Obras públicas usarão asfalto de pneus reciclados

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Para pensar

“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”

Papa Francisco

Para refletir

“Tudo o que não é dado, é perdido.”

Provérbio indiano

Carros antigos (1)

A semana vai chegando ao fim, e não faltam assuntos pesados, deprimentes ou desgastantes a serem abordados.

Em vez disso, no entanto, o Massimo sente que é justo abrir espaço para falar sobre algo muito positivo, que simboliza o tipo de Nova Friburgo que precisamos estimular.

A referência, claro, é ao 17º Encontro de Carros Antigos de Nova Friburgo, que acontece neste fim de semana.

Carros antigos (2)

A VOZ DA SERRA publica matéria específica sobre o encontro nesta edição, mas o Massimo não pode deixar de destacar os resultados que são obtidos quando o esforço é motivado pelas razões certas, e conduzido com competência.

O evento cresce ano a ano, aquece o turismo, movimenta a economia de maneira sadia, e ainda gera um importante legado social ao distribuir grande quantidade de alimentos a instituições beneficentes locais.

Só resta aplaudir de pé, e apreciar as belas joias sobre rodas.

Asfalto ecológico (1)

A semana mais curta causou o acúmulo de algumas informações importantes.

Uma delas diz respeito a projeto de lei do deputado estadual Wanderson Nogueira aprovado por unanimidade na sessão da Alerj do último dia 11.

Em essência, a legislação estabelece que o uso de asfalto produzido com borracha de pneus reciclados seja priorizado em operações de pavimentação de rodovias estaduais, bem como na construção e recuperação de vias públicas.

A matéria, agora, segue para a sanção do governador.

Asfalto ecológico (2)

Sendo sancionada a nova lei, todas as licitações que envolvam utilização de asfalto deverão estabelecer prioridade pelo pneu, assim como a norma técnica de engenharia a ser adotada na composição.

“Essa medida traz mais segurança ao condutor, mais durabilidade para estradas e principalmente economia ao Estado, já que se recebe um valor pelo pneu descartado e ainda é possível utilizá-lo para melhorar as vias. É um projeto de sustentabilidade, que alivia os cofres do Estado e possibilita maior conforto para os usuários”, justificou Wanderson Nogueira.

Por falar nisso...

O Caderno Z deste fim de semana traz uma coluna defendendo a elaboração de leis nas três esferas que regulamentem aberturas e reformas de estradas, no sentido de aplicar soluções voltadas a reduzir o número de atropelamentos de animais.

Ao gabinete do deputado Wanderson e todos os demais parlamentares alcançados pela coluna, fica a sugestão de leitura e do tema.

Mais Educação (1)

Também no dia 11 o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura emprestou seu palco para o lançamento do novo Mais Educação, fruto de parceria entre o governo federal e a Secretaria de Educação de Nova Friburgo.

Criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, o programa é uma estratégia do Ministério da Educação para melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Mais Educação (2)

Em Nova Friburgo, 43 unidades escolares são beneficiadas pelo programa, que oferece acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática além de atividades como leitura, futsal, futebol, atletismo, voleibol, dança, capoeira, judô, música, teatro, artesanato, escultura, pintura, desenho e xadrez.

Ao todo são 250 monitores, e 267 turmas contempladas com atividades.

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Renato Bravo, o secretário de Educação, Igor Pinto, e os vereadores Norival Espíndola e Naim Pedro, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura.

De mal

Algumas entidades friburguenses contrárias às reformas trabalhista e administrativa protocolaram nesta quinta-feira, 18, requerimento na Câmara Municipal voltado - vejam só - a revogar os títulos de cidadania concedidos aos deputados federais Sóstenes Cavalcante (DEM), Rosângela Gomes (PRB), Júlio Lopes (PP) e Sérgio Zveiter (PMDB).

Todos eles, claro, se posicionaram a favor das polêmicas reformas.

Por falar nisso...

A sessão da Câmara desta quinta-feira reservou diversos momentos absolutamente lamentáveis a quem a acompanhou.

O leitor é testemunha do quanto o colunista elogiou a atual legislatura pelo trabalho executado durante a elaboração do novo regimento interno, e também pelo apoio à transparência ao aprovar diversos requerimentos de informação.

Infelizmente, contudo, o plenário atualmente não é sombra do que já foi.

Embaraço

O Massimo é perfeitamente capaz de respeitar opiniões diferentes, mas fica realmente incomodado quando alguém notoriamente não acredita naquilo que está dizendo.

O constrangimento externo é evidente, e coincide com a publicação de grande número de indicações sabidamente nascidas no Legislativo.

Só resta lamentar que seja assim.

Alô, Riograndina!

O ponto positivo fica por conta da realização, na próxima quinta-feira, 25, da segunda sessão itinerante de 2017, desta vez em Riograndina.

É, sem dúvida, uma ótima oportunidade para que a grande população do distrito possa encaminhar suas demandas e necessidades aos vereadores e, indiretamente, à Prefeitura.

Resposta

Aparentemente o amigo Eloir Perdigão pegou todo mundo no contrapé.

Diversas pessoas enviaram respostas ao desafio postado sexta-feira, mas nenhuma delas acertou.

Assim, a coluna deixa o desafio em aberto durante o fim de semana, pra dar mais tempo aos craques de plantão.

Dica?

É um local que a maior parte dos friburguenses conhece, mas ao qual poucos prestam atenção.

Cidade linda

A foto de hoje, portanto, não traz nenhum desafio.

É apenas uma declaração de amor a essa cidade linda, em mais um clique inspirado da amiga Regina Lo Bianco.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.