Posturas

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Para pensar:

"Um tolo que não diz palavras, não se distingue de um sábio que se cala."

Molière

Para refletir:

"A perseverança é a mãe da boa sorte."

Miguel de Cervantes

Posturas

A coluna já descreveu muitas vezes a verdadeira gincana que se tornou andar pelo Centro de Nova Friburgo em horários de grande movimento.

É certo que o nosso Código de Posturas é mais do que obsoleto, mas não dá para fechar os olhos ao fato de que as ações têm sido poucas, e geralmente mal direcionadas

Além disso, é evidente que falta pessoal ao setor.

Contra fatos não há argumentos.

Credibilidade

Pois bem, o colunista pode confirmar que Guilherme Spitz - que fez um trabalho muito elogiado à frente da subsecretaria durante parte do governo Rogério Cabral - deve reassumir o cargo nos próximos dias.

O Massimo sabe criticar, mas também sabe elogiar.

Guilherme é um jovem sério, e sua credibilidade é suficiente para que o colunista espere mudanças sensíveis em relação a esta bagunça já a partir do mês que vem.

Resta esperar que ele tenha o apoio necessário para agir.

Ceje

O deputado estadual Comte Bittencourt (PPS-RJ), presidente da Comissão de Educação da Alerj, sobe a serra para uma reunião hoje, 28h, às 11h, no Colégio Estadual Jamil El Jaick.

Na pauta do dia estão as reivindicações que motivaram uma manifestação há alguns dias, que deu muito o que falar.

Breu

O leitor por acaso faz ideia de quantas lâmpadas estão queimadas em nosso principal espaço de convivência, a Praça Getúlio Vargas?

Nada menos que 28!

Pois é.

E os motivos conseguem ser ainda piores do que as consequências.

Bingo

Dias atrás, ao antecipar a vinda (ou a volta, dada sua ligação à cidade) do ex-atleta Luiz Lima a Nova Friburgo, o Massimo disse que provavelmente sua palestra na Estácio de Sá seria provavelmente no dia 24 ou 25 de abril.

Bom, a notícia acaba de se confirmar.

Agenda cheia

Na verdade Luiz irá palestrar no dia 24 às 10h no Colégio Anchieta, e às 20h na Estácio de Sá, entre outros compromissos espalhados ao longo de uma agenda de três dias.

Além de atleta olímpico, Luiz Lima também foi secretário nacional de esportes de alto rendimento entre 2016 e 2017, e segue com grande influência no setor esportivo brasileiro.

Até quando?

Parece notícia repetida, mas é apenas uma rotina de drama continuado mesmo.

O hemocentro do Hospital Raul Sertã está com os estoques baixos, e precisando da ajuda da população para continuar funcionando plenamente.

Quem puder doar, estará realmente fazendo a diferença.

Hora de doar

Hoje, por sinal, a vereadora Vanderléia promete aparecer por lá acompanhada de sua equipe para fazerem nova doação.

O colunista entende que este é o tipo de atitude que não deve ser divulgada, exceto como exemplo ou forma de estímulo.

E, a bem da verdade, o gabinete de Vanderléia tem mesmo feito importantes doações regularmente.

Moda consciente

A EcoModas, aqui de Nova Friburgo, há tempos tornou-se referência nacional de sustentabilidade e consciência ecológica aplicada a uma indústria que se encontra entre as cinco maiores poluidoras do planeta.

A partir do reconhecimento a tais esforços, a WWF Brasil (a sigla em inglês significa Fundo Mundial para a Natureza) convidou a confecção para participar do movimento Hora do Planeta, iniciativa global que acontece todo dia 24 de março com o objetivo de envolver comunidades de diversos países num compromisso com o planeta, propondo ações por um mundo mais sustentável.

Ação conjunta

Com o apoio do teleférico e de 12 voluntários, o primeiro estágio de nosso principal ponto turístico abrigou uma frase gigante, cujas letras de dois metros de altura foram construídas com tecidos, canos de papelão, e cones da Olatex Malhas.

Calças jeans e dez pessoas também se transformaram em letras cuja mensagem “Use Moda Sustentável” foi fotografada através de drone pilotado por Douglas Oliveira.

Também foram utilizados cerca de 500 quilos de retalhos.

Depois de tanto esforço, e em se tratando de uma causa tão nobre, só nos resta registrar e repercutir a mensagem.

Logosofando

A Fundação Logosófica de Nova Friburgo avisa que hoje, 28, tem oficina, das 18h30 às 20h30, na Universidade Candido Mendes, com o tema “O desafio de educar as novas gerações”.

O evento é gratuito. 

Respostas

A coluna perguntou, e os leitores responderam em peso, reconhecendo o belo prédio de nosso antigo fórum. Pontos para Francisco Lavra da Silva Pinto, Paulo Murillo Curio, Raquel Souza, Gilberto Éboli, Filipe Saturnino, SÍlvio Poeta, Lourdes Madeira, Verônica Emmerick Mattos e Tânia Nicolau, além de Girlan Guilland e Antônio Lopes, cujas respostas a coluna toma a liberdade de reproduzir abaixo.

Girlan

"Antigo Fórum Júlio Vieira Zamith (lateral onde funciona ainda um cartório eleitoral). Localizado na Praça Getúlio Vargas, esquina com a rua Ernesto Brasílio, o antigo Palácio da Justiça hoje abriga o Fórum Cultura, que reúne a sede do Comitê NF 200, a Secretaria municipal de Cultura (que recentemente se mudou para o local) e ainda a Oficina Escola de Artes, que usa o salão do antigo Tribunal de Júri para aulas e apresentações diversas. Em 1944 iniciaram-se as obras em estilo clássico "Normando Coríntio", com requisitos de arquitetura Moderna. Só seria inaugurado em novembro de 1947."

Antonio Lopes

"Essa entrada vem abrigando a várias pessoas em situação de rua que fizeram dela suas moradias. Triste situação, tanto pelo olhar social como pelo 'desconforto' que causa aos funcionários e usuários que precisam transitar por ali. Quem deveria 'resolver' o problema?"

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.