Novo formato

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Para pensar:

"A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.

George Bernard Shaw

Para refletir:

"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano."

Isaac Newton

Novo formato

A coluna antecipou, e as coisas começam a se confirmar.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo deu mais um passo no sentido de instalar uma emissora de TV integrada à Rede Legislativa da Câmara Federal.

O presidente Alexandre Cruz visitou, na tarde de segunda-feira, 16, as instalações da Rádio e TV Câmara de Bauru, em São Paulo, acompanhado do procurador do Legislativo municipal, Rodrigo Ascoly, e do servidor efetivo, Hugo Lontra.

Modelo

A Câmara de Bauru é pioneira neste tipo de formato, e Alexandre Cruz não esconde o desejo de implantar os novos sistemas de transmissão antes do término de seu mandato, ao fim deste ano.

Na foto, Alexandre e Hugo são recebidos pelo diretor de comunicação do Legislativo bauruense, Marcelo Malacrida.

Comenda

E já que falamos na Câmara de Vereadores, cabem algumas observações importantes que ficaram em segundo plano na semana passada, diante da votação da nova Lei Orgânica.

Na última quinta-feira, 12, Alexandre Cruz confirmou quais serão as personalidades que terão a honra de receber a Comenda Barão de Nova Friburgo no ano do bicentenário: o jornalista Zuenir Ventura, e Maria das Dores Mello Pacheco, a Dorinha da Apae.

A comenda é a mais alta homenagem prestada por nosso município.

Abre parênteses

Antes de seguirmos com a Câmara, uma pausa rápida para uma notícia interessante sobre a Apae.

Na manhã desta terça-feira, 17, a unidade de Conselheiro Paulino inaugurou uma nova passarela que passa a interligar a área de sua estrutura que não contava com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Além dos impactos sobre o conforto e a segurança dos assistidos, a obra também significou o acréscimo de importante área de salas de aula e de atendimento para a instituição.

Fecha parênteses

O contexto da obra é tão interessante quanto sua funcionalidade. Em acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho (Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Friburgo) e a empresa Pedrinco Pedreiras e Indústria de Concreto, a multa prevista foi transformada na compensação social que garantiu a construção da estrutura.

Legal, não é?

Indicação

De volta à Câmara, os leitores habituais sabem bem do espaço que a coluna costuma dedicar a indicações legislativas, sempre manifestando o entendimento de que o Executivo, de modo geral, deveria dar mais atenção às ideias que nascem no Legislativo.

Rodoviária urbana (1)

Pois bem, há poucos dias o plenário aprovou indicação proposta pelo vereador Alcir Fonseca voltada a restabelecer a rodoviária urbana no mesmo espaço de antes na Praça Getúlio Vargas, onde hoje existe a Estação Livre.

Rodoviária urbana (2)

O projeto sugerido prevê funcionamento das 6h às 23h (podendo ser ampliado em datas como o carnaval), instalação de assentos, banheiros, bebedouros, painel eletrônico, sistema sonoro, Central de Atendimento da Concessionária, e Centro de Atendimento da Secretaria Municipal de Serviços Concedidos.

Rodoviária urbana (3)

Assim como no passado, Alcir propõe que o espaço volte a ser restrito a quem pagar pela passagem (ou tiver direito a gratuidade, ou tiver desembarcado dentro dela, ou estiver com o cartão dentro do prazo para fazer a integração com outra linha), e volte a receber os ônibus em estacionamento "espinha de peixe".

Salvo pequenas alterações, portanto, a proposta é para que se volte ao que havia antes.

Custeio

"Para custear as obras necessárias a readequação do espaço, poderá ser feito, em documento e processo próprio, a concessão para exploração de serviços de publicidade através de mídia indoor – telão, em ambos os lados do terminal. Esta concessão deverá ter valores, regras e prazos definidos em lei própria."

Opinião

Alcir certamente dá voz a grande número de usuários quando levanta esta bandeira, e não deixa de recordar que esta foi uma promessa de campanha do atual governo.

Ainda assim, deve dizer muito a nosso respeito que, tão pouco tempo após o empenho de altas cifras na obra que transformou a rodoviária na Estação Livre, estejamos considerando repetir os gastos para voltar ao ponto em que já estávamos.

Que sirva de lição para que, no futuro, qualquer intervenção seja devidamente amparada por laudos técnicos e, tão importante quanto, apoio entre a opinião pública.

É hoje!

Acontece hoje, 18, às 18h na Câmara Municipal, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Nova Friburgo (Sinsenf).

Os novos dirigentes foram eleitos no dia 28 de março, após um hiato de quase duas décadas sem a realização de eleições internas.

Coletou

A coluna de ontem chamou atenção para o problema com a coleta seletiva no bairro Nova Suíça.

Pois bem, coincidência ou não, às 8h de terça-feira, 17, a coleta foi realizada no local.

A coluna sabe cobrar, mas também sabe dar os devidos créditos. E fica muito feliz sempre que tem oportunidade de noticiar que um problema foi resolvido.

Aliás...

A propósito, se houver algo que este espaço possa fazer para estimular a coleta seletiva em Nova Friburgo, o colunista está à disposição para ajudar.

Consulta

Os shows anunciados para as celebrações de nosso bicentenário, bem como o buffet estimado em R$ 109 mil (o valor deve cair durante o pregão) estão dando muito o que falar nas redes sociais.

O assunto é complexo e o colunista gostaria de ouvir os leitores a esse respeito.

Havendo ao menos um posicionamento publicável contra e outro a favor, a coluna terá prazer em publicar.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.