Mudança na prefeitura

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Para pensar:

"Quem não guarda quando tem, não come quando quer."

Provérbio valenciano

Para refletir:

"Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é."

Maquiavel

Mudança na prefeitura

A onda de alterações na Prefeitura de Nova Friburgo continua. Ontem, 10, no final da tarde foi anunciada a saída de Wilton Neves da Secretaria Municipal de Turismo. Ele vai assumir a Subsecretaria de Governo.

Segundo nota emitida pelo governo Renato Bravo, a mudança visa promover uma maior integração entre o primeiro escalão do Palácio Barão de Nova Friburgo.

Com a mudança, Paulo Sprei, que era subsecretário de Turismo, vai assumir interinamente a titularidade da pasta.

Espera angustiante

Dias atrás a coluna abriu espaço para a manifestação de representantes do grande contingente de jovens aprovados no concurso público de 2015 que ainda aguardam angustiados, e sem muitas informações, a convocação para que sejam incorporados aos quadros da Guarda Municipal.

Conforme a coluna registrou, os rapazes estão especialmente apreensivos com relação ao término do prazo estipulado pelo processo seletivo, que pode vir a ser renovado ou não.

Problema geral

Pois bem, poucos dias depois foi a vez de um grupo de professores aprovados entrarem em contato com a coluna manifestando a mesma preocupação.

Parece claro, a essa altura, que o nervosismo é geral, e que seria digno da parte do governo pronunciar-se a respeito da renovação ou não do concurso, e das vagas que tem a intenção de preencher, com os respectivos prazos.

Tem muita gente com a vida empacada à espera deste tipo de informação.

Professores no limbo

Na última quinta-feira, dia 5, representantes dos professores aprovados nas vagas imediatas(!) no concurso 2015 foram até a Defensoria Pública em busca de ação que possa garantir o direito de convocação e posse.

Aspas

"O concurso realizado há mais de dois anos ainda não teve todos os aprovados convocados, fato que resulta em prejuízo para toda a população friburguense, visto que todos sofremos com a falta de profissionais em diversas áreas. Em celebração aos 200 anos, poderíamos receber de 'presente' respeito e investimentos", declararam os professores, em depoimento enviado à coluna.

Relembrando

O colunista esteve presente a todos os debates realizados durante a campanha de 2016, exceto um. E participou ativamente da sabatina com os candidatos promovida por A VOZ DA SERRA que disponibiliza em seu site todas as promessas de campanha.

Por isso, lembra-se muito bem de tudo o que foi dito em relação a respeitar o funcionalismo e dar preferência a concursados e servidores de carreira, em detrimento de nomeações de cunho político.

Pois bem, sejamos francos. Até aqui isso não vem sendo cumprido.

Tem que mudar

O Massimo tem conhecimento preciso a respeito do peso de tais nomeações na folha de pagamento, e sabe muito bem que existe muita gordura que pode e precisa ser cortada.

É bem verdade que já houve progressos nesse sentido, mas há ainda muito o que ser feito.

É inadmissível que tantos servidores tenham o salário-base abaixo do mínimo nacional, e que haja tantos concursados aprovados com suas vidas estagnadas, sem nem ao menos saber se serão convocados ou não.

Marinho

Nesse sentido, a confirmação do músico Mário José Bastos Jorge, o Marinho, à frente da Secretaria de Cultura, só pode ser tratada como um exemplo a ser seguido.

Marinho, afinal, é servidor de carreira e conhece a realidade da pasta há nove anos.

É isso o que se quer: memória administrativa, capacitação técnica e perspectiva de carreira aos servidores municipais.

Absurdo

A cena aconteceu na noite de segunda-feira, 9, às 20h55 na esquina da Rua Monsenhor José Antônio Teixeira com a Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Uma menina atravessava na faixa de pedestres, quando se deu conta de que um motoboy que acelerava pela via simplesmente a ignorou e não fez qualquer menção de reduzir a velocidade.

A menina teve que dar um pulo para trás para desviar da moto, e ficou parada durante alguns segundos, perplexa com o que havia acabado de acontecer.

Vigiar e punir

O colunista estava perto e viu.

É evidente, a essa altura, que várias pessoas - em especial alguns motoristas ou motociclistas profissionais - perderam o respeito pela vida.

Resta ver se também perderam o medo de responder pelos próprios atos, se deixarem de acreditar na impunidade.

A voz de São Pedro

A Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra realizou ontem, 10, ato público em defesa de saúde pública de qualidade em nosso município.

A concentração aconteceu às 16h em frente à prefeitura, e a participação foi aberta a outras entidades engajadas na mesma reivindicação.

Útil & agradável (1)

A VOZ DA SERRA já noticiou, mas a coluna não pode deixar de enfatizar.

Amanhã, 12 e no próximo dia 19, em apoio à Afape, o passeio até o 1º estágio do teleférico ficará liberado das 9h às 17h para quem levar um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, café, macarrão, biscoito, ou uma lata de leite em pó ou achocolatado).

Útil & agradável (2)

Por fim, no dia 26, das 13h às 17h os alimentos arrecadados serão entregues à Afape também no 1º estágio do teleférico.

Restrito a moradores de Nova Friburgo, o momento terá atrações como roda de capoeira, judô, zumba e show de mágica.

E o que é mais importante: aparatos como o boliche e a boneca Eva serão abertos gratuitamente para as crianças da instituição.

Ação conjunta

A ação tem o apoio do teleférico, da Soamar, do Sanatório Naval, do Tiro de Guerra, do Lions Clube, A VOZ DA SERRA, Tv Zoom e InterTV.

O Massimo agradece desde já por todas as doações feitas.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.