Papo sério

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 30 de novembro de 2019

Para pensar:
“As palavras dos profetas estão escritas nas paredes do metrô.”
Paul Simon

Para refletir:
“Um urso com fome não dança.”
Provérbio grego

Papo sério
O que é bom precisa ser reconhecido.
Em nossa prefeitura, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde há tempos realiza um trabalho sério e dedicado, ainda que por vezes prejudicado por precariedades estruturais alheias à sua responsabilidade.
E este comprometimento se manifestou nesta quinta-feira, 28, na forma de um pedido de ajuda para dar visibilidade a uma questão importante.

Banco de dados
A fim de cumprir uma determinação do Ministério da Saúde nosso município precisa informatizar urgentemente todo o cadastro de usuários, e para isso necessita que todas as pessoas que ainda têm vacina para tomar apresentem a documentação, para que esta possa ser digitalizada e remetida ao sistema nacional de imunização, do Ministério da Saúde.
A medida é muito importante porque é esse sistema que irá determinar a quantidade de vacinas destinadas a Friburgo nas próximas campanhas.

Mobilização
Ocorre que as vacinas de rotina estão tendo baixa procura, exceto quando há o registro de alguma morte, algum surto ou algo que assuste a população.
O risco, portanto, é de que o número de pessoas cadastradas não corresponda à demanda verdadeira, e isso venha a reduzir o número de vacinas destinadas a Nova Friburgo em campanhas posteriores, impedindo que se alcance a cobertura real da cidade.
A coluna agradece de antemão a quem puder ajudar a divulgar essas informações.

Sem previsão (1)
Uma representação do Instituto Unir Saúde compareceu à UPA de Conselheiro Paulino nesta sexta-feira, 29, a fim de dar baixa nas carteiras dos antigos funcionários, e informar que a chave para saque do FGTS na semana que vem já está liberada.
Todavia, conforme a coluna havia antecipado, não foi dada qualquer previsão para o pagamento das rescisões.

Sem previsão (2)
Infelizmente - e o colunista torce para estar errado - a perspectiva é de que essas dívidas terminem judicializadas, e sejam herdadas pela prefeitura.
É esperar para ver...

Audiências
A coluna gostaria de chamar atenção para duas audiências públicas agendadas para a semana que vem.

Santa Lúcia
Às 14h de segunda-feira, 2 de dezembro, a Câmara Municipal irá debater, a partir das 14h, a interdição da Clínica Santa Lúcia.
É muito importante que as partes envolvidas se façam representar, a fim de que nenhum lado deixe de ser ouvido, e desdobramentos possam ser levados adiante com base em evidências.
A audiência foi solicitada por iniciativa do vereador Dr. Luís Fernando.

Abandono de animais
Já na quarta-feira, 4, o debate, proposto pelo vereador Wellington Moreira, começa às 18h e será sobre o sistemático abandono de animais de grande porte, principalmente cavalos, que morrem ou são maltratados em grande número nas ruas de nossa cidade.
Estão confirmadas as presenças da subsecretária de Bem-Estar Animal, Monique Malhard, além de representantes da empresa responsável pelo recolhimento desses animais (o proprietário disse que viria), da Polícia Militar e da Polícia Civil.
O tema é muito importante, e a participação popular é necessária.

A propósito
Em tempo: já que falamos do vereador Wellington Moreira, cabe registrar que o plenário da Câmara derrubou recentemente o veto do Executivo ao projeto de lei elaborado a fim de tornar preferenciais todos os assentos no transporte coletivo municipal.
Ou seja: o que já nos ensinava a boa educação, passa a ser também um comportamento padrão e previsto em lei.
Em caso de lotação, os lugares são para quem mais precisa deles, correto?

Tudo parado
Graças à Black Friday, alguns bairros de nossa cidade tiveram a mobilidade severamente prejudicada nesta sexta-feira, 29.
O bairro São Geraldo praticamente parou em alguns momentos.
A coluna em breve terá números a respeito, mas a partir desses sintomas já dá para imaginar que as vendas tenham sido boas.

Pesquisa
Aos leitores, no entanto, a coluna gostaria de deixar algumas perguntas: as promoções do comércio local valeram a pena, foram satisfatórias?
E as compras, foram mais presenciais ou pela internet?
Desde já agradecemos pelo retorno de sempre.

Desafio
Após duas semanas, a coluna volta a ter o privilégio de dividir com os leitores um desafio fotográfico assinado pelas mãozinhas mágicas de Regina Lo Bianco, a quem agradecemos mais uma vez pela generosa parceria.
E então, quem é capaz de reconhecer apenas pelos detalhes da entrada este imóvel tão importante para nossa cidade?
Boa sorte a todos!

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.