Prazo prorrogado

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 04 de julho de 2019

Para pensar:

A busca por Justiça, por adotar sempre o mesmo peso e a mesma medida, é essencialmente racional. Em tempos passionais, importa mais o autor que o ato. A mesma situação pode ser elogiável ou condenável a depender do que se sente por quem a praticou.

Para refletir:

“Um conceito é como um tijolo. Ele pode ser usado para construir um tribunal da razão. Ou pode ser jogado através da janela.”

Gilles Deleuze

Prazo prorrogado

Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT), Federal (MPF) e do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgaram nota esclarecendo que no último dia 1º foi deferido parcialmente o requerimento formulado pelo Município de Nova Friburgo, de forma a se prorrogar por 45 dias o prazo para a finalização da contratação da Organização Social que irá gerir os serviços de saúde prestados na UPA de Conselheiro Paulino, nos moldes do Termo de Ajustamento de Conduta 016, de 2018.

Aspas

“A decisão de prorrogar o prazo, antes fixado para esta quinta-feira,  4, decorreu da interposição de recursos por organizações sociais que concorrem nos autos do chamamento público 022/2019, publicado pela Prefeitura de Nova Friburgo, o que demandou mais tempo ao procedimento e inviabilizou o encerramento do certame na forma antes prevista.

A medida que se adota tem também como escopo manter a prestação dos serviços de saúde na UPA Conselheiro Paulino, visto que de outra forma seria notoriamente prejudicial à população friburguense.”

Dando exemplo

A situação não é a ideal, mas os prazos recursais sempre precisam ser respeitados.

De qualquer forma, o trabalho que vem sendo realizado aqui em relação à atuação das organizações sociais já começa a chamar atenção de forma positiva.

Basta observar, por exemplo, que na sexta-feira passada um grupo de representantes do município de Rio das Ostras teve uma reunião com o grupo de trabalho do TAC das OS's, com a intenção de que o mesmo modelo seja aplicado por lá.

Representação estadual

As redes sociais estão tendo material farto, aqui em Nova Friburgo, para alimentar as fogueiras e sustentar a carga diária de artilharia.

Na esfera estadual, apesar da aproximação ideológica que chegou a ser ensaiada durante a campanha de 2018, o clima hoje é de rivalidade explícita entre os deputados que disputam tema a tema a representatividade friburguense na Alerj.

Entre participações em programas, postagens em redes sociais, notas oficiais e promessas de que a Justiça será acionada, todo dia parece haver uma novidade.

Representação federal

Já na esfera federal, o deputado Glauber Braga (Psol) parece ter dado mais alguns passos em sua migração eleitoral rumo à capital fluminense.

A forma contundente com que se dirigiu ao ministro Sérgio Moro, chamando-o inclusive de “ladrão” durante sabatina no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, teve repercussão bastante apaixonada, e majoritariamente negativa, por aqui.

Rendendo

Foi, por assim dizer, uma “fala para convertidos”, muito mais representativa de uma corrente política do que de uma região geográfica, consolidando um posicionamento que vem marcando a atuação de Glauber desde que iniciou sua militância pelo Psol.

A rigor, a sabatina acabou sendo encerrada prematuramente, e parlamentares do PSL manifestaram a intenção de acionar o Conselho de Ética a respeito do episódio.

Em resposta, Glauber afirmou que se tal denúncia for aceita ele irá propor a produção de provas, a convocação de testemunhas, e terá oportunidade de provar o que disse.

Aprovou

Poucas horas após o fechamento da coluna de ontem, 3, o plenário de nossa Câmara Municipal aprovou por unanimidade o manifesto proposto pelo vereador Isaque Demani em relação à inclusão de perguntas relacionadas ao autismo no questionário do Censo 2020.

O parlamentar pretende entregar o documento pessoalmente em Brasília, e tenta estabelecer agenda com a primeira dama, Michelle Bolsonaro.

Sugestões de emendas

O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) está lançando edital público para escolha de emendas parlamentares do mandato.

“O objetivo é selecionar propostas, de acordo com as áreas temáticas, que busquem ser contempladas com recursos das emendas com execução prevista para 2020. As áreas são: saúde, educação, cultura, economia criativa, combate à corrupção, estratégias em GovTech e mecanismos para aprimorar a eficiência do estado, além de defesa da cidade e do estado do Rio de Janeiro e seu patrimônio material e imaterial.”

Aspas

"A gestão de recursos públicos tem de acontecer de maneira transparente e republicana. Por essa razão, resolvemos inovar. Todos os projetos que queiram receber emendas do nosso mandato terão de se inscrever no edital público", explica Calero.

O processo idealizado pelo parlamentar também inclui a formação de comitês temáticos com participação da sociedade civil para avaliar os projetos, e espaço para que a população opine sobre em quais projetos gostaria de investir o dinheiro público.

Como proceder?

Inscrições e edital completo estão disponíveis na página: www.calero.rio/emendasparlamentares

Apenas serão aceitas propostas oriundas do estado do Rio de Janeiro.

Fenf 2019 (1)

No próximo domingo, 7, a partir das 18h, o Teatro Municipal Laercio Ventura será palco para o 2º Festival de Esquetes de Nova Friburgo (Fenf).

O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Mas atenção, interessados devem retirar senha a partir das 16h na bilheteria do teatro.

Fenf 2019 (2)

As inscrições para o Fenf aconteceram durante os meses de maio e junho.

Durante esse período, grupos amadores e profissionais de diversas cidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, se mobilizaram inscrevendo seus esquetes, alguns inéditos e outros que já haviam sido apresentados em espetáculos ou em outros festivais.

Fenf 2019 (3)

Ao todo foram 48 inscrições, a maioria de grupos de fora de Nova Friburgo, mostrando o alcance que o Fenf já obteve, apesar de estar somente em sua segunda edição.

Das cenas inscritas, 14 foram selecionadas para apresentarão no festival.

O corpo de jurados, composto por Daniela Santi, David Massena, Bernardo Dugin, Lúcia Palomo e Leonardo Verly, selecionará os premiados nas categorias de Melhor Texto, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Prêmio Especial do Júri e os três Melhores Esquetes. O público também poderá escolher através dos votos o Melhor Esquete no Júri Popular.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.