Presa fácil

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Para pensar:

“No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os políticos têm medo do passado.”

Chico Anysio

Para refletir:

“Nada pode ser mais majestoso nesse mundo do que o nascimento de uma criança.”

Sarunas Jasikevicius

Presa fácil

No último fim de semana uma brincadeira (irresponsável) serviu para dar a exata dimensão do quanto nos tornamos presas fáceis para manipulações na natureza informativa.

Pois bem, diante da mobilização em torno da Mega Sena hiper acumulada, logo começaram a circular notícias falsas pelo Brasil em relação aos ganhadores, com um requinte de refinamento: as mentiras vinham disfarçadas em links que remetiam a um veículo de credibilidade, neste caso o portal de notícias G1.

Passando adiante

Aqui em Nova Friburgo não foi diferente.

Na manhã de segunda-feira, 13, muita gente compartilhou um link trazendo a “notícia” de que o único vencedor seria um morador do Vale dos Pinheiros.

E o mais curioso é que bastaria ter clicado no link para se deparar com uma foto do palhaço Tiririca dizendo o seguinte: “É mentira, abestado!”

Ou seja, tivemos aí um exemplo muito claro do quanto estamos compartilhando conteúdo que nem ao menos lemos.

Descrença

Formamos opiniões (nossas e dos outros) com bases em títulos, que na maioria das vezes são falsos, tendenciosos ou imprecisos.

Olha, isso é muito sério.

É como se, de repente, toda a sociedade tivesse esquecido aquele precioso conselho que nossos pais não davam quando, pela primeira vez, brincávamos na piscina ou na praia: “Jamais finja estar se afogando, para que não aconteça de se afogar de fato e ninguém acreditar”.

Chegou a hora

Conforme a coluna havia registrado semanas atrás, a fisioterapeuta friburguense Maria Lina Leite viaja nos próximos dias para Gramado, no Rio Grande do Sul, onde concorre ao Prêmio Cronology Awards, considerado o Oscar do Pilates na América Latina, na categoria destaque profissional revelação de 2018.

Representante

Ao mesmo tempo em que deseja boa sorte a uma pessoa pela qual tem grande admiração, o colunista faz questão de registrar que, independentemente do resultado final, a presença de Maria entre os três finalistas já é uma consagração que faz justiça à ótima qualidade da fisioterapia que se pratica por aqui.

Sorte a nossa.

Brilhando

Dos Pampas gaúchos Maria Lina segue para São Paulo, onde será uma das principais atrações da 1ª Masterclass Movimento, promovida pela cultuada Janaína Cintas, no dia 22 de maio.

A friburguense irá abrir o ciclo de palestras às 17h, falando sobre Cadeias Musculares e Pilates.

Por falar nisso...

E já que falamos em contribuições friburguenses à Saúde, aqui vai mais uma.

A Associação Médica de Nova Friburgo (AMNF) comunica a publicação do livro ”Modernização do SUS: Criação dos Distritos de Saúde e a Interação com os Planos de Saúde”, de autoria do Dr. João Hélio Rocha.

A obra, que já se encontra à venda nas livrarias Arabesco e Sabor de Leitura, descreve “uma proposta com inéditas transformações operacionais no SUS para melhorar a Saúde”.

A página www.umanovasaude.com.br traz um resumo e outras informações.

Grêmio Português (1)

O tradicional Grêmio Português de Nova Friburgo divulgou sua programação para os meses de maio e junho de 2019.

A primeira parte a gente vê hoje, a segunda veremos amanhã.

A agenda começou com a celebração de missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no dia 12 deste mês, e segue com o desfile cívico-militar às 8h30 deste dia 16.

Grêmio Português (2)

No dia seguinte, às 15h, a Sala de Portugal na Praça das Colônias será palco para o lançamento do livro “Vera Cruz - a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral”, do escritor português João Morgado.

A agenda de maio se encerra no dia 18, às 11h, com a inauguração da Praça das Colônias.

Parênteses

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, também entrou em contato com a coluna para divulgar o lançamento do livro, acrescentando algumas informações.

João Morgado é de Belmonte, terra natal de Cabral. Poeta, escritor, professor de Literatura, formado em Comunicação, e também um político respeitado em sua terra, ele chegou a Friburgo nesta terça-feira, 14, e cumpre extensa agenda na cidade ao longo dos próximos dias.

“Espertos”

A direção da empresa de ônibus Faol encaminhou à coluna imagens dos cartões cancelados apenas na semana passada, por tentativas de fraudes para obtenção de gratuidade.

Ao todo foram 41 casos…

Cá entre nós, é muita gente “esperta” disposta a sacrificar o coletivo em favor do individual.

Nossa política - é duro dizer isso - é um reflexo de nossa sociedade.

Respostas

Bom, a coluna ficou devendo a lista de acertadores de nosso desafio fotográfico do fim de semana.

Os parceiros Marcelo Machado, Cíntia Amorim, Rosemarie Künzel, Verônica Emmerick Mattos, Stênio de Oliveira Soares, Paulo Daniel, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Alberto Corrêa, Manoel Corrêa, Lauro Éboli e Ana Beatriz identificaram corretamente o icônico casarão que fica em frente ao Hospital Raul Sertã, na Rua General Osório.

Parabéns a todos, e obrigado pela participação.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.