Marlon

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 08 de junho de 2019

Para pensar:

“Investir em educação para a primeira infância é a melhor estratégia anticrime.”

James Heckman (Prêmio Nobel de Economia)

Para refletir:

“Fazer sofrer é a única maneira de se enganar.”

Albert Camus

Marlon

Neste sábado, 8, Nova Friburgo pode concretizar aquele que muitos consideram ser o maior feito esportivo de sua história.

O jovem Marlon Moraes, nascido e criado no Cordoeira retorna ao octógono da maior organização mundial de MMA, o UFC, para disputar com Henry Cejudo o cinturão da divisão dos galos, no que será a atração principal do UFC 238, em Chicago.

Aspas

“Eu trabalhei duro. Estou bem preparado para esta luta. E eu não quero nenhuma sorte. Desempenho e vitória. Não vou deixar dúvidas de quem é o melhor lutador entre os galos”, disse Moraes.

Conexão

No momento pelo qual trabalhou e aguardou a vida inteira, Marlon terá apoio maciço por parte da torcida friburguense.

Uma grande festa está sendo preparada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir das 20h.

Quem quiser torcer em grupo terá por lá um telão de led, DJ Tony C, food trucks, cerveja artesanal e distribuição de brindes.

Sem coincidência

Ganhe ou perca, o fato é que ninguém tem dúvidas, atualmente, sobre quem é o melhor lutador da categoria em todo o mundo.

E o mais legal disso tudo é observar que além do enorme talento individual existe a estrutura necessária para identificar e lapidar o potencial disponível.

Basta observar a longa lista de lutadores nascidos ou formados aqui, que hoje desfrutam de destaque mundial em suas respectivas categorias.

Exemplo

Não custa lembrar, por exemplo, que Edson Barboza - igualmente friburguense - é o melhor chutador do UFC, e certamente um dos melhores do mundo.

Mesmo para quem não goste de MMA, portanto, vale a reflexão a respeito do exemplo que vem sendo dado por gente como Anderson França, e a forma como é necessário identificar e amparar nossos talentos, nas mais diversas áreas.

A mais alta definição de sucesso de uma cidade ou um país reside justamente aí, em sua capacidade de oferecer terra fértil e proteção aos seus talentos.

Mesma linha

Esforço semelhante, embora ainda em fase embrionária, vem sendo realizado com muita seriedade pelo Friburgo Kart Clube (FKC), em parceria com o surpreendente número de entusiastas técnicos que vêm aderindo ao movimento.

Talento a ser aproveitado não nos falta, conforme vem comprovando o advogado Rômulo Leite, que começou a correr somente em março do ano passado e atualmente já lidera o primeiro campeonato friburguense de Rental Kart promovido pelo FKC, e acaba de conquistar uma brilhante 5ª colocação na Copa América de Kart.

Infância preservada

No Brasil, 12 de junho é sempre lembrado como o Dia dos Namorados.

Mundialmente, no entanto, a data representa o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

E por aqui o Ministério Público do Trabalho (MPT) vai celebrar o tema, através de um evento na sede do Conselho Tutelar de Nova Friburgo.

Detalhes

A agenda prevê palestras sobre a pauta e a entrega de doações de bens para o Conselho.

O procurador do Trabalho e Coordenador Institucional do MPT em Friburgo e região, Jefferson Rodrigues, será um dos palestrantes e também fará a entrega das doações.

A cerimônia acontece na próxima quarta-feira, a partir das 14h, e toda a sociedade está convidada a comparecer.

Justa homenagem

O Colégio Nossa Senhora das Dores vai promover a VII edição de seu já tradicional Festival Intercolegial de Teatro, que em 2019 homenageia o saudoso Paulo Carvalho, jornalista e ator de teatro, apresentador de telejornais e radialista.

“Uma vida dedicada à cultura e à arte, Paulo Carvalho é reconhecido e admirado por todos que o conheceram.”

Formação humana

A organização do evento explica que “o VII FIT tem por objetivo principal promover a arte cênica como possibilidade de desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e do espírito crítico dos jovens, contribuindo para a formação cidadã das novas gerações. Pretende, ainda, divulgar e fomentar a cultura e possibilitar o intercâmbio entre estudantes, escolas e grupos independentes, permitindo-lhes a manifestação de ideias, sentimentos e projetos por meio de suas produções artísticas”.

Inscrições abertas

O festival está aberto à participação de alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

As inscrições já estão abertas, podendo ser feitas via correios ou no próprio Colégio Nossa Senhora das Dores.

A ficha de inscrição deve ser acompanhada por três sinopses; três fotos 10x15 com cenas do espetáculo ou ensaio geral, com definição 300dpi, para divulgação em cartazes e programas; mapa de luz; autorização assinada pelo pai ou responsável por atores menores de 18 anos. Cartazes e programas, se houver, podem ser acrescentados.

Procedimentos

Serão selecionados 12 espetáculos, com duração máxima de uma hora e 15 minutos, a serem encenados nos dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro, no Teatro Sania Cosmelli, da própria escola.

Receberão o Troféu Paulo Carvalho, criado pelo artista plástico Felga de Moraes, os três melhores espetáculos, a melhor direção, o melhor ator, a melhor atriz, o melhor ator coadjuvante, a melhor atriz coadjuvante, o melhor cenário, o melhor figurino, a melhor iluminação, maquiagem e sonoplastia.

Memória viva (1)

O tradicional Colégio Anchieta realizará diversas atividades neste domingo, 9, e na segunda-feira, 10 deste mês em homenagem a São José de Anchieta.

Neste domingo, uma missa solene será presidida pelo diretor geral do colégio jesuíta, padre Toninho Monnerat, a partir das 10h30.

Já na segunda-feira, 10, a partir das 18h30 as comemorações passam pela acolhida, no salão de entrada principal do Colégio Anchieta.

Memória viva (2)

Em seguida haverá visitação às relíquias do santo, com apresentação da cantora lírica Lúcia Fonseca e da pianista Míriam Schenguert.

Os presentes também poderão ouvir o padre Toninho na capela do colégio, além de curtirem uma apresentação do espetáculo Cena em Sombras, do Taca, grupo de teatro amador do Anchieta.

Memória viva (3)

A programação será encerrada com a exposição “Aquarelas” da artista plástica Ângela Kramer, e com a camerata do colégio, sob a regência do professor e maestro Heitor Barcelos.

O evento é aberto aos pais de alunos e à comunidade.

Resultado

O livro “Terapia de um Sequestro, de Manoel Carlos de Carvalho, foi sorteado para o leitor Gilberto Santos, que pode retirá-lo na sede do jornal em horário comercial.

Parabéns ao vencedor, e obrigado a todos que concorreram.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.