Material esterilizado transportado em saco plástico

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Para pensar

“Nunca é tarde demais para ser aquilo que você deveria ser.”

George Eliot

Para refletir

“Escutará a verdade de bêbados e crianças.”

Provérbio dinamarquês

Confirmou

Conforme a coluna havia antecipado em primeira mão, o prefeito Renato Bravo confirmou nesta semana a nomeação de Renato Satyro como novo secretário de Educação.

Renato é professor, e durante o governo Rogério Cabral já havia sido o titular da pasta, depois de ter sido também secretário de Esportes.

A ele e sua equipe, o colunista reforça que o espaço está sempre aberto para qualquer divulgação que possa ajudar a tão importante rede municipal de Educação.

Sobre o tempo

O tempo passa, e vai derrubando leviandades pelo caminho.

Basta prestar a devida atenção para notar.

Algumas semanas atrás, por exemplo, houve quem jurasse de pés juntos que a secretaria de Educação ficaria nas mãos de outro grupo.

Pois é. Como o Massimo sempre diz, existem picaretas em todas as profissões.

Inclusive na comunicação.

Cansativo

É cansativo para todo mundo que a gente fique aqui, dia após dia, apontando situações que não estão corretas.

O Massimo não gosta disso, ninguém gosta.

Mas, infelizmente, não existe outra opção quando algo vai mal.

O colunista fez um juramento, e não negocia a própria isenção.

Resta esperar que os responsáveis resolvam o problema o quanto antes.

O que é previsto

Bom, como A VOZ DA SERRA já detalhou diversas vezes, desde a interdição do Centro de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Raul Sertã pela Vigilância Sanitária, o material para urgências tem que ser esterilizado em outras unidades e transportado ao HMRS de forma padronizada, conforme determinações da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Anivisa nº 15, de 15 de março de 2012, artigos 106 e 107.

Aspas (1)

“Quando o transporte dos produtos para saúde for realizado pela empresa processadora, os veículos de transporte devem ser de uso exclusivo para este fim.”

“Quando o veículo de transporte de produtos para saúde for o mesmo para produtos processados e produtos ainda não processados, a área de carga do veículo deve ser fisicamente dividida em ambientes distintos com acessos independentes e devidamente identificados.”

Aspas (2)

“Qualquer outra forma de transporte dos produtos para saúde processados deve ser submetida à aprovação prévia pelo órgão de vigilância sanitária emissor do licenciamento.”

“O trabalhador responsável pelo transporte deve receber treinamento quanto à higienização das mãos e uso de equipamento de proteção individual.”

O que houve

Pois bem.

Às 22h50 de terça-feira, 13, o HMRS recebeu material vindo do Hospital São Lucas.

Detalhe: transportado em carro particular (o colunista tem a placa e a foto do descarregamento), e em sacos pretos.

A situação foi muito mal recebida entre vários médicos, que já comunicaram a nova ocorrência ao Ministério Público.

Deixando claro

Ninguém está afirmando que tenha havido contaminação do material.

Evidentemente, só um exame específico poderia esclarecer isso.

Mas se determinações existem, então devem ser cumpridas, não?

Convocando (1)

Se algum leitor tentou a sorte no concurso público promovido pela Câmara Municipal de Conceição de Macabu em 2014, é bom ficar atento.

O presidente da Casa, Toninho da Saúde, deu início à convocação dos candidatos aprovados no concurso público realizado em 2014.

Convocando (2)

O concurso realizado em 2014 tinha como previsão a oferta de cinco vagas, distribuídas em cargos de nível fundamental, médio e superior.

Em 2016, o prazo de validade do processo seletivo foi prorrogado por mais dois anos. A convocação dos aprovados acontece por meio do Diário Oficial do Município, conforme previsto em edital.

Respostas (1)

O Massimo tem muito orgulho de seus leitores.

Em resposta ao desafio publicado quarta-feira, por exemplo, choveram respostas certas.

A impressionante escultura de Geraldo Simplício (Nêgo) chama-se Índia Potira, e retrata a linda cena do parto de cócoras.

Cá entre nós, que privilégio termos arte deste quilate aqui tão perto.

Respostas (2)

Começando por Stenio de Oliveira Soares - que havia acertado também o desafio do casarão em Lumiar, após o fechamento da coluna - a lista de vencedores segue com Cláudio Damião, Silvio Poeta, Marcia Leal Matos, Antonio Lopes, Cristielton Viana, o aniversariante Girlan Guilland e o Padre Roberto José Pinto, a quem o Massimo respeitosamente pede uma bênção à distância.

Desafio de todos

O desafio começou apenas como uma brincadeira, mas a participação dos leitores tem sido motivo de muita alegria.

Assim, os amigos que eventualmente tenham fotos em alta definição e suficientemente nítidas para que possam integrar a brincadeira estão convidados a enviar ao e-mail da coluna: massimo@avozdaserra.com.br.

O Massimo só pede um pouco de paciência até que a imagem seja aproveitada, e também que os leitores não deixem de especificar qual a resposta certa, nem tampouco o crédito da foto.

Pergunta

Nova Friburgo é mesmo repleta de tesouros, e felizmente temos grandes fotógrafos para registrá-los.

Sobre este belíssimo enquadramento de Regina Lo Bianco, o colunista pergunta: onde ele foi feito?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.