o acompanhamento de gestações de risco em nossa rede pública.

A nota, na íntegra, pode ser lida na página 2 desta edição de A VOZ DA SERRA.

Resumo

Em essência, a Prefeitura de Nova Friburgo manifesta o entendimento de que “o atendimento ambulatorial especializado, como o pré-natal de alto risco, pode ser realizado em locais onde são realizados outros atendimentos especializados”, e confirma o amparo legal para a transferência do atendimento pré-natal de alto risco, até então realizado na Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro, para a Policlínica Silvio Henrique Braune.

O que não muda (1)

A Secretaria de Saúde também “salienta que há uma importante diferença entre pré-natal de alto risco e atendimento de emergência e por isso, destaca que as gestantes, de alto risco ou não, que estiverem em atendimento ambulatorial e apresentarem necessidade de atendimento rápido e emergencial serão prontamente atendidas e encaminhadas, como sempre foram, para a unidade de emergência destinadas a elas”, e que “todos os parâmetros que visam garantir a segurança da mãe e do bebê estão sendo criteriosamente avaliados até que seja decidida a implantação da medida”.

O que não muda (2)

“Os serviços garantidos às pacientes que fazem o pré-natal na maternidade, como exames laboratoriais e ultrassonografias, não sofrerão alteração caso o atendimento do pré-natal de alto risco passe a acontecer na Policlínica. A Secretaria de Saúde deixa claro que o mesmo obstetra que atende a paciente na maternidade hoje vai atender na policlínica, assim como os mesmos exames serão garantidos, e lembra que a ambiência da policlínica está sendo avaliada para se tornar mais adequada aos atendimentos das pacientes do que o espaço disponível na maternidade, um ambiente mais amplo e arejado e com possibilidade de ampliação de horários, se necessário.”

Panorama

De fato, a coluna ouviu outras fontes, e basicamente parece ser consensual que o ideal seria manter o atendimento na própria maternidade.

Todavia, enquanto alguns profissionais veem riscos potenciais na transferência para a policlínica, outros acreditam que não haverá maiores implicações.

De sua parte, o colunista ficou com apenas uma dúvida: haverá estrutura sempre disponível para a rápida transferência das gestantes, em caso de necessidades urgentes?

Diálogo

O Massimo fica sempre satisfeito quando a coluna serve ao diálogo e ao esclarecimento da população, e gostaria que este tipo de interação fosse mais frequente.

O espaço está sempre aberto.

Hospital de oncologia

O deputado estadual Wanderson Nogueira entrou em contato com o colunista para atualizar as notícias relativas ao hospital de oncologia da Região Serrana.

A informação mais importante é a de que o governo estadual pediu, dentro do prazo determinado, a prorrogação por mais um ano do período para concretização dos trâmites burocráticos e início efetivo das obras.

A tendência é de que o pedido seja aceito por Brasília, sem sustos.

Adequações

Também já é possível afirmar que houve mudanças nos planos, e a ideia de uma vistoria conjunta para determinar o que seria obra inicial e o que seria reforma foi deixada de lado.

Neste momento a Secretaria estadual de Saúde trabalha na reformulação da planta, reduzindo pontos inicialmente previstos do complexo.

Encolhendo

Em vez de três tomografias computadorizadas, o projeto passa a prever uma. Em vez de 20 consultórios, dez.

A essa altura, no entanto, se o hospital for concretizado estaremos todos no lucro. Ademais, é realmente difícil imaginar 20 médicos atendendo na unidade ao mesmo tempo.

A previsão é de que a secretaria conclua a nova planta até a próxima semana.

Logo veremos.

Vinho e bacalhau

A amiga Ana Paula Seraphim é quem faz o convite, bastante tentador.

No próximo dia 25, sábado, a comunidade dos amigos de Portugal tem encontro marcado no restaurante Excalibur, a partir das 20h.

E aí é aquilo que todos já sabem: comida típica, boa música e muita confraternização.

Convites já estão à venda na loja Mundo Verde da Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Respostas

Os companheiros Stênio de Oliveira Soares, Cláudio Damião e Sílvio Poeta reconheceram a “casa da gruta”, que abriga uma imagem de Nossa Senhora no loteamento Oscar Schultz, no bairro Varginha.

Cá entre nós, Nova Friburgo é muito rica em pontos curiosos como este, não?

Pergunta

A cada desafio respondido, a coluna propõe uma nova pergunta.

E então, os amigos conseguem identificar onde se localiza esta bela casa de pássaros?

Boa sorte a todos!

Foto da galeria
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.