Obrigatório

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Para pensar:

"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.”

Johann Goethe

Para refletir:

“Jogue fora as luzes, as definições.

Diga o que você vê na escuridão."

Wallace Stevens

Obrigatório

É evidente, a essa altura, que qualquer coisa que venha a ser dita pelo ex-governador Sérgio Cabral precisa ser recebida com cautela.

Afinal, ele já apresentou muitas versões para os mesmos fatos.

Isso posto, no entanto, parece inevitável dizer que seu mais recente depoimento ao juiz Marcelo Bretas é obrigatório para quem deseja compreender um pouco melhor como o Estado do Rio de Janeiro chegou ao ponto em que se encontra.

Confere lá

O vídeo é grande, sim, mas vale cada segundo.

Quando tiver um tempo sobrando, vá ao Youtube e confira.

Uma boa dica é procurar pelas palavras “Sérgio Cabral” e Bretas.

Mais do que tratar sobre casos específicos - alguns dos quais envolvendo personagens ou empresas com atuação por aqui -, o depoimento explicita rotinas políticas de extorsão mascaradas em cinismo que são facilmente reconhecíveis também em esfera municipal, sem que seja preciso ir muito longe para procurar.

Populismo danoso

A coluna não se esquece, por exemplo, do dia em que determinado vereador da atual legislatura friburguense - que no passado foi assessor do então senador Marcelo Crivella - aprovou, em meio a um teatro de críticas, requerimento de informações direcionado a uma das principais prestadoras de serviço para nossa prefeitura, para nunca mais retornar ao assunto.

Certamente há de ter recebido uma resposta bastante satisfatória, que por alguma razão não dividiu com a população.

Por falar nele...

Crivella, por sinal, é um personagem importante do depoimento de Sérgio Cabral.

O ex-governador acusou o atual prefeito do Rio de Janeiro, por exemplo, de ter negociado seu apoio a Eduardo Paes no 2º turno das eleições para a prefeitura da capital em 2008 ao preço de 1,5 milhão de dólares, levantados junto ao empresário Eike Batista.

Balançando

Somando tal depoimento a tudo o que se passou no Rio de Janeiro nos últimos dias, a continuidade de Crivella na cadeira número 1 do prefeitura carioca parece cada vez mais improvável.

A sensação nos bastidores é de que sua situação é cada vez mais insustentável.

Distrações

Cá entre nós, desafia a lógica que num país regido por tantos esquemas tenhamos na população tanta gente disposta a brigar em nome de uma defesa santificada de políticos que, tantas vezes, traem a confiança popular de forma desavergonhada, e por vezes até mesmo envaidecida da própria “esperteza”.

A conclusão é que deveríamos brigar muito menos, e fiscalizar muito mais.

A todos.

Absurdo

Quando o geógrafo Pedro de Paulo entra em contato com a coluna, já sabe, vem absurdo por aí.

Desta vez o paladino do descarte consciente enviou fotografias em que é possível ver a obstrução, por entulhos, de uma calçada na Rua Júlio Alves de Amorim, a principal do Jardim Califórnia, no distrito de Conselheiro Paulino.

Risco

A imagem foi feita na semana passada, altura do número 17, mas Pedro registra que vinha observando a situação há algum tempo.

E a situação torna-se ainda mais grave quando consideramos que é intenso o fluxo de veículos no local, incluindo ônibus e caminhões.

Ou seja: além de desrespeitoso, é também perigoso.

Voz do povo

A VOZ DA SERRA informou, na semana passada, que as advogadas Célia Campos e Cristiane Cruzal de Moraes estavam reunindo todas as demandas ou sugestões apresentadas durante a primeira das três audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal, a partir de proposição do vereador Zezinho do Caminhão.

Pois bem, o documento elaborado a partir deste esforço agrupou 38 propostas, e já foi encaminhado ao Executivo.

Uma entre 38

Entre estas propostas a coluna destaca a de número 11, que defende a volta da linha de ônibus Centro-Vargem Alta com passagem pelas Braunes, e não por Mury, “para melhor atender aos moradores de Ponte Branca, possibilitando que as crianças que tiveram que mudar de escola possam retornar, que as pessoas que utilizam o posto de saúde não fiquem sem atendimento e que pontos gastronômicos não permaneçam prejudicados”.

Hospital de oncologia (1)

O sonhado - e tantas vezes prometido - Hospital de Oncologia da Região Serrana, na Ponte da Saudade, ganhou importante apoio midiático nesta terça-feira, 9.

A apresentadora Fátima Bernardes recebeu em seu programa na Rede Globo uma pequena comissão de representantes do projeto SOS Hospital do Câncer de Nova Friburgo que pretende chamar a atenção das autoridades para a necessidade urgente de retomada das obras.

Hospital de oncologia (2)

A participação não foi vista no estado do Rio de Janeiro, em função da cobertura jornalística dos estragos causados pela chuva, mas foi transmitida para o restante do país, incluindo uma menção ao jornal A VOZ DA SERRA pelo apoio à causa.

Além disso, camisas do projeto também foram encaminhadas aos apresentadores Luciano Huck, Ana Furtado e Ana Maria Braga, e uma outra já está reservada para ser entregue ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.